Considerado um dos maiores eventos radicais do oeste do Pará e um dos maiores do norte do Brasil, há 18 anos acontece em Alenquer o Raid Alenquer/Curuá, atraindo milhares de trilheiros e desbravadores sobre rodas.
O trajeto de 60 km tem início em Alenquer, sendo percorrido nos campos que se formam durante o verão amazônico, quando o nível das águas do Rio Amazonas está mais baixo e as chuvas ainda não começaram.
Uma das marcas do evento são os atoleiros ao longo do percurso, que tornam a trilha ainda mais emocionante. Aliás, a satisfação de trilheiro é encontrar lama pela frente.
Deixar para trás um veículo atolado é proibido e nessas horas a união sempre faz a diferença. Em trechos onde o tráfego é mais complicado, os participantes se unem para ajudar outros a prosseguir no caminho.
Segundo os organizadores, estiveram presentes na edição passada 7.000 motos e 1.000 veículos, que deram um show nas trilhas. O objetivo é chegar na cidade de Curuá, onde os competidores são recebidos por um grande público.
Na oportunidade diversas atrações musicais animam os presentes. As emoções e adrenalina sempre voltam com força total a cada edição do evento, que é ansiosamente esperado.
Geralmente essa aventura radical acontece no mês de novembro, quando várias caravanas chegam de diversos lugares. Alenquer a 100 km de Santarém, havendo opções de barcos e vôos diários que saem de Belém e Manaus. De Santarém à Alenquer existem barcos diários, cuja viagem pode demorar 06h00 de barco ou 02h30 em lancha rápida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário