quinta-feira, 8 de julho de 2010

Japão - Toquio



A primavera japonesa, de Março a Maio, deixa as paisagens floridas, quando é comemorado o Hanami, que significa apreciar as flores. É uma tradição japonesa apreciar o florescimento das cerejeiras, que marca o final do inverno. As familias e amigos se reunem nos parques para fazer piquenique e divertir. As lindas cerejeiras, de muitas cores, é conhecida como a flor da felicidade. A Sakura, flor da cerejeira, aparece em muitas artes japonesas e é sinônimo de amizade, do florescer da vida que se faz através de um evento, em um momento de singular beleza e confraternização japonesa.

O budismo e o Xintoismo são as principais religiões do país e existem inúmeros templos no país. De relevo muito montanhoso, está numa área chamada de "Circulo de Fogo", tendo 80 vulcões ativos e sujeito a inúmeros terremotos. O Monte Fuji, é um dos cartões postais do país. Seu complexo de artes artesanais, como o origami, bonsai, ikebana, é único. É um país tradicional e conserva suas tradições através de ritos como o Onsen, Sento e Cerimônia do Chá. A culinária japonesa é única e incomparável e a cultura popular se tornou conhecida através dos mangás, pintura que une o tradicional e o ocidental sobre madeira.

O Japão é um arquipélago e um dos paises mais antigos do mundo. As ilhas principais, Hokkaido, Honshu, Shikoku, Kyushu, Okinawa e outras 3.000 ilhas, são ocupadas por quase 128 milhões de habitantes. Tem a maior expectativa de vida do mundo e milhares de japoneses tem mais de 100 anos. Mas há um decréscimo nos nascimentos e, prevendo um declínio, o país tem estimulado a imigração e incentivado à natalidade. Muitos brasileiros imigraram para o Japão e são conhecidos como dekasseguis.

O Japão é uma monarquia atualmente ocupada pelo Imperador Akihito e sua esposa Mishiko. Os poderes do Imperador são limitados e são concentrados no primeiro-ministro de estado. Marcado por inúmeras guerras territoriais e aliando-se aos alemães na segunda guerra mundial, ao atacar uma base dos Estados Unidos em Pearl Harbor sofreu um ataque nuclear atingindo as cidades de Hiroshima e Nagasaki. Após esse episódio, o Japão assinou um tratado de paz, comprometendo-se a usar seu poder militar apenas para defesa. É a segunda economia mundial conseguida através de profunda ética no trabalho, investimentos, redução do desperdício, reciclagem, além da tecnologia de ponta e grande força de trabalho.

Nenhum comentário:

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores