quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

12 de dezembro 2024: Belo Horizonte faz 127 anos...

 



Hoje,  a capital mineira comemora 127 anos. Inaugurada em 12 de dezembro de 1897, a capital mineira cercada pelas montanhas de Minas Gerais guarda histórias e curiosidades. 




Das altas montanhas surge o sol pela manhã com grande esplendor. Assim é Belo Horizonte. Protegida dos ventos frios do sul e dos ventos quentes do norte, sua paisagem é tomada por muitas áreas verdes o que confere o título de "Cidade Jardim". 



Igreja da Boa Viagem

Desde 1701 os bandeirantes tinham se embrenhado nas matas de Minas Gerais à procura de ouro e pedras preciosas, até que chegaram no alto de uma serra e perceberam o clima agradável do lugar. 

Ali fizeram uma plantação e uma criação de gado, que deu nome à Serra do Curral. Ao final da monarquia do Brasil e com o esgotamento das jazidas de ouro em Ouro Preto, o povoado chamou atenção do governo. Nascia assim a ideia de construir uma nova capital de Minas Gerais.



Praça da Liberdade

Na época da construção da cidade, o local para instalar a Praça da Liberdade foi escolhido por ser uma colina de onde se poderia ver tudo do alto e com muita nitidez. Hoje o corredor principal é direcionado ao palácio sendo margeado por palmeiras imperiais.

Os jardins da praça, com seu paisagismo  peculiar e fontes inspiradas nas grandes fontes do Palácio de Versailles, na época da fundação os jardins do palácio tomavam conta da praça, até serem delimitados pelas grades que hoje cercam o palácio. 




A elegância do Palácio da Liberdade está presente em seus três andares, onde várias salas possuem requintadas decorações com influência do estilo francês. A escadaria principal em elegante estilo art nouveau foi fundida na Alemanha e o tapete de veludo de vermelho foi uma inspiração dos grandes palácios europeus.




Os exuberantes lustres são de cristais importados da Boêmia e os afrescos foram feitos por artistas brasileiros e italianos. Grandes mestres vieram na Itália especialmente para essa obra.



 Praça Sete de Setembro

Carinhosamente chamado de Pirulito da Praça Sete,  já foi cenário de momentos históricos.  Considerado como um marco da Independência do Brasil em 1922, foi mudado de lugar, mas após muitas discussões acabou retornando ao seu local original. 



Mercado Central 

Ponto emblemático da capital mineira, o Mercado Central de BH rem sua história. Antes de se tornar mercado ali existia o estádio de futebol do América FC, inaugurado em 6 de maio de 1923. Foi lá que a história do clube mineiro começou a ser escrita.

Adorado por turistas e pela juventude de BH, o conhecido “Mercado Novo” não tem nada de novo. Foi construído em 1963 como uma alternativa ao tradicional Mercado Central. 



Primeira escada rolante

Duas escadas rolantes disputam o título de primeira da capital mineira. A do Edifício Maletta foi fundada no final da década de 1950, mas as más línguas dizem que ela nunca funcionou. A outra é a da Galeria Ouvidor, que nasceu entre 1950 e 1955.



Primeiro atropelamento em BH

Em 1911 um estudante se tornou a primeira pessoa a ser atropelada na capital mineira. O responsável pelo acidente foi o professor da faculdade de Medicina da UFMG, Antônio Aleixo. A vítima sobreviveu e foi indenizada de maneira inusitada: o estudante recebeu um terno novo...



Nenhum comentário:

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores