segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Serra do Cipó, local místico de discos voadores





Video Serra do Cipó - Conceição do Mato Dentro
Cachoeira Tabuleiro - Cachoeiras da Serra

A Serra do Cipó está a 90 quilômetros de Belo Horizonte, na região sul da Cordilheira do Espinhaço. Com altitudes que variam de 800 a 1.700 metros, foi uma região ocupada pelo oceano, há cerca de 1,7 bilhão de anos, que se vê nas suas características geológicas, que tem predominância do quartzito, formado pela consolidação das areias depositadas no fundo do antigo mar.

Após o descobrimento do Brasil, constituiu-se no caminho natural dos bandeirantes em busca de ouro e pedras preciosas, que se embrenhavam pelo território mineiro e chegaram à vila do Serro Frio e ao arraial do Tejuco, atuais cidades do Serro e Diamantina. Ainda existem vestígios de uma estrada de pedra dessa época, construída pelos escravos, partindo do sopé da serra e chegando a um lugar chamado Mãe d’Água, por cima da cachoeira Véu da Noiva.



Sua importância histórica está nos sítios arqueológicos com vestígios de comunidades primitivas, nas grutas e cavernas, através de desenhos e pinturas rupestres, com idade estimada entre 2 mil e 8 mil anos. A região tem inúmeros cursos de água, tendo um dos afluentes do rio das Velhas, o rio Cipó que nasce a partir do encontro dos ribeirões Mascate e Gavião.

Para muitas pessoas a Serra do Cipó é um local místico, uma terra de cristais e discos voadores, mas o que mais atrai seus visitantes é a beleza e pureza das águas, com suas inúmeras cachoeiras e piscinas naturais. Típicos também da região são os cânions, gargantas sinuosas e profundas que abrigam cachoeiras e poções em seu interior. Inúmeros riachos e nascentes surpreende quem visita a serra, com sua elevada diversidade biológica.

Conceição do Mato Dentro é uma pequena cidade logo depois da serra. Em novembro acontece o Festival da Cachaça além de muitas festas, atrações e o famoso pastel de angú típico da região. Mas o maior atrativo é a Cachoeira do Tabuleiro, considerada pelo guia 4 rodas em 2005 como a mais bonita do Brasil. São 273 metros de queda livre formada a partir de um paredão de beleza monumental que desagua num poço com 18 metros de profundidade.



Um comentário:

Unknown disse...

Sou uma verdadeira paixão pela natureza. Estive na Serra do Cipó quando criança por várias vezes,e voltei agora depois de alguns anos...Meu Deus que espetáculo essa natureza.Tudo muito lindo.
Valeu!!!

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores