segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Serra do Cipó, local místico de discos voadores



video

Video Serra do Cipó - Conceição do Mato Dentro
Cachoeira Tabuleiro - Cachoeiras da Serra

A Serra do Cipó está a 90 quilômetros de Belo Horizonte, na região sul da Cordilheira do Espinhaço. Com altitudes que variam de 800 a 1.700 metros, foi uma região ocupada pelo oceano, há cerca de 1,7 bilhão de anos, que se vê nas suas características geológicas, que tem predominância do quartzito, formado pela consolidação das areias depositadas no fundo do antigo mar.

Após o descobrimento do Brasil, constituiu-se no caminho natural dos bandeirantes em busca de ouro e pedras preciosas, que se embrenhavam pelo território mineiro e chegaram à vila do Serro Frio e ao arraial do Tejuco, atuais cidades do Serro e Diamantina. Ainda existem vestígios de uma estrada de pedra dessa época, construída pelos escravos, partindo do sopé da serra e chegando a um lugar chamado Mãe d’Água, por cima da cachoeira Véu da Noiva.



Sua importância histórica está nos sítios arqueológicos com vestígios de comunidades primitivas, nas grutas e cavernas, através de desenhos e pinturas rupestres, com idade estimada entre 2 mil e 8 mil anos. A região tem inúmeros cursos de água, tendo um dos afluentes do rio das Velhas, o rio Cipó que nasce a partir do encontro dos ribeirões Mascate e Gavião.

Para muitas pessoas a Serra do Cipó é um local místico, uma terra de cristais e discos voadores, mas o que mais atrai seus visitantes é a beleza e pureza das águas, com suas inúmeras cachoeiras e piscinas naturais. Típicos também da região são os cânions, gargantas sinuosas e profundas que abrigam cachoeiras e poções em seu interior. Inúmeros riachos e nascentes surpreende quem visita a serra, com sua elevada diversidade biológica.

Conceição do Mato Dentro é uma pequena cidade logo depois da serra. Em novembro acontece o Festival da Cachaça além de muitas festas, atrações e o famoso pastel de angú típico da região. Mas o maior atrativo é a Cachoeira do Tabuleiro, considerada pelo guia 4 rodas em 2005 como a mais bonita do Brasil. São 273 metros de queda livre formada a partir de um paredão de beleza monumental que desagua num poço com 18 metros de profundidade.



sábado, 18 de setembro de 2010

video

O Bellagio Cassino Hotel é um dos mais luxuosos hotéis de Las Vegas. A construção do hotel foi inspirada pelos resorts do Lago de Como, na Itália. Dentre as várias atrações do Bellagio, se destacam os espectáculos de água e luz. Além de luxuoso e bom gosto em sua decoração, o hotel é tão sofisticado que até mesmo no restaurante self service e café da manhã, os talheres são de prata.


quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Lavras Novas, a cidade das artes

Lavras Novas é um paraíso incrustado no meio das montanhas de Minas Gerais, perto da histórica Ouro Preto, que ainda mantém suas ruas e becos tranquilos, uma população acolhedora e o que é mais atraente: reserva uma história e um visual a cada lugar. Sua maravilhosa paisagem compõe o cenário do pequeno vilarejo que atrai turistas principalmente nas épocas de julho.

Há quase trezentos anos, aventureiros e exploradores movidos pelo sonho de riqueza fácil chegaram neste povoado do interior de Minas Gerais. O ouro, que era farto, atraiu muita gente a esta região. A história do lugar ainda causa polêmica: alguns dizem que Lavras Novas era um quilombo; outros garantem que o vilarejo servia de esconderijo para escravos fugidos.



Conservando grande parte das características originais, o povoado não mudou com o tempo: as casinhas coloridas em estilo colonial formam um bonito cenário ao redor da igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, que fica no meio do povoado, erguida em 1762. Uma construção simples com detalhes em pedra sabão em sua fachada. Todos os anos, em 16 de agosto, acontece a festa do Divino e de Nossa Senhora dos Prazeres, e as danças folclóricas, comidas típicas e os rituais enchem o lugar de cores e sons.



Apesar do movimento de turistas, os moradores não alteram o jeito simples e calmo da vida de interior. Inúmeras pousadas, aconchegantes e confortáveis, hospedam os visitantes. Algumas oferecem maior sofisticação; outras são simples, com um estilo rústico que agrada àqueles que buscam um ambiente para descansar.






O vilarejo é cercado por quedas d’água e o aspecto montanhoso atrai praticantes de rappel, trekking, ciclismo e trail. Os caminhos, riachos e paredões são encarados com muito bom humor e animação pelos esportistas.



Lavras Novas é um canto onde se pode descansar, ouvindo o canto de pássaros e das cachoeiras; ou curtir uma noite animada com os amigos. Seus bares são aconchegantes e oferecem muitas opções para enfrentar as noites frias regadas com muita neblina; e as lojinhas de artesanato encantam pela criatividade de seus artesãos locais.







Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores