segunda-feira, 16 de julho de 2018

Raid Alenquer/Curuá – A maior aventura sobre rodas da Amazônia






Considerado um dos maiores eventos radicais do oeste do Pará e um dos maiores do norte do Brasil, há 18 anos acontece em Alenquer o Raid Alenquer/Curuá, atraindo milhares de trilheiros e desbravadores sobre rodas. 

O trajeto de 60 km tem início em Alenquer, sendo percorrido nos campos que se formam durante o verão amazônico, quando o nível das águas do Rio Amazonas está mais baixo e as chuvas ainda não começaram. 






Uma das marcas do evento são os atoleiros ao longo do percurso, que tornam a trilha ainda mais emocionante. Aliás, a satisfação de trilheiro é encontrar lama pela frente. 

Deixar para trás um veículo atolado é proibido e nessas horas a união sempre faz a diferença. Em trechos onde o tráfego é mais complicado, os participantes se unem para ajudar outros a prosseguir no  caminho.






Segundo os organizadores, estiveram presentes na edição passada 7.000 motos e 1.000 veículos, que deram um show nas trilhas. O objetivo é chegar na cidade de Curuá, onde os competidores são recebidos por um grande público. 

Na oportunidade diversas atrações musicais animam os presentes. As emoções e adrenalina sempre voltam com força total a cada edição do evento, que é ansiosamente esperado.





Geralmente essa aventura radical acontece no mês de novembro, quando várias caravanas chegam de diversos lugares. Alenquer a 100 km de Santarém, havendo opções de barcos e vôos diários que saem de Belém e Manaus. De Santarém à Alenquer existem barcos diários, cuja viagem pode demorar 06h00 de barco ou 02h30 em lancha rápida. 








Nenhum comentário:

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores