Yes, Nova Iorque está no Brasil. Situada no Maranhão, o nome da cidade que antes era New York foi adaptado ao nosso idioma por iniciativa do prefeito. Cidade simples e tranquila, a Praia do Caju é sua maior atração que reúne muitas pessoas que buscam tranquilidade e descanso à sombra das árvores que margeam o lago.
Com casas simples e pracinhas, a cidade foi reconstruída quando a antiga cidade foi inundada pelo imenso lago formado pela construção da barragem da Usina Hidrelétrica Boa Esperança no Rio Parnaiba em 1970. É um dos maiores lagos artificiais do Maranhão e Nova Iorque é a única cidade do Maranhão às margens do lago.
Segundo contam os antigos moradores, os indícios das origens da cidade deve-se ao engenheiro Edward Burnet que teria vindo dos Estados Unidos e se instalado naquela região em 1871 na época do Império.
Sua incumbência era desobstruir o rio retirando as pedras que colocava em risco as embarcações. Ao fim da missão, o americano teria se acostumado ao lugar e resolver morar por ali fundando uma pequena vila com um comércio.
Na época, o vilarejo ficava na rota que levava ao sertão e as embarcações ancoravam no porto da cidade. O americano teria colaborado no planejamento da cidade e em 1896 sugeriu que fosse chamada New York em homenagem à sua cidade natal nos Estados Unidos.
Em 1929 a cidade sofreu uma grande enchente e as águas destruíram a cidade. Em vista disso, eles reconstruíram a cidade em um ponto mais alto. Pouco tempo depois foi anunciado que a cidade seria inundada pela construção da barragem.
Em 1929 a cidade sofreu uma grande enchente e as águas destruíram a cidade. Em vista disso, eles reconstruíram a cidade em um ponto mais alto. Pouco tempo depois foi anunciado que a cidade seria inundada pela construção da barragem.
Foi oferecida aos habitantes a construção de uma nova cidade em outro local, o problema é que as casas foram construídas totalmente iguais, o que na época causou dificuldade de adaptação.
Hoje quem chega em Nova Iorque tem a sensação de ter chegado em um lugar que parou no tempo, exceto quando há festas na cidade, como a Festa de Santo Antonio - padroeiro da cidade e a Festa do Cajú que reúne muitas pessoas de outras cidades.
Em Nova Iorque não há necessidade de calendário e relógio. Não há pressa e nem a loucura do trânsito. Além do turismo na praia, ou se vive cuidando da roça ou se vive da pesca do rio , tranquilamente...
Nenhum comentário:
Postar um comentário