Na Região dos Lagos, Cabo Frio é uma das cidades mais antigas e mais conhecidas do Rio de Janeiro.
No começo dos anos de 1500 os portugueses chegaram nessas terras e, ainda que estivessem num clima tropical, foram surpreendidos pelo fenômeno da ressurgência. Ao sentirem a baixíssima temperatura das águas, deram-lhe o nome de Cabo Frio.
A Praia do Forte é a principal de Cabo Frio. Também conhecida como Praia da Barra, é considerada por velejadores como a maior raia do mundo.
Com mais de 7 km de extensão é o point de jovens e turistas sendo marcada pelo imponente Forte de São Mateus.
Construído em 1616, o forte voltado para o mar aberto era um ponto de defesa contra piratas e invasores franceses, ingleses e holandeses, que vinham em busca do pau-brasil que era abundante na região. Do forte tem-se uma vista de toda a extensão da Praia do Forte até Arraial do Cabo.
Pela força de suas ondas, a Praia das Dunas é a preferida para quem gosta de surfar. Cercada por enormes dunas de areia branca e muito fina, é uma das praias mais perigosas devido à correnteza que forma redemoinhos.
Outra também perigosa é a Praia do Foguete, muito conhecida por suas águas frias, profundas e forte correnteza, por isso é uma praia pouco frequentada. Quase deserta, a Praia Brava é cercada por altas escarpas, sendo um local para quem aprecia o naturalismo.
Também considerada boa para o surfe é a Praia do Peró que está separada da Praia das Conchas por um pequeno canal.
A Concha tem esse nome devido ao seu formato. Nessa praia se reúne o pessoal que gosta da pesca de arremesso.
Devido aos fortes ventos, as condições do mar em Cabo Frio podem mudar inesperadamente tornando o mar agitado e produzindo fortes ondas.
A Praia de São Bento está próxima do centro sendo banhada pelo canal. Dessa praia se avista a Ponte Feliciano Sodré, a Nova Ponte e o Bairro da Gamboa, que é famoso por sua Rua dos Biquínis.
Esse é o lugar onde muita gente vai comprar trajes de banho, roupas de ginástica, chapéus, óculos de sol e uma inifinidade de acessórios de praia. É um verdadeiro shopping a céu aberto com imensos toldos em forma de lírios e jardins.
Por ser a região dos lagos um ponto de referência nos campeonatos de Surfe, em Cabo Frio foi criado o Museu do Surfe que é considerado o maior da América Latina.
No acervo estão mais de 400 pranchas, nacionais, importadas, algumas muito antigas, além de roupas, troféus, skates, fotos, vídeos e documentos.
Situadas às margens da Lagoa de Araruama, nas praias do Siqueira e das Palmeiras se concentra a pesca de camarão como também na Ilha dos Anjos, onde se pesca o melhor camarão da região.
Há muitas ilhas em Cabo Frio tal como a Ilha dos Pargos que tem muitas anchovas, a Ilha Dois Irmãos, Ilha dos Papagaios, Ilha do Japonês e Ilha Comprida que é apropriada para mergulho e pesca submarina.
Escunas, traineiras e lanchas partem do Canal para passeios pela Lagoa de Araruama, Ilha do Japonês e Praia Brava. Pela manhã sai o pessoal que gosta de mergulhar. No final do dia os passeios são perfeitos para apreciar o por do sol.
No alto do Morro da Guia está a Capela de Nossa Senhora da Guia. Construída em 1740 pelos padres franciscanos, a capela é cercada de lendas e mistérios.
Conta-se que antes havia uma capela no pé do morro onde ficava a imagem da santa. No entanto, a cada manhã a imagem da santa aparecia sempre no alto do morro. Tendo esse fato se repetido várias vezes, os padres resolveram construir outra capela no alto do morro.
Da capela tem-se uma bela vista panorâmica, o problema é que todo o percurso da subida deve ser feito a pé pois só são permitidos veículos que transportam pessoas idosas ou portadores de necessidades especiais.
Ao lado da Igreja Matriz de Nossa Senhora de Assunção está a Igreja de Nossa Senhora da Conceição que tem uma santinha encontrada por um pescador num lugar chamado taboleiro. A pequena imagem feita de nogueira tem apenas um palmo de altura.
Ao lado da Igreja Matriz de Nossa Senhora de Assunção está a Igreja de Nossa Senhora da Conceição que tem uma santinha encontrada por um pescador num lugar chamado taboleiro. A pequena imagem feita de nogueira tem apenas um palmo de altura.
A Igreja de São Benedito construída em 1701 faz parte do patrimônio histórico do Bairro da Passagem. Foi construída especialmente para ser usada pelos escravos pois na época eles eram proibidos de entrar nas outras igrejas. Uma réplica de um barco de pesca foi colocada no altar representando a humildade e a fé dos pescadores.
O Bairro da Passagem era um local de travessia para o Canal do Itajuru. Com ruas estreitas e de calçamento antigo, na época da fundação da cidade surgiram as primeiras construções que hoje integram a parte histórica da cidade.
No Morro da Guia está um importante sítio arqueológico com um santuário da mitologia tupinambá feito de pedras. Conta-se que sobre essas pedras os índios ouviam as histórias dos feiticeiros, que ensinavam a arte de viver e amar a vida...
Um comentário:
*Lúcia, eu gostaria de ser uma
índia por alguns dias, voltar ao
passado e ouvir atentamente
algumas das histórias dos
Feiticeiros !!!
(kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk).
*Lúcia, um passeio em Cabo
Frio foi o que ganhamos na
formatura do Ensino Fundamental
em 1976 ! (*Eu fui a ÙNICA da
turma a NÃO se formar por causa
de apenas MEIO PONTO em Matemática
!!! Mesmo assim, papai deixou e
eu fui no passeio ! Carrego até
hoje essa TRISTEZA dessa
REPROVAÇÃO !!! Papai chorou quando
eu disse-lhe que eu não tinha
obtido a nota necessária na prova
final de Maemática e que por isso,
tinha sido reprovada ! Acredito
que jamais esquecerei-me desse
momento TÃO DOLOROSO !!!).
Todavia,falando de "momentos
bons", falando de Cabo Frio ...
recordo-me BEM do GATO que se
chamava Cardoso, era do signo de
Gêmeos e me paquerou a viagem
toda ! Rapaz bonito ! Loiro muito
charmoso !!! :))
Postar um comentário