quarta-feira, 7 de julho de 2010

ESTADOS UNIDOS - LOS ANGELES


Los Angeles, a "Cidade dos Anjos"




Los Angeles, que em espanhol significa "Cidade dos Anjos", foi descoberta pelos portugueses em 1542 mas só foi colonizada em 1781 pelos espanhóis e posteriormente passou a fazer parte do México independente. Capturada pelos americanos, apesar das revoltas mexicanas, tornou-se uma cidade dos Estados Unidos em 04 de abril de 1850.

Tendo o principal centro portuário e indústria de petróleo do oeste americano, a população de Los angeles cresceu muito, porém não tinha água potável e milhões de dolares garantiram a construção de um arqueduto. Para conter o crescimento criou-se uma lei em 1920 restringindo a aquisição de residências a mexicanos, asiaticos, judeus e afro-americanos que só podiam morar nos subúrbios da cidade.

Na grande depressão de 1930 houve falência em massa de empresas e desemprego, porém Los Angeles se recuperou com a Segunda Guerra Mundial fabricando armamentos militares. Em 1950 tornou-se a 2a. cidade americana com maior centro industrial e financeiro. Construindo arranha-céus e auto estradas, porém com transporte público ineficiente, Los Angeles se tornou a cidade dos carros. Com muitas fábricas e muitos carros transitando pelas ruas, se tornou uma cidade de atmosfera poluida. Com maior fluxo de veículos, teve de criar severas leis de transito.

Conhecida como a Capital Mundial do entretenimento pelas produções cinematográficas em seu bairro Hollywood, atrai muitas celebridades a morar na cidade. De relevo acidentado é mais sujeito a terremotos. De julho a setembro,por ocasião do Vento Sant'Ana, quando os ventos sopram do mar e encontram as montanhas, a temperatura se torna muito elevada, o que provoca muitos incêndios na Califórnia. De dezembro a janeiro, época do inverno, a temperatura chega a 5 graus C. Nas outras épocas do ano, mantém uma temperatura em torno de 20 graus, o que atrai muitos turistas que podem surfar nas praias e esquiar nas montanhas num mesmo dia.

Marcada por conflitos raciais, Los Angeles é uma das cidades mais populosas do mundo. A maioria dos Angelenos são hispânicos. Tem a maior população asiática dos Estados Unidos no Chinatown e pessoas de diversas nacionalidades espalhadas por todo cidade, o que a torna uma metrópole multicultural.






Nenhum comentário:

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores