Edifício Niemeyer
Na Praça da Liberdade há vários prédios, destacando entre eles o Edifício Niemeyer. Foi construído numa época de modernização da cidade. Embora tenha apenas oito andares, o recurso arquitetônico dá a impressão de quinze andares.
Espaços Culturais da Praça da Liberdade
Atualmente os prédios da Praça da Liberdade funcionam como espaços culturais, sendo o maior conjunto integrado de cultura do Brasil reunindo galerias de arte.
Há espaços para oficinas, cursos e ateliês, acervos históricos, artísticos e temáticos, centros culturais interativos, museus, teatro, espaço multiuso, bibliotecas, cafeterias, restaurantes e lojas.
Fazem parte do conjunto o Palácio da Liberdade, a Casa Fiat de Cultura, o Centro Cultural Banco do Brasil, o Centro de Formação Artística – Cefar voltado para cursos de música, teatro e dança.
Na praça também encontram-se a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, o Museu das Minas e do Metal e o Memorial Minas Gerais Vale.
Além de oferecer uma programação especialmente preparada para o público, cada espaço cultural oferece entrada gratuita.
Espaço do Conhecimento
Muito interessante é o Espaço do Conhecimento, que tem um planetário de última geração, único no estado a utilizar uma das mais avançadas tecnologias do mundo em projeção.
Contém um sistema digital que permite ver o espaço em 360º como se estivesse numa nave espacial. Há também filmes sobre astronomia e sessões com projeções astronômicas comentadas.
Instalado no quinto andar do chamado "Cubo de Vidro" da Praça da Liberdade, as cadeiras reclináveis e sala climatizada proporcionam conforto a quem participa dessa interessante experiência.
No terraço astronômico há um telescópio gigante. As sessões de observação são apresentadas e comentadas pela equipe de Astronomia do Espaço do Conhecimento. Ocasionalmente o terraço é utilizado para observação de eventos especiais, como por exemplo, os eclipses.
Há diversas exposições em seus andares. À noite a fachada do prédio, que é revestida de vítreo especial, se torna uma grande tela de projeção de imagens.
Pedestres e motoristas se encantam com os painéis digitais. Aos sábados há sempre uma conferência com um especialista que interage com o público num clima descontraído.
Próximo à praça está a Casa da Economia Criativa - Sebrae voltada para o empreendorismo. Também nessas imediações encontra-se o Centro de Arte Popular Cemig e o Museu Mineiro com acervo de arte.
Do conjunto histórico também faz parte o Grupo escolar Afonso Pena, que foi uma das escolas pioneiras de Belo Horizonte.
Foi criado em 1907 tendo sido uma referência na educação dos filhos das ilustres famílias de BH. Nessa escola estudou o escritor Guimarães Rosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário