segunda-feira, 28 de maio de 2018

Caminho do Sol, uma vivência transformadora






Inspirado no Caminho de Compostela na Espanha, o Caminho do Sol é uma rota de 240 km que tem por objetivo valorizar a introspecção e o despojamento material. O trajeto começa no centro histórico de Santana de Parnaíba e passa por 12 cidades do interior paulista. 

Feita por caminhadas ou por bike, em meio a belas paisagens, o caminho é considerado uma vivência transformadora. Cada peregrino tem suas razões para remover diferentes pedras do caminho, porém o ato de peregrinar é um convite à reflexão. 

Seja pela solidão nas estradas, pelas dores no corpo ou pela influência dos companheiros pelos caminhos e distância de casa, qualquer um dos muitos momentos elevam o pensamento e a alma no trajeto. 








A caminhada pelo trajeto pode ser feita pelo próprio caminhante, porém quando se participa junto com organizadores, tem-se um cronograma e apoio em qualquer dificuldade, inclusive ter ajuda diante de imprevistos da natureza, como a chuva e a estiagem.  

Todo o percurso é preparado para dar ao caminhante toda a infraestrutura necessária. O café da manhã, as refeições e hospedagens são de responsabilidade dos organizadores, que preparam para o trajeto do peregrino alguns pontos de apoio, onde os caminhantes param para carimbar o passaporte. 








Idealizado por Jose Palma, que concebeu o Caminho do Sol, a expectativa é de um percurso diário aproximado de 24 km. As saídas acontecem às 07 horas, depois do café da manhã, e seguem um cronograma, sempre finalizando onde haja pernoite, banho, jantar, etc. 

As opções de hospedagens são poucas, por isso além das pousadas os caminhantes se hospedam em fazendas, albergues e casas de família. Cada jornada termina às 21 horas, garantindo assim um repouso de pelo menos 8 horas. 








Durante 11 dias, depois dos caminhantes percorrerem estradas, trilhas e caminhos rurais entre fazendas. O trajeto finaliza em Águas de São Pedro, uma estância de águas termais onde está a imagem de São Tiago, onde são recebidos por José Palma, o idealizador do projeto, e voluntários da cidade. 

A cerimônia oficial de entrega do Aras Solis, documento de conclusão do percurso do Caminho do Sol, é feita em um local bem significativo: o altar de Santiago, localizado em um Horto Florestal. Para cnhecer o cronograma de saídas, consulte o site www.caminhodosol.org.br







São Tiago Maior foi um dos apóstolos de Jesus, que percorreu a Espanha pregando o evangelho, por isso é considerado padroeiro da Espanha. É também venerado como padroeiro da Guatemala, Chile,  Nicarágua e dos cavaleiros, dos peregrinos, dos caminhantes, dos farmacêuticos, dos veterinários e dos químicos.

Condenado à morte durante a perseguição aos cristãos, seus restos mortais teriam sido trasladados para a Espanha e sepultados no local onde hoje se encontra a famosa Catedral de Santiago de Compostela, que foi erguida em sua homenagem. 

Quando a cidade de Iria foi invadida, uma grande estrela surgiu no céu iluminando a cidade. Por isso a cidade passou a ser chamada de Santiago de Compostela, ou seja, "São Tiago do Campo das Estrelas"...




Nenhum comentário:

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores