quarta-feira, 12 de maio de 2010

Belo Horizonte, a cidade que merece seu nome




Cercada por altas montanhas de onde surge o sol pela manhã com grande esplendor, assim é Belo Horizonte. Cidade de clima agradável, protegida dos ventos frios do sul e dos ventos quentes do norte, sua paisagem é tomada por muitas áreas verdes o que confere o título de "Cidade Jardim". E foram essas qualidades que tornaram Belo Horizonte a capital de Minas Gerais.






Desde 1701 os bandeirantes tinham se embrenhado nas matas de Minas Gerais à procura de ouro e pedras preciosas, até que chegaram no alto de uma serra e perceberam o clima agradável do lugar. Ali fizeram uma plantação e uma criação de gado, que deu nome à Serra do Curral. 

Com seus inúmeros escravos formaram um povoado atraindo outros moradores, que ficou conhecido como Curral Del Rei. Ao final da monarquia do Brasil e com o esgotamento das jazidas de ouro em Ouro Preto, o povoado chamou atenção do governo. Nascia assim a ideia de construir uma nova capital.






O projeto da nova capital foi inspirado no modelo das mais modernas cidades do mundo como Washington e Paris, tendo sido inaugurada em 12 de dezembro de 1897.  

Belo Horizonte foi a primeira cidade brasileira modernamente planejada, com traçado perpendicular de ruas cortadas por avenidas em diagonal, quarteirões de dimensões regulares e uma avenida em torno de seu perímetro, que recebeu o nome de Avenida do Contorno.




 
Praça da Liberdade 

Belo Horizonte tem inúmeras praças. Seja grande ou pequena, cada uma tem uma peculiaridade e sempre são usadas como uma referência. 

A primeira praça da cidade foi a Praça da Liberdade, onde teve início a construção da cidade, tendo sido criada para reunir as secretarias públicas e o Palácio do Governo que recebeu o nome de Palácio da Liberdade.






Na época da construção da cidade, o local para instalar a Praça da Liberdade foi escolhido por ser uma colina de onde se poderia ver tudo do alto e com muita nitidez. Hoje o corredor principal é direcionado ao palácio sendo margeado por palmeiras imperiais.







Os jardins da praça possuem um paisagismo muito peculiar, com muitas árvores, um coreto usado para apresentações musicais e fontes inspiradas nas grandes fontes do Palácio de Versailles. Na época os jardins do palácio eram um prolongamento da praça, até que foram delimitados pelas grades que hoje cercam o palácio.






Palácio da Liberdade


A elegância do Palácio da Liberdade está presente em seus três andares, onde várias salas possuem requintadas decorações com influência do estilo francês.






A escadaria principal em elegante estilo art nouveau foi fundida na Alemanha e o tapete de veludo de vermelho foi uma inspiração dos grandes palácios europeus.
 






Os exuberantes lustres são de cristais importados da Boêmia e os afrescos foram feitos por artistas brasileiros e italianos. Grandes mestres vieram na Itália especialmente para essa obra.




Os jardins na parte posterior do palácio foram planejados pelo paisagista francês Paul Villon. O quiosque feito de concreto parece galhos retorcidos. Há ainda um lago, um orquidário, esculturas francesas e postes que sustentam águias de metal cercadas por luminárias. 



Nenhum comentário:

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores