terça-feira, 23 de novembro de 2010

Gramado, cidade rainha das hortênsias





Gramado, uma cidade situada nas Serras gaúchas do Rio Grande do Sul - extremo sul do Brasil, reserva uma beleza de riquezas naturais exuberantes e indescritíveis. 






Marcada pela colonização predominantemente italiana e alemã, sedia anualmente o Festival de Cinema Brasileiro e Latino-Americano, distribuindo o famoso prêmio Kikito.






Localizada no coração da região das hortênsias, Gramado está a apenas 115 km da capital Porto Alegre. Foi descoberta por descendentes de portugueses em 1875, mas permaneceu quase despovoada até 1913, quando começaram a chegar os descendentes de imigrantes alemães e italianos, que tomaram a região.






Com temperaturas abaixo de zero grau de maio a setembro e a precipitação de neve, a cidade ganha característica europeia atraindo milhares de turistas. 

No verão a temperatura é amena, em torno de 22°C, com alguns dias mais quentes, mas com noites sempre agradáveis, devido ao ar das montanhas e dos bosques.







Gramado tem em seus Pórticos, as marcas registradas da cidade. O antigo Pórtico em estilo bávaro e o Pórtico novo, construído em estilo normando, saúda quem chega na cidade.
 

O Mirante Vale do Quilombo, no caminho para Canela, está uma das paisagens mais conhecidas da Serra Gaúcha. Dali é possível avistar o belo Vale do Quilombo com seus 850 m de altitude.






O Lago Negro é um dos cartões postais da cidade, cercado de hortênsias, azaleias, álamos e ciprestes, um excelente lugar para caminhada, piqueniques ou um passeio de pedalinho. 

A área foi uma grande reserva florestal da região, destruída por um incêndio 1942. O reflorestamento começou em 1953 onde se construiu o lago artificial com mudas de pinheiros vindas da Floresta Negra, na Alemanha – daí o nome de Lago Negro.






A Igreja São Pedro, de 1942, é uma das maiores demonstrações de religiosidade da comunidade. A estrutura montada em pedra basáltica tem arte nos vitrais com imagens sacras. 

A torre, de 46 metros de altura, inspira uma prece a São Pedro, o padroeiro. A Igreja do Relógio se tornou ponto de referência da cidade devido ao relógio em sua torre.

 Inaugurada em 1962, homenageia o apóstolo Paulo e fica em uma elevação da Av. das Hortênsias, sobre um bouquet das flores, símbolo da região.






A Lagoa Joaquina Rita Bier tem 17.000m2, num espaço cercado de casas de veraneio, hotéis e araucárias com até mais de 70 anos. O lago é embelezado com uma pequena ilha em seu interior e possui uma pista para corrida e caminhada em suas margens.






Em qualquer época, uma atração é o característico Café Colonial da região. Um requinte gastronômico imperdível. A mistura de opostos começa nas bebidas: vinho colonial branco e tinto, café, leite, chocolate quente, sucos, chá.

As bebidas acompanham as geleias, pães, salgados, salames, presuntos, queijos, chucrutes, empadas, pastéis, bolinhos de batata, linguiça grelhada, frango e polenta fritos. Tem mais doces: bolos de chocolate, limão ou cerveja, cucas, trouxas de maçã, uma meia dúzia de tortas, mais pudim, ambrosia, mousses, quindim, frutas da época. Tudo isso, numa só refeição.






Logicamente o Rio Grande do Sul tem o melhor churrasco, à moda gaúcha. A culinária local é fantástica e alguns restaurantes agregam show de música e danças típicas gaúchas, como a chula, a boleadeira e a dança do facão. 

Característico da região é um recanto para beber mate e chimarrão, e no inverno, experimentar a calefação de impacto visual, o fogo de chão.






O Fondue, prato de origem suíça, esquenta o clima romântico da Serra. Mesmo no verão, as noites são frias. Além dos fondues tradicionais , de queijo, carne ou frutas, existem as sequências com os três tipos, mais uma comilança à moda gaúcha.

São vários tipos de carne - bovina, suína, frango, caça - dez tipos de molhos, picles na entrada, e seis tipos de frutas com para o chocolate fumegante. Os chocolates de Gramado são doces pecados. Ninguém consegue deixar de experimentá-los e ir embora levando muitos chocolates, que são super especiais. 






Outra atração de Gramado é o Mini Mundo. Criado em 1981, o mini Mundo surgiu a partir da ideia de um pai que resolveu presentear sua filha e seu filho com um conjunto de castelos e trenzinhos. Aos poucos, a brincadeira foi crescendo, até que em 1983 ela foi aberta ao público com a inauguração do Mini Mundo.

No Mini Mundo existem castelos europeus, prefeituras, estações ferroviárias, igrejas, torre de televisão, conjuntos de casarios, aeroporto, metrô, casinhas e lojinhas.  e , comerciais e de serviços. São mais de 140 construções dos mais variados portes, desde as mais contemporâneas, como o Aeroporto de Bariloche na Argentina, até os prédios mais antigos, como o Castelo de Neuschwanstein na Alemanha.







Também de gramado é possível estender a viagem a Caxias do Sul famosa por seus vinhos; além de Três Coroas , Canela, Nova Petrópolis e Santa Maria do Herval.  A Rota Colonial Baumschneis faz da sua cultura e do seu cotidiano um atrativo turístico. 

Os empreendedores são pessoas simples e acolhedoras que abrem as portas de suas casas para receber turistas e apresentar o que de melhor a colônia pode oferecer, tanto na gastronomia quanto na hospitalidade.






A cidade de Dois Irmãos é a capital do Café Colonial além de muitas atrações que retratam a imigração alemã, exibe as casas em estilo enxaimel, um sistema construtivo de casa trazido pelos imigrantes alemães. Os vinhos, licores e geleias produzidos ali tem um sabor das antigas receitas tradicionais. O Museu de Sapatinhos em Miniatura, o sitio ecológico e a cachaçaria, também são ótimos passeios.







O roteiro rural Teufelsloch no Vale dos Sinos inclui Ivoti, uma cidade cheia de flores em seus canteiros e guarda ainda as tradições de cidade pequena do interior, onde se vive com qualidade em meio às belezas criadas pela natureza e as obras da força e perseverança de uma comunidade alegre e festeira. 







Criada a partir de um núcleo de imigrantes alemães e depois pela Colônia Japonesa, a Cidade das Flores, encanta pela paisagem e a gastronomia. Na Feitoria Nova, é onde existe a maior concentração de casas enxamel do país. 






A Colônia Japonesa preserva costumes típicos através dos seus eventos como o Undokai, a gincana esportiva, e o Enguekai, com danças e músicas folclóricas. Na Cachaçaria Weber Haus e a Weingut Berwian – Vinhos Finos, com tecnologia alemã, é um prazer a mais oferecido pela degustação da cachaça e do vinho produzidos na região.






Sapiranga, é a cidade das rosas, que também está no Vale dos sinos. Os canteiros floridos é seu maior espetáculo e dá origem à grande Festa das rosas que movimenta a cidade. 

A cultura alemã desenvolveu a cidade como também influenciou em suas costumes e tradições. O Morro Ferrabraz, famoso pelo vôo livre, é um diferencial que atrai turistas. Sapiranga também é considerada "a cidade das bicicletas".



Nenhum comentário:

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores