Inspirado no Caminho de Compostela na Espanha, o Caminho do Sol é uma rota de 240 km que tem por objetivo valorizar a introspecção e o despojamento material. O trajeto começa no centro histórico de Santana de Parnaíba e passa por 12 cidades do interior paulista.
Feita por caminhadas ou por bike, em meio a belas paisagens, o caminho é considerado uma vivência transformadora. Cada peregrino tem suas razões para remover diferentes pedras do caminho, porém o ato de peregrinar é um convite à reflexão.
Seja pela solidão nas estradas, pelas dores no corpo ou pela influência dos companheiros pelos caminhos e distância de casa, qualquer um dos muitos momentos elevam o pensamento e a alma no trajeto.
A caminhada pelo trajeto pode ser feita pelo próprio caminhante, porém quando se participa junto com organizadores, tem-se um cronograma e apoio em qualquer dificuldade, inclusive ter ajuda diante de imprevistos da natureza, como a chuva e a estiagem.
Todo o percurso é preparado para dar ao caminhante toda a infraestrutura necessária. O café da manhã, as refeições e hospedagens são de responsabilidade dos organizadores, que preparam para o trajeto do peregrino alguns pontos de apoio, onde os caminhantes param para carimbar o passaporte.
Idealizado por Jose Palma, que concebeu o Caminho do Sol, a expectativa é de um percurso diário aproximado de 24 km. As saídas acontecem às 07 horas, depois do café da manhã, e seguem um cronograma, sempre finalizando onde haja pernoite, banho, jantar, etc.
As opções de hospedagens são poucas, por isso além das pousadas os caminhantes se hospedam em fazendas, albergues e casas de família. Cada jornada termina às 21 horas, garantindo assim um repouso de pelo menos 8 horas.
Durante 11 dias, depois dos caminhantes percorrerem estradas, trilhas e caminhos rurais entre fazendas. O trajeto finaliza em Águas de São Pedro, uma estância de águas termais onde está a imagem de São Tiago, onde são recebidos por José Palma, o idealizador do projeto, e voluntários da cidade.
A cerimônia oficial de entrega do Aras Solis, documento de conclusão do percurso do Caminho do Sol, é feita em um local bem significativo: o altar de Santiago, localizado em um Horto Florestal. Para cnhecer o cronograma de saídas, consulte o site www.caminhodosol.org.br
São Tiago Maior foi um dos apóstolos de Jesus, que percorreu a Espanha pregando o evangelho, por isso é considerado padroeiro da Espanha. É também venerado como padroeiro da Guatemala, Chile, Nicarágua e dos cavaleiros, dos peregrinos, dos caminhantes, dos farmacêuticos, dos veterinários e dos químicos.
Condenado à morte durante a perseguição aos cristãos, seus restos mortais teriam sido trasladados para a Espanha e sepultados no local onde hoje se encontra a famosa Catedral de Santiago de Compostela, que foi erguida em sua homenagem.
Quando a cidade de Iria foi invadida, uma grande estrela surgiu no céu iluminando a cidade. Por isso a cidade passou a ser chamada de Santiago de Compostela, ou seja, "São Tiago do Campo das Estrelas"...