quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Lavras Novas, a cidade das artes

Lavras Novas é um paraíso incrustado no meio das montanhas de Minas Gerais, perto da histórica Ouro Preto, que ainda mantém suas ruas e becos tranquilos, uma população acolhedora e o que é mais atraente: reserva uma história e um visual a cada lugar. Sua maravilhosa paisagem compõe o cenário do pequeno vilarejo que atrai turistas principalmente nas épocas de julho.

Há quase trezentos anos, aventureiros e exploradores movidos pelo sonho de riqueza fácil chegaram neste povoado do interior de Minas Gerais. O ouro, que era farto, atraiu muita gente a esta região. A história do lugar ainda causa polêmica: alguns dizem que Lavras Novas era um quilombo; outros garantem que o vilarejo servia de esconderijo para escravos fugidos.



Conservando grande parte das características originais, o povoado não mudou com o tempo: as casinhas coloridas em estilo colonial formam um bonito cenário ao redor da igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, que fica no meio do povoado, erguida em 1762. Uma construção simples com detalhes em pedra sabão em sua fachada. Todos os anos, em 16 de agosto, acontece a festa do Divino e de Nossa Senhora dos Prazeres, e as danças folclóricas, comidas típicas e os rituais enchem o lugar de cores e sons.



Apesar do movimento de turistas, os moradores não alteram o jeito simples e calmo da vida de interior. Inúmeras pousadas, aconchegantes e confortáveis, hospedam os visitantes. Algumas oferecem maior sofisticação; outras são simples, com um estilo rústico que agrada àqueles que buscam um ambiente para descansar.






O vilarejo é cercado por quedas d’água e o aspecto montanhoso atrai praticantes de rappel, trekking, ciclismo e trail. Os caminhos, riachos e paredões são encarados com muito bom humor e animação pelos esportistas.



Lavras Novas é um canto onde se pode descansar, ouvindo o canto de pássaros e das cachoeiras; ou curtir uma noite animada com os amigos. Seus bares são aconchegantes e oferecem muitas opções para enfrentar as noites frias regadas com muita neblina; e as lojinhas de artesanato encantam pela criatividade de seus artesãos locais.







Nenhum comentário:

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores