segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Chapada dos Guimarães


A cidade da Chapada dos Guimarães, a um pouco mais de 60 km de Cuiabá é um dos lugares mais tranquilos do mundo e suas casinhas tem janelas com portais rústicos. Dali se parte para o Parque da Chapada dos Guimarães e um parque de grandes paisagens rochosas. A cada ponto da estrada surge algo fantástico e inesperado, como as grutas de pedras e vários rios de águas transparentes.

O atrativo turístico natural tem grande destaque, pois a natureza construiu imensas belezas que encantam. Com grandes elevações que permitem apreciar todo o vale, surgem cachoeiras de águas brilhantes. Beleza e misticismo se misturam entre árvores retorcidas, cachoeiras e montanhas. É o Cerrado.



A primeira impressão é de uma paisagem agreste, com árvores de pequeno porte e retorcidas, em terrenos aparentemente áridos e sem vida. No entanto,o Cerrado é um dos biomas mais importantes do Brasil. É o berço das águas que estão no subsolo do Cerrado e de onde brotam os rios que formam as principais bacias hidrográficas do país: Platina, Amazônica e Tocantins.

Nesta vastíssima região encontram-se cavernas, grutas, corredeiras, cachoeiras e muitas trilhas que englobam as cidades de Chapada dos Guimarães, Rosário Oeste, Jaciara, Barra do Bugres, Poxoréo, Dom Aquino, Arenápolis e Nortelândia. São 157 km de paredões, 46 sítios arqueológicos, 2 sítios paleontológicos, 59 nascentes, 487 cachoeiras, 3.300 km² de Parque Nacional e 2.518 km² de Área de Proteção Ambiental, 2 reservas estaduais, 2 parques municipais e 38 espécies que não existem em nenhum outro lugar. A flora tem mais de 10 mil espécies de plantas diferentes, exóticas e medicinais.

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães que guarda uma fauna diversificada, flores e cachoeiras foi criado com o objetivo de proteger os ecossistemas locais, assegurando a preservação dos recursos naturais e dos sítios arqueológicos existentes e proporcionando uso adequado para visitação, educação e pesquisa em seus quase 33.000 hectares. Há algumas regras gerais para o uso público que visam o bem estar dos visitantes e para evitar danos ao local. Do parque só se leva recordações na memória e nas fotos.





O Portão do Inferno, apesar do seu nome, é um local de muita paz e tranquilidade com um imenso canyon que a natureza construiu e está ao lado rodovia proporcionando uma vista exuberante dos paredões. É passagem obrigatória para quem vai à Chapada. Devido a uma grande quantidade de cobras que habitam a região, é aconselhável usar botas de cano longo para caminhar na Chapada dos Guimarães, além de levar água para beber. As águas naturais da Chapada são extremamente ferruginosas e provocam desinteria em quem as consomem, ainda que moderadamente. As caminhadas duram cerca de 3 horas e devido ao forte calor, é desaconselhável qualquer passeio entre 11 e 14 horas.

O Morro de São Gerônimo é o ponto mais alto de Chapada, com 850 metros de altitude acima do nível do mar. No percurso até o morro, há fósseis de conchas encravadas nas rochas, demonstrando a formação geológica milenar além das esculturas naturais em arenito chamado Caminho das pedras.





A Cidade de Pedras foi esculpida pela natureza onde o imaginário humano diz lembrar uma cidade. A Casa de Pedra, no lado oposto, é uma gruta de rochas que foi cavada pelas águas do córrego Independência. O Paredão do Eco no alto da Chapada, é um mirante natural formado por paredes de arenito.

Inúmeras cahoeiras lavam a alma de quem está saturado da vida urbana. As águas descem formando piscinas naturais que convidam a um mergulho. As mais conhecidas são Véu de Noiva, Independência, Andorinhas, 19 de Novembro, Pedra Furada, Sete de Setembro, Cachoeirinha, Salgadeira e dezenas de outras.







A Gruta Aroe jari, que na tradição indígena significa Morada das almas, é uma gigantesca e rara gruta de arenito considerada a 2a. maior caverna do Brasil, com 1.100 m de extensão. Dizem historiadores que ela poderia ter sido habitada por indígenas em tempos pré-históricos. Quem quiser ver as maritacas na gruta, deve entrar sem fazer barulho para não espantá-las. Um pouco mais adiante está outra gruta com águas muito frias, e devido à surpreendente cor de suas águas, ela é chamada de Gruta da Lagoa Azul.

Existem uma série de fatores que fizeram de Chapada dos Guimarães um dos pontos de atração de místicos do mundo inteiro. O paralelo 15º Sul passa por regiões que seriam beneficiadas energéticamente, e, segundo as profecias de Dom Bosco, nasceria a civilização perfeita, aquela talvez, almejada no terceiro milênio ou na era de aquário. Este fluxo eletromagnético que passaria por esta região, possibilitaria às pessoas iniciadas um maior contato com os elementais e seres de outras dimensões. Dizem existir sobre Chapada um buraco que permitiria a passagem de ondas cósmicas que normalmente não chegam à superfície.





A Chapada dos Guimarães, que há 300 milhões de anos era o fundo do mar, quando mar afastou deu lugar a um deserto que cobriu toda a região. Durante um passeio pela chapada é possível ver fósseis conchinhas do mar bem visíveis na argila ou hematita. Com o surgimento da Cordilheira dos Andes, a região onde hoje é a Planície Pantaneira afundou, criando então a borda da Chapada com uma diferença de altura vertical de mais de 350 metros.

A quantidade de águas puras das nascentes e rochas com formações de quartzos, hematitas, ouro, diamantes e outras rochas, fazem de Chapada um local que possibilitam às pessoas um contato direto com a natureza, auxiliando o desenvolvimento sensitivo e espiritual, e quem sabe, despertando para uma consciência menos egoísta e mais planetária.

Nenhum comentário:

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores