Cidade pequena, praiana, tranquila e com vida noturna agitada, assim é a Península de Búzios, um verdadeiro paraíso cheio de charme e glamour na chamada Região dos lagos do Rio de Janeiro.
Com uma sofisticada rede de hotéis e restaurantes, Búzios atrai turistas internacionais famosos. Foi o encanto dessa cidade do interior que atraiu a atriz Brigitte Bardot, a famosa musa francesa dos anos 60 que deu origem ao nome da Orla Bardot.
A Orla Bardot, entre o mar e a rua das casas coloniais, tem várias esculturas. Entre elas está a escultura de Brigitte Bardot, que foi a primeira turista famosa de Búzios ajudando a divulgar a beleza de suas praias pelo mundo.
Monumento wm homenagem aos pescadores |
Há também um monumento na Praia da Armação, que homenageia os pescadores. Tendo sido apenas uma antiga aldeia de pescadores, Búzios transformou-se em um paraíso de celebridades e artistas famosos que tem suas casas de veraneio na Praia da Ferradura e em outras praias.
As origens pesqueiras ainda estão presentes nos barcos que flutuam mansamente nas inúmeras praias que cercam a península e constrastam com os enormes e elegantes transatlânticos e escunas que transitam pelos mares de Búzios no verão.
Um jeito fácil de conhecer algumas praias são os passeios de barco que tem vários percursos. O antigo pier é ponto de partida dos tradicionais passeios de escunas, das saídas das operadoras de mergulho, aluguel das típicas traineras dos pescadores e para desembarque dos seus passageiros dos navios que ancoram próximo ao local.
O nome da cidade teve origem dos portugueses que chegaram naquele local no século 19 e ensinaram aos pescadores novas técnicas de pescam que consistia numa estrutura armada para pegar peixes; surgia assim Armação de Búzios.
Havia também a pesca de baleias para extração do óleo que era usado para a iluminação. Os ossos das baleias eram enterrados numa praia que posteriormente foi chamada de Praia dos Ossos.
A tradicional Praia dos Ossos tem casarios antigos com azulejos nas fachadas com as datas de sua construção e no alto de uma colina está a Igreja de Sant'Ana de onde se tem uma vista deslumbrante das praias ao seu redor. Mas também há praias pouco tradicionais, como a Praia Olho de Boi reservada ao nudismo.
No total são 23 praias de puro encanto, cada uma com um um estilo diferente. Algumas são calmas e quase desertas, outras são mais agitadas e mais populares entre os jovens surfistas, como a Praia de Geribá e a Praia Brava.
Algumas praias são acessíveis por trilhas, como as praias Azedinha e Azeda que é uma das praias mais bonitas de Búzios. Outras são acessíveis por estrada e tem restaurantes à beira mar, como a Praia João Fernandes.
Um espetáculo raro da natureza acontece na Ponta das Poças. Diques de origem vulcânica e entalhes nas pedras formam poças e um caminho natural para as águas que formam uma extraordinária cachoeira de água salgada em diferentes níveis. Isso acontece quando a maré está alta e o mar agitado. Apesar do acesso difícil, há trilhas a partir da Praia da Ferradurinha.
A badalada Rua das Pedras é o retrato do glamour que reúne lojas de grife, restaurantes sofisticados, galerias de arte, bares e pousadas, em meio a muitos idiomas e culturas. O movimento é maior durante a noite e as lojas funcionam até a madrugada.
O espírito da Rua das Pedras se estende rumo à Orla Bardot, sempre colorida pelos barquinhos de pesca que enfeitam a caminhada ao longo do calçadão, salpicado de decks de madeira, bancos e jardins. Sendo um local fashion, as baladas em Búzios só terminam de manhã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário