quinta-feira, 21 de novembro de 2019

BH 3 - Praça da Estação






Arquivo Público

O Arquivo Público, localizado nas imediações da Praça da Liberdade, é o mais antigo centro de cultura de Belo Horizonte. 

Construído em 1895, antes mesmo da inauguração capital, seu acervo compreende mapas, fotografias, filmes, livros e documentos desde a época colonial, incluindo a saga dos imigrantes e sua chegada no Brasil.






A cultura mineira foi formada principalmente pela influência dos colonizadores portugueses e dos imigrantes italianos, que foram os primeiros habitantes da cidade. 

Calcula-se que aproximadamente 60% da população belo-horizontina tenha ascendência europeia, principalmente de ascendência italiana que influenciaram na identidade cultural e no desenvolvimento da cidade.

Depois dos italianos, vieram os imigrantes espanhóis, portugueses e árabes. Naquela época, independente de serem procedentes da Síria ou do Líbano todos eram chamados de turcos. 

Foram eles que ampliaram o comércio da cidade concentrando-se na época nas proximidades da Praça Rui Barbosa, mais conhecida como Praça da Estação por ser o local de onde chegavam e partiam os trens de carga.






Praça da Estação / Museu Artes e Ofícios

Por sua localização na estação central da cidade, o prédio da Praça da Estação foi agraciado em 1888 com o primeiro relógio público no alto da torre. 

A praça é marcada por um monumento com o brasão e partes da história de Minas Gerais retratadas em placas de metal em suas quatro faces.






Tem destaque nessa praça o conjunto de estátuas de mármore, que representam as quatro estações, além dos dois leões, dois tigres e as ninfas das fontes.  Essas são réplicas das obras que foram colocadas na praça na época de sua inauguração, estando os originais guardados.  






Os jardins da Praça da Estação foram recentemente revitalizados para receber grandes eventos. Esse é o local de embarque e desembarque de passageiros, que utilizam os trens que fazem o percurso BH/Vitória, sendo também onde funciona a Estação Central do Metrô. 






Além de ser uma praça bastante movimentada pela Estação Central do Metrô, é também a sede do Museu de Artes e Ofícios.






No local pode-se apreciar ferramentas utilizadas pelos mais variados profissionais ao longo dos séculos em seus ofícios.


Nenhum comentário:

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores