segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Brasilia, a morada do Presidente

Brasília, a capital do Brasil no coração do país, teve início no século 18 quando já se sonhava mudar a capital para o interior do país. Mas foi com a eleição do Presidente Juscelino Kubitschek, que teve início a efetiva construção da cidade, inaugurada ainda incompleta em 21 de abril de 1960, seguindo um plano urbanístico de Lúcio Costa e arquitetura de Oscar Niemeyer.


Memorial Juscelino Kubsticheck

Concebida para ser um exemplo de ordem e eficiência urbana, como uma proposta de vida moderna e otimista incluindo um modelo de convivência harmoniosa e integrada entre todas as classes, Brasília sofreu na prática importantes distorções e adaptações em sua proposta idealista. Permitindo um crescimento desordenado, segregou as classes baixas para a periferia e consagrou o Plano Piloto para o uso e habitação das elites.

Assim surgiram as trinta chamadas regiões administrativas que são localidades satélites de Brasilia: Gama, Taguatinga, Brazlândia, Sobradinho I e II, Planaltina, Paranoá, Núcleo Bandeirante, Ceilândia, Guará, Cruzeiro, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Recanto das Emas, Lago Sul, Lago Norte, Riacho Fundo I e II, Candangolândia, Águas Claras, Sudoeste/Octogonal, Varjão, Park Way, Setor de Indústria e Abastecimento, Jardim Botânico, Itapoã e Vicente Pires.



Niemeyer buscou a criação de formas claras, leves, simples, livres, nobres e belas, sem considerar apenas seu aspecto funcional. Aproveitando o Lago Paranoá, Brasilia tem o formato de um avião pousando no planalto central. A Asa Sul é uma área tombada pela UNESCO, sendo um bairro nobre de Brasília. É um dos dois bairros, junto com a Asa Norte, que compõe o Plano Piloto de Brasília, onde estão os melhores shoppings centers, boates e hotéis de luxo.
Brasilia é uma das cidades que sediará a Copa do Mundo de 2014.


O Congresso Nacional está no meio do Eixo Monumental, a principal avenida da capital brasileira, com um grande gramado onde acontecem passeatas, protestos e outras manifestações públicas. Na parte posterior, está a praça dos Três Poderes, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal. A semiesfera à esquerda é o assento do Senado, e o hemisfério à direita é o assento da câmara dos deputados, com duas torres.



O Palácio do Planalto é na verdade o Palácio dos Despachos, onde está o Gabinete Presidencial do Brasil. O prédio também abriga a Casa Civil, a Secretaria-Geral e o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. É a sede do Poder Executivo do Governo Federal brasileiro, e faz parte da Praça dos Três Poderes.

No Palácio Itamaraty funciona o Ministério de Relações Exteriores.



Prédio do Supremo Tribunal Federal







O Palácio da Alvorada é a residência oficial do Presidente da República e sua família. Situado às margens do Lago Paranoá, foi o primeiro edifício inaugurado na Capital Federal. O Palácio tem três pavimentos. No subsolo, com ventilação natural e insolação, estão os ambientes de serviços, cozinha e almoxarifado, e os cômodos e dormitórios dos funcionários. No andar térreo funcionam os setores sociais e os salões utilizados para eventos e solenidades. No andar superior está o setor residencial do palácio, onde estão os ambientes privados usados pela família do presidente.



A Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida, mais conhecida como Catedral de Brasília, tem uma arquitetura em colunas de concreto com cobertura de vitrais em tons de azul, verde, branco e marrom inseridas entre os pilares de concreto. Á frente as esculturas dos evangelistas; no interior anjos são suspensos por cabos de aço parecendo voar sobre os fiéis.



O Santuário Dom Bosco é uma obra de luz com suas paredes formadas por colunas altas, e seus vitrais com 12 tonalidades de azul pontilhado de branco dá sensação de estar sob um ceú estrelado. Mesmo quando o sol se põe e não pode mais azular o interior do Santuário, a iluminação continua sendo o maior atrativo. No meio do teto paira um imenso lustre com quase 7500 pequenas peças de vidro Murano. Isso destaca o altar de mármore rosa e o crucifixo de 8 metros esculpido em um único tronco de cedro.

Por todo o Santuário Dom Bosco existem obras de arte, como os relevos em cobre nas 12 portas do templo. Entalhados em mármore, eles contam o sonho de São João Belchior Bosco. Em 30 de agosto de 1883, o italiano Dom Bosco sonhou com uma viagem pela América do Sul. Exatamente entre os paralelos 15° e 20° - latitude sul, ele viu uma enseada bastante extensa que partia do ponto onde se formava um lago. Ouviu, então, uma voz: "Quando se escavarem essas minas escondidas em meio a esses montes, aparecerá aqui a terra prometida. Nesse lugar se construiu Brasília.
..



Nenhum comentário:

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores