quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Monte Verde e Gonçalves, o clima europeu em Minas



Monte Verde, chamada a Suiça brasileira, é uma das lindas cidadezinhas encravadas na Serra da Mantiqueira. Na verdade, ela é uma vila que pertence ao município de Camanducaia no sul de Minas Gerais. As paisagens que se descortinam ao longo do percurso fazem até esquecer da precariedade da estradinha estreita, esburacada, sem acostamento e cheia de curvas sinuosas que ligam Monte Verde a Camanducaia.





É impossível chegar em Monte Verde e não se entregar completamente aos encantos do lugar. A vila é um desses locais que dá vontade de voltar outras tantas vezes e que pode-se visitar em qualquer época do ano. Porém o charme da região serrana é maior no período de inverno, quando se torna um prazer saborear diversos tipos de fondue e tomar um vinho tinto ao lado da lareira, na companhia de quem se ama.





A gastronomia é um capítulo à parte. São inúmeras as opções de restaurante, bares e casas de chá, onde servem deliciosos chocolates quentes, fondues, comida típica mineira e pratos sofisticados de origem européia. A temperatura durante o inverno é muito baixa, às vezes menos de zero grau, que se mantém até o final de setembro. Apesar de não nevar, Monte Verde amanhece branquinha coberta de gelo no inverno. Mesmo durante o verão a temperatura não passa de 25 graus. Agasalhos bem quentinhos, são imprescindíveis.


Entre as diversas opções de passeios, o voo panorâmico à bordo de um Teco-teco é imperdível. Apesar do medo que dá ao chegar ao aeroporto, que na verdade se resume a uma pista de pouso e um hangar e encontrar o piloto tentando expulsar os cavalos espalhados pela pequena pista de terra antes de decolar, uma vez lá em cima, dá até para esquecer que você está voando naquele minúsculo aviãozinho.


Mas caso não tenha um espírito tão aventureiro, existem muitas trilhas pelas montanhas. Em algumas é necessário percorrer com um guia. E mesmo que não tenha um espírito corajoso e aventureiro, dá para encarar uma das muitas trilhas pelas montanhas. Também pode explorar a região a bordo de um 4 x 4, motocross ou quadriciclo, de bicicleta ou a cavalo.


Bem perto de Monte Verde está o municipio de Gonçalves, um pequeno lugarejo encravado na Serra da Mantiqueira entre Campos do Jordão e Monte Verde. É um lugar para descansar, apreciar uma paisagem deslumbrante, curtir o frio das montanhas no aconchego de um chalé com lareira ou curtir os esportes como o bóia-cross, bike, rapel e caminhadas.






A própria natureza é a maior atração de Gonçalves, que tem um festival de produtos orgânicos de julho a setembro, onde você pode visitar as fazendas certificadas e deliciar dos produtos da região nos restaurantes. São frutas, verduras e legumes produzidos sem agrotóxicos ou aditivos químicos.

Os Mirantes e as cachoeiras são imperdíveis. Em janeiro chove muito e como a maioria das pousadas fica nas montanhas, nesta época só é possível chega com um veiculo 4 x 4. Nas outras épocas basta ter vontade de aventurar-se nesse turismo ecológico e curtir uma viagem inesquecível.





2 comentários:

Uniao Global Ibadianos disse...

Hola agradeço grandemente a sua pagina, que nos orientou bastante e tb nos incentivou a Marcar o Nosso Encontro de Pascoa ai Em Monte Verde.
estaremos felizes realizando o Nosso Evento "Conectando você as oportunidades do Reino" nos dias 5,6,7,8 de Abril.Reremos o Prazer de convida.la a participar conosco.
Associação Internacional Ibadianos.
atenciosamente
Emily Gregório

Lucia de Belo Horizonte / MG disse...

Obrigado pelo convite e pela visita ao blog. Desejo que o evento seja um sucesso! Abraços, Lucia

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores