segunda-feira, 22 de maio de 2023

Sabará, uma cidade que vale ouro (parte 3)

 


De grande valor cultural, histórico e arquitetônico, o grande destaque de Sabará são suas belas igrejas. Construídas no auge da riqueza gerada pelo ouro, algumas dessas igrejas possuem maravilhosas decorações e requintada arte sacra. 




Igreja de Nossa Senhora do Ó: Cartão postal da cidade, a Igreja de Nossa Senhora do Ó é uma das mais representativas do barroco mineiro. Situada em destaque numa praça, ela está voltada para o oeste, fazendo com que o sol se ponha à sua frente e deixando as fotos do fim da tarde ainda mais bonitas. 




Embora esteja mais distante do centro da cidade, uma visita a essa igreja é imperdível. Construída em 1717, ela possui influência chinesa em sua arquitetura externa e na decoração interna. Apesar da sua simplicidade externa, em seu pequeno espaço interior há um lindo altar folheado a ouro.




Segundo o folclore, na época da construção a igreja era apenas uma capelinha onde se rezava a ladainha. E como a ladainha começava com a expressão: Oh... Nossa Senhora! a igrejinha ficou conhecida como Igreja Nossa Senhora do Oh.




Igreja de Nossa Senhora da Conceição:  Situada na Praça Getúlio Vargas, a fachada simples dessa igreja destoa dos prédios modernos à sua volta. Erguida em 1710, numa época em que os entalhes em pedra sabão ou cantaria ainda eram muito caros para Sabará, essa igreja é surpreendente.



Seu interior todo talhado em ouro, é arrebatador. Com muitos efeitos especiais, resultado do impacto provocado pelas paredes inteiramente cobertas entalhes, douramentos e painéis pintados, os altares são suntuosos. 



Chafariz da Confraria: Ao lado da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição encontra-se o Chafariz da Confraria, que foi construído em alvenaria de pedra, com linhas da arquitetura do século 17. 




Capela de Nossa Senhora do Pilar/Cemitério: Nessas imediações também encontra-se a pequena Capela de Nossa Senhora do Pilar. Situada junto ao cemitério, geralmente ela permanece fechada.



Igreja Nossa Senhora das Mercês:  Por estar no topo de uma colina, a Igreja Nossa Senhora das Mercês pode ser vista de vários ângulos. Construída em 1781 pela irmandade dos homens pardos, essa igreja possui linhas arquitetônicas simples e ornamentação interna muito simples.



Igreja Nossa Senhora do Carmo:  Na parte velha de Sabará encontra-se a mais bela igreja da cidade. Erguida em 1763 em estilo Rococó, sua ornamentação talhada em pedra sabão foi feita pelo famoso escultor Antônio Francisco Lisboa, que ficou conhecido na história pelo apelido de Aleijadinho.




Destacam-se em seu interior diversas obras de Aleijadinho, como os trabalhos no coro, no púlpito e outras obras em arte sacra. A pintura do forro da sacristia é cheia de vitalidade. 




Uma curiosidade nessa igreja é que o piso da igreja está sobre dezenas de covas vazias, já que antigamente era um costume enterrar pessoas importantes nas igrejas. Em todo piso observa-se os números das covas, que ultrapassam mais de 100. 




Catacumbas do Carmo: Obviamente, com o passar do tempo foi banida a tradição do sepultamento das pessoas importantes dentro da igreja, que passaram a ser feitos nas catacumbas da Igreja do Carmo entre 1828 a 1837. Para esse local também foram transferidos os restados mortais daqueles que tinham sido sepultados na igreja.



Antônio Francisco Lisboa Aleijadinho: O grande escultor e entalhador Aleijadinho tinha um grande talento, por isso foi contratado para decorar várias igrejas em Minas. Seu nome era Antônio Francisco Lisboa, porém devido à sua deficiência física ele ficou conhecido como Aleijadinho.

Nascido em Ouro Preto em 1738, ainda criança ele aprendeu a esculpir madeira com seu pai, criando centenas de esculturas religiosas. Graças ao ouro, que era abundante em Ouro Preto, surgiram as ricas construções em pedra e alvenaria. Apesar de seu talento, foi difícil obter reconhecimento por ser mestiço.

Muitas de suas obras não foram assinadas por ele devido à sua condição. Porém não tardou para se tornar famoso devido à perfeição de seus trabalhos. Quando se encontrava em pleno esplendor, adquiriu a doença da Lepra que deformou suas mãos e seus pés. No entanto, Aleijadinho não se deixou abater e continuou sua arte. 




Em 1770 trabalhou na Igreja do Carmo em Sabará. A partir de 1777 sentiu os primeiros sintomas da doença. Para trabalhar ele pedia que alguém amarrasse uma correia de couro em seu punho, junto com um cinzel, o martelo e a régua.   

Bem próximo à igreja está a pequena casinha onde Aleijadinho morou. Ele tinha apenas 39 anos e ainda tinha o sonho de criar muitas obras. Com muita persistência conseguiu trabalhar ainda por mais 30 anos em diversas cidades. Mas seu corpo já estava muito debilitado, por isso ele decidiu voltar para sua terra natal, onde morreu aos 76 anos.




Capelinha do Passo do Calvário: Próximo à Igreja do Carmo encontra-se uma das Capelas do Passo do Calvário. Elas estão espalhadas pela cidade, sendo mais utilizadas na época da semana santa.  



Capelinha do Segundo passo: Outra nessas imediações é a Capela do Segundo Passo, que se encontra na Rua Marques de Sapucaí. Por estar entre casas, geralmente passa desapercebida, exceto durante a Semana Santa.

Em Sabará a Semana Santa é um espetáculo que atrai muitos fieis e turistas, que mantém a tradição secular da representação ao vivo da Paixão e Morte de Cristo e solenidades litúrgicas. 

O cortejo segue pelas ruas de pedras exalando um suave odor de velas queimadas e de manjericão, se misturam ao ecoar dos passos e às peças musicais centenárias que predominam nas procissões... 


Continua na parte 4...


Nenhum comentário:

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores