quarta-feira, 14 de julho de 2010

A vida é uma viagem



A vida é como uma viagem de trem,
se não puder ser o maquinista seja o seu melhor passageiro.
Aproveite cada detalhe e boa viagem!...



Viagens sempre estiveram no pensamento, no desejo e nas atitudes do homem. Para os homens das cavernas significava grandes deslocamentos em busca da caça e mesmo assim tinham de pesquisar locais seguros para dormir e sobreviver.

O que era uma necessidade de sobrevivência, evoluiu ao longo da história da humanidade para uma necessidade de conhecimento. Na era das navegações foi a necessidade de descobrir novas rotas que levaram a lugares até então desconhecidos.

O homem sempre viajará, seja por conhecimento, por conquista, por aventura, para comprar, vender, para colher e transmitir sabedoria, divertimento ou curiosidade. E a cada dia temos muitos meios, além dos lombos de montarias e caminhadas. Estamos na era dos foguetes e talvez algum dia, muitos estarão viajando pelo espaço e se aventurando entre as estrelas.

Para sair de casa nada mais precisamos do que desejo e disposição. Viajar com arte, olhando para o destino com a visão de quem descobre novos horizontes e com a mente aberta para aprender. Os viajantes que assim fazem, sempre retornam melhores do que foram.

Conhecer outros cidades, países e povos amplia nossa maneira de enxergar e compreender o mundo e as pessoas. Viajando e observando com sensibilidade o que se vê, nos torna mais complacentes, menos pretensiosos, amplia nossos horizontes e atenua o preconceito. E hoje também podemos nos deslocar a qualquer ponto, através da internet e da nossa imaginação.

Conhecer um destino é perceber sua essência, seu povo, sua cultura e patrimônio. Falar ou escrever sobre um lugar e uma cultura é tão difícil quanto colocar uma cidade numa caixa de fósforos e às vezes faltam palavras para descrever a fascinante aventura de estar e sentir a essência de um lugar. Por mais longe que possamos ir, lá estará aquele que torna nossa viagem fascinante: o ser humano.

Obrigado por sua visita e por seus comentários. Boas viagens!


Nenhum comentário:

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores