domingo, 11 de agosto de 2013

Trancoso, um paraíso irresistível





No sul da Bahia, um singelo vilarejo na encosta sobre o mar tem um modo brejeiro de conquistar e atrair muitos turistas para suas praias. Embora à primeira vista não tenha nenhuma atratividade, Trancoso é um lugar especial e quem passa por lá se apaixona pelo lugar.

Historiadores afirmam que foi nessa região que a esquadra do navegador português Pedro Álvares Cabral desembarcou em 1500, na época do descobrimento do Brasil. 

Trancoso faz parte da Costa do Descobrimento, um trecho de 90 km no litoral baiano que compreende Trancoso, Porto Seguro, Arraial d’Ajuda, Santa Cruz de Cabralia, Caraíva e Belmonte. 







A cidade nasceu a partir de uma aldeia de jesuitas em 1586 e se chamava São João Batista dos Índios. Posteriormente nomeada como Vila de Trancoso, em torno de 1970 tornou-se um reduto de hippies. Nessa época, o povoado tinha apenas um conjunto de pequenas casinhas em cada um dos lados de um grande gramado e uma igrejinha ao fundo. 

Esse é o centro histórico de Trancoso, mais conhecido como "Quadrado" devido ao formato da praça. E foi o espírito rústico-hippie que transformou Trancoso em um dos lugares mais chiques da costa da Bahia, fazendo surgir excelentes pousadas, resorts, grifes famosas e um prestigiado campo de golfe. O Quadrado concentra o melhor do comércio de Trancoso.







Com muito charme e glamour, nas fileiras de casas coloridas de aparência tosca estão escondidas lojas de grife, badalados designers, charmosas pousadas e requintados restaurantes que oferecem comida típica baiana e outras especialidades mais sofisticadas. 

Alguns só abrem durante a temporada, mas há sempre bons lugares para apreciar um drink, uma deliciosa refeição e o imperdível Beiju de tapioca.

O Quadrado tem uma magia que encanta, e isso se descobre quando se senta numa cadeiras do Quadrado para apreciar o futebol no campo, a roda de capoeira e os pescadores que jogam dominó num final de tarde. 

À noite a cidade fica à meia-luz, um cenário encantador com apenas velas, lamparinas e alguns pontos de luz. Árvores centenárias, como jacarandás, amendoeiras e mangueiras completam o cenário do Quadrado, que resume boa parte da vida de Trancoso.  







É também no Quadrado que acontece em todos os anos a Festa de São Sebastião. Realizada em 20 de janeiro, as comemorações começam com uma animada roda de samba e forró. 

O ponto alto da festa acontece à tarde com a tradicional troca do mastro com mais de 10 metros e da bandeira do santo em frente à Igreja de São João Batista construída em em 1650. Durante o ano acontecem várias celebrações e festas religiosas, com procissões, música e muita comida.







Junto da Igreja de São João Batista sente-se o ar puro que o vento sopra, enquanto se tem uma visão panorâmica da Praia dos Nativos. 

Lá embaixo a brisa que vem do mar balança os coqueiros e as canoas passeam no rio. Com areias douradas e o mar azul encontrando com o céu, mais parece uma pintura.






A Praia dos Nativos é a mais movimentada da cidade e também considerada uma das mais belas do Brasil. Sua maior atração é o Rio Trancoso de água escura, que desemboca bem ao lado das barracas. Um riozinho a separa da Praia dos Coqueiros, que é a mais próxima do Quadrado e possui extensos coqueirais. 


 



Muitos turistas e artistas não resistiram aos encantos de Trancoso e acabaram se mudando para lá. Na Praia dos Nativos está a antiga casa da cantora Gal Costa, onde hoje funciona a Pousada Estrela D'Água. 

Trancoso é o point de muitas celebridades, mas apesar de sua fama e prestígio a cidade ainda preserva seus hábitos simples em meio a muita tranquilidade.  






Bons passeios aos arredores de Trancoso reservam surpresas. Seguindo em direção ao norte, até Rio da Barra encontra-se quilômetros de praias de águas transparentes e entrecortadas por rios e manguezais. 






É na praia do Rio da Barra que começam as falésias vermelhas e brancas, que foram descritas por Pero Vaz de Caminha na época do descobrimento do Brasil. Situada a poucos quilômetros da cidade, alguns trechos dessa praia são totalmente desertos. 






O luxoso resort Club Med de Trancoso é considerado o mais sofisticado e sossegado da rede no Brasil. Localizado a quase 7 km do centro da cidade sobre as falésias da Praia do Taípe, o village oferece ambiente requintado, spa, quadras de esportes e uma piscina sobre a falésia com uma bela vista do mar. 






A praia do Club Med é praticamente particular. Tranquila, deserta e isolada por falésias de até 20 metros; poucas pessoas passam por lá além dos seus hóspedes. Esse é o caminho para a Praia de Taípe, onde muitas tartatugas chegam na época da Desova.



 



Ao lado do Club Med, o Terravista Golf Course tem um belo campo de golfe que oferece dois cenários diferentes: os primeiros buracos estão na paisagem de mata atlântica; os últimos estão nas falésias de frente para o mar. Também são oferecidas aulas e equipamentos para iniciantes e o cenário é deslumbrante. 






Em direção ao sul estão inúmeras praias, como a Praia Pedra Grande e a Rio Verde que é uma praia paralela ao rio e preferida para quem gosta de praticar surfe em suas ondas fortes. 

A próxima é Itapororóca, uma praia semi-deserta com muitos recifes que propicia o aparecimento de um aquário natural com muitos peixes durante a maré baixa.






Entre Trancoso e Caraíva, a Praia do Espelho é a mais conhecida por ser uma praia exótica, tranquila e muito charmosa. É uma das mais belas praias do sul da Bahia. Muito extensa, durante quase todo o ano essa praia é praticamente deserta.






Há também outras praias e vilarejos, como Itaquena que é uma praia selvagem e deserta, Barra do Rio dos Frades e a Ponta do Corumbau, que é um vilarejo de pescadores com elegantes resorts e praias inesquecíveis. 






2 comentários:

Maria Bê disse...

Vejo que és amante de uma vida ativa. Quantos lugares bonitos nesse blog...

Lucia de Belo Horizonte / MG disse...

Adoro a natureza e todo o encanto que ela pode nos proporcionar. Obrigado por sua visita e seu comentário. Volte sempre. Abraço, Lucia

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores