sábado, 12 de junho de 2010

* GRÉCIA ATUAL






A Grécia é feita de muitas camadas de história e beleza: templos dóricos, torres vênetas, igrejas bizantinas, mercados helenisticos e cidades medievais. Sua luz e seu mar explicam porque foi escolhido pelos deuses e habitado por grandes homens da arte e do espírito.

Atenas é a sua principal cidade, berço da democracia, do teatro, da prosa, das artes plásticas e da filosofia. O Partenon - Casa da deusa virgem - erguido em homenagem à deusa Atena; seus monumentos simbolo de valores espirituais, retém a ligação com seu passado glorioso. Plaka é um antigo bairro de Atenas conhecido como "a vizinhança dos deuses", com suas antigas casas de varandas coloridas pelos jasmins e madressilva.

Os primeiros gregos chegaram na Europa pouco antes de 1.500 a.C. Durante seu apogeu, a civilização grega governou toda a região entre a Grécia, o Egito e o Hindu Kush. Os gregos estabeleceram tradições de justiça e liberdade individual, que viriam a se estabelecer como as bases da democracia contemporânea.

A sua arte, filosofia e ciência tornaram-se fundamentos do pensamento e da cultura ocidentais. Os gregos da antiguidade chamavam a si próprios de helenos, que eram todos que falavam grego, mesmo que não vivessem na Grécia, e davam o nome de Hélade a sua terra. Os que não falavam grego eram chamados de bárbaros. Durante a antiguidade, nunca chegaram a formar um governo nacional, ainda que estivessem unidos pela mesma cultura, religião e língua.

A primeira civilização a aparecer na Grécia foi a civilização minóica, 2600 a.C. e 1450 a.C. Pouco se sabe a respeito dos minoanos, têrmo criado a partir de Minos, lendário rei de Creta. Os minóicos eram um povo mercante, engajados no comércio marítimo, e sua cultura religiosa incluem o simbolismo, a ausência de templos e a proeminência de divindades femininas.

Apesar de serem incertas as causas da queda desse povo, sabe-se que extinguiram-se durante as invasões pelos micênicos, um povo da Grécia continental, por volta de 1500 a.C. Do passado remoto grego até o mundo atual, grande parte dos gregos permaneceram em seus territórios gregos anteriores - Turquia, Itália, Líbia, Levante, etc. Atualmente, a maioria dos gregos vive nos estados da Grécia contemporânea - independente desde 1821 - e no Chipre - independente desde 1960.



Nenhum comentário:

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores