quinta-feira, 7 de março de 2013

São Lourenço, uma terra de águas santas





O Circuito das águas no sul de Minas Gerais compreende as cidades de São Lourenço, Caxambu, Cambuquira e mais outras sete cidades que são conhecidas por suas famosas estâncias hidrominerais que possuem propriedades medicinais e terapêuticas. 







Em plena Serra da Mantiqueira, o clima da região é agradável e a riqueza natural propicia uma das melhores qualidades de vida. Essa é uma região muito procurada por turistas que desejam descanso, relaxamento, bem estar e buscam as fontes e balneários para renovar suas energias e interagir com a natureza. 






Segundo conta a tradição, no século 17 ambiciosos bandeirantes se embrenhavam pelas florestas ao sul de Minas Gerais à procura de pedras preciosas. Um desses aventureiros era Lourenço Tazques, que acabou fundando um acampamento em 1675 ficando conhecido como Pouso do Lourenço. 





Parque das Águas


Assim surgiu essa linda e pitoresca cidade, que encontra-se numa posição privilegiada no sopé da Serra da Mantiqueira. No decorrer dos anos, o clima da montanha atraiu outros aventureiros.

Em 1826 o caçador Antonio Viana andava numa região de rios e florestas. Num brejal ele encontrou uma fonte de água cristalina que fervia. Impressionado com seu achado, ele provou a água e sentiu que tinha um sabor diferente. 

A partir disso muitas pessoas começaram a beber da água e observaram que sentiam melhor disposição ou obtinham cura, por isso o lugar passou a ser conhecido como Águas Santas do Viana.




Parque das Águas



Com a inauguração da estação ferroviária, muitos visitantes começaram a procurar a fonte e logo as notícias de curas se propagaram. 

Em 1891 um comendador comprou o local e fundou a Companhia das Águas Minerais de São Lourenço, uma homenagem a seu pai que se chamava Lourenço. 
Foi erguida uma capelinha e finalmente em 1927 surgia a cidade de São Lourenço.






São Lourenço é hoje uma das mais importantes estâncias hidrominerais do Brasil. No coração da cidade, o Parque das Águas compreende mais de 400.000 metros de áreas verdes, com lindas paisagens, jardins e gramados, sendo um dos mais belos parques da América Latina.






No Parque I estão as diversas fontes de águas mineral, o balneário, lojas, restaurante, lanchonete e um imenso lago. No embarcadouro há pedalinhos, caiaques e barcos à remo que servem para divertir e são também um meio de praticar exercícios. 


No meio do lago há uma pequena ilha onde se chega através de barcos e pedalinhos. Esse é um lugar agradável e encantador povoado por pássaros exóticos como tucanos, pavões, araras e uma família de capivaras. Ao cair da tarde chegam as garças que fazem da ilha o seu berçário.







Às margens do lago está o Balneário, uma bela construção que dispõe de duchas, saunas, massagens, banhos de espuma, banhos de sais e tratamentos estéticos. 






No parque há fontes de água gasosa, água ferruginosa, água magnesiana, água bicarbonata mista, água sulfurosa e água alcalina que são indicadas para auxiliar no tratamento de diversas disfunções e doenças.






Cada fonte tem um nome: Fonte Oriente, Fonte Andrade Figueira, Fonte Primavera I, Fonte Primavera II, Fonte Alcalina, Fonte Jaime Sotto Mayor, Fonte José C. Andrade, Fonte Parque II. 






Cada tipo de água tem uma função terapêutica e o uso mais apropriado é feito sob orientação de médicos especializados. A fonte de maior destaque é a Vicky, que tem um tipo de água só encontrada em dois lugares no mundo: na França e em São Lourenço. 



               
 Parque II 

As alamedas oferecem um passeio tranquilo junto à natureza. Nas diversas lojas do parque podem ser encontradas lembrancinhas de viagem como também mel, própolis, malhas, livros etc. 

Nas galerias pode-se admirar ou adquirir obras de artistas locais. Mas se quiser rezar há a Ermida do Bom Jesus do Monte que foi construída em 1892 e faz parte dos monumentos históricos da cidade, ou a Gruta Nossa Senhora dos Remédios.

 




Ermida do Bom Jesus do Monte






Anfiteatro de bambú


Interessantes pilares de granito no Parque II não são apenas decorativos, mas visam captar a energia do cosmo e direcioná-la ao interior da terra assim como captar a energia do interior da terra e direcioná-la ao cosmo. O terceiro em frente ao monjolo é o ponto de equilíbrio. 
 
O Parque II é uma nova área que pode ser acessada através de um túnel, onde há fontes, duchas, quadras para prática de esportes, pista de bicicross, aluguel das bicicletas, lago para pesca, um anfiteatro na catedral de bambu, lanchonete etc. No local também são realizados eventos, como o Encontro de Carros Antigos. 





Praça Brasil

Além de suas águas puras e cristalinas a cidade oferece passeios com várias opções de lazer e divertimento, por isso São Lourenço é um lugar ideal para buscar a saúde do corpo, da mente e da alma. 





Charretes de São Lourenço

Passeando pela cidade as simpáticas pracinhas convidam sentar, descansar e apreciar a cidade.  Uma delas é a Praça Brasil em frente ao Parque das Águas. 






Mariquinha na praça


Recentemente revitalizada, na praça existe uma Mariquinha que é um antigo rolo compressor tipo "Maria fumaça" ou movido a vapor. 

Dessa pracinha saem os pitorescos passeios de charrete ou a volta no Trenzinho da alegria para conhecer a cidade.






Igreja Matriz de São Lourenço


No centro da cidade há belas construções, uma delas é a bela Igreja Matriz de São Lourenço, que além de sua imponente fachada tem em seu interior belos afrescos e vitrais. 

Construída em 1933, a igreja tem um pórtico que dá acesso ao paço da igreja. Em frente à entrada, embora alguns confundam com São Lourenço, é a imagem de São Francisco de Assis que dá boas vindas aos fieis. 





Capela de Nhá Chica

Há ainda outras igrejas, como a Capela Nhá Chica que está fora do centro da cidade. Revestida de cacos de azulejos, a capelinha é um projeto muito criativo.

Dedicado a uma senhora que tinha muita fé e dons de clarividência, embora fosse analfabeta, ela tinha muita sabedoria e orientava muitos comerciantes que vinham buscar seus conselhos. 

Muitos a consideravam uma santa e não tomavam decisões sem antes consultá-la. No entanto Nhá Chica não se considerava santificada, ela apenas dizia que rezava com fé. 

Falecida em 1895 aos 87 anos de idade, o Papa Bento XVI promulgou o Decreto da Beatificação de Nhá Chica e a cerimônia oficial está prevista para maio de 2013 em Baependi.  





Fundação Cimas


Um lugar muito interessante para visitar é a Fundação Cimas que faz pesquisa de ervas medicinais, sendo uma oportunidade para travar conhecimento com a fitoterapia. 

A fundação oferece um tratamento para eliminação de manchas superficiais da pele, como as manchas senis, através de uma fórmula exclusiva a base de paraopeba. 

Em seu departamento cultural, a fundação mantém uma exposição permanente do grande pintor surrealista Salvador Dali. Também há uma Cápsula do Tempo com objetos de nossa época, que só será aberta no ano de 2126. 





Parque Shopping

O comércio da cidade é bem variado e uma opção para as compras é o Parque Shopping, que além das lojas tem charmosas cafeterias e choperias. 

Para quem gosta de badalação, no calçadão há muitos bares com música ao vivo, além de uma choperia com festas e shows noturnos. Os belos hotéis e pousadas em algumas ocasiões também organizam festas.






Peças de artesanato, lembrancinhas, malharias, doces e muitos artigos podem ser encontrados na Feirinha e na Aldeia Vila Verde, que são várias casinhas verde e branco distribuídas numa praça ao lado do Parque das Águas. Ao lado da Aldeia Vila Verde há uma baia para aluguel de cavalos que fazem passeios pela área rural. 






A bela pracinha arborizada com um coreto no centro e antiga estação marcam o ponto onde teve início a cidade e onde desembarcaram os primeiros turistas da cidade. 

Ligada ao centro da cidade por uma ponte sobre o Rio Verde, a construção em estilo europeu de 1925 foi preservada em suas características originais e mantém um acervo histórico da cidade, um museu de mineralogia e um memorial dedicado a Getúlio Vargas.






ntiga estação / Casa de Cultura

É da estação que parte o passeio de Maria Fumaça, que proporciona um reencontro com o antigo tempo da colonização no sul de Minas. A viagem tem duração de 2 horas, indo até a cidade de Soledade, onde a locomotiva faz uma parada de 20 minutos junto de uma feirinha de artesanato.  






Locomotiva Maria Fumaça

A empolgante aventura traz de volta toda a poesia da romântica viagem em vagões de madeira. Durante a viagem há show de violeiros com belas canções do folclore mineiro. Em Soledade há um Museu Ferroviário que reconta a história da ferrovia.  





Mirante do alto da torre

Se quiser apreciar um panorama da região há três opções. Através de um elevador panorâmico chega-se no alto da torre de um edifício de onde tem-se uma bela vista panorâmica. O edifício é decorado com murais dedicados ao ex-presidente Tancredo Neves.





Rampa de voo livre

Também há o mirante que pode ser acessado por carro ou através do teleférico que sai da Avenida D. Pedro II e leva até o topo do mirante. No entanto, o ponto mais alto da cidade é onde estão as antenas de transmissão de radio e tv.

A trilha passa pela Fazenda Santa Helena e a subida é cercada de muitos cafezais e clareiras. Lá de cima tem-se uma bela vista de toda região, existindo ainda uma rampa para voo livre e paraglider. A montanha é considerada sagrada pelos adeptos da Eubiose. 





Templo da Eubiose

São Lourenço é uma terra de místicos, onde muitos acreditam que dela fluem poderosas energias que regem a evolução humana. O Templo da Eubiose foi construído em um imponente estilo grego e é dedicado a todas as religiões do mundo. 

Inaugurado em 1949, este é um local considerado o centro mundial de irradiação com o plano astral que conjuga a comunhão do pensamento para uma preparação da sociedade do futuro.

Considerada como uma escola de iniciação aberta a todos que queiram participar de seus ensinamentos, a Eubiose se propõe a partilhar o conhecimento do princípio da lei universal da evolução, da transformação, das leis do carma e o livre arbítrio, uma síntese de filosofia, religião e ciência. 

A Eubiose defende a existência dos mundos subterrâneos e um forte elo energético que une sete cidades mágicas do sul de Minas Gerais, das quais surgirá uma nova civilização sendo São Lourenço o centro espiritual. 

Publicamente a Eubiose é conhecida como uma sociedade de esoterismo, teosofia e ocultismo, mas na verdade é um modo de viver buscando sempre o autoconhecimento e a evolução. 



Um comentário:

Flora Maria disse...

Oi, Lucia, que beleza de postagem sobre a minha cidade !
As fotos estão maravilhosas, e a história muito completa.
Parabéns !

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores