quinta-feira, 3 de junho de 2010

Brasil de Norte a Sul - Vídeo







Muitos historiadores definem o nome Brasil devido a existência do pau brasil, espécie de madeira que dava tintura aos tecidos. Porém o filólogo Adelino José da Silva Azevedo postulou que se trata de uma palavra de procedência celta. Uma lenda fala de uma "terra de delícias vista entre nuvens".

Banhado pelo oceano Atlântico ao longo de toda sua costa norte, nordeste, sul e sudeste, o Brasil tem lindas praias e grandes grupos de ilhas como os Penedos de São Pedro e São Paulo, Fernando de Noronha, Trindade, Martim Vaz e um complexo de pequenas ilhas e corais chamado Atol das Rocas no Rio Grande do Norte.





Vídeo Brasil de Norte a Sul



Descoberto pelo navegador Pedro Álvares Cabral em 1500 que lhe deu o nome de Brasil, o país foi uma colônia do Império Português que se tornou um país independente em 07 de setembro de 1822. Atualmente o Brasil é considerado a 5ª maior área territorial do planeta Terra e o 5° maior contingente populacional do nosso mundo.

No Brasil está 20% de toda biodiversidade mundial: a riqueza da Floresta Amazônica com 3,6 milhões de km², a Mata Atlântica, Pantanal e o Cerrado. Com um pouco mais de 8 milhões de quilômetros quadrados de área, o país está dividido em 5.570 cidades em 26 estados federativos com aproximadamente 200 milhões de habitantes.





Video Hino Nacional do Brasil


A área territorial do país tem exatos 12.712 milhões de Km2 e não apenas os 8,5 milhões de Km2 como tem sido informado a todas as gerações. A Organização das Nações Unidas (ONU) autorizou incorporar, para além das 200 milhas náuticas mais 712 mil km2 de extensão da chamada plataforma continental. Nessa área, o Brasil também já tem assegurada a soberania de exploração e aproveitamento de todos os recursos naturais do solo e do subsolo marinhos.

Apesar de sua riqueza, o Brasil ainda lida com a pobreza, que está presente principalmente no nordeste. Muitos nordestinos afugentados pela fome e pela seca buscam emprego e melhores condições de vida no sudeste. A maior concentração de nordestinos está em São Paulo, muitas vezes iludidos pela riqueza e acabam morando nas grandes favelas do Rio de Janeiro, São Paulo e outras capitais... 




Um comentário:

JEDYSON disse...

Olá Lúcia,


Deparei-me com seu blog e não quis me furtar de elogiá-lo. Rico, de extremo bom gosto, além de belas fotos e comentários suficientes para lembra-nos de tais paragens. Pude viajar com você.

Parabéns.

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores