sábado, 15 de janeiro de 2011

Areal cidade da região serrana



A cidade de Areal, no Estado do Rio de Janeiro, faz parte da Rota 040 e do Caminho Novo da Estrada Real. Em um ambiente natural preservado, o município une a exuberância da Mata Atlântica a uma temperatura agradável, e uma linda represa. E com essa combinação, pousadas e chalés charmosos reúnem muitos turistas que chegam em Areal para aproveitar as cavalgadas e caminhadas ecológicas, dentro desse bucólico cenário da pequena cidade.





Areal está ligada à época do Ciclo do ouro, quando bandeirantes fizeram dali uma parada das diligências. No local da atual igreja havia uma praia de areia, um belo areal, e quando os tropeiros eram indagados onde iriam parar durante a viagem, por não saberem o nome do local, diziam que sua parada seria num areal. Sendo repetido por muitos, deu oficialmente o nome à cidade de Areal, onde Dom Pedro I fêz parada durante a sua primeira viagem à Serra do Mar.

Em outra viagem, Dom Pedro I buscava um clima agradável para melhorar a saúde de sua filha e adquiriu a Fazenda do Córrego Seco em 1830. Esse foi o marco para a fundação de Petrópolis, a 40 km de Areal, que se concretizou durante o reinado de D. Pedro II.








Areal está localizada às margens do Rio Piabanha, próxima à represa do Rio Preto e protegida por sua padroeira, Nossa Senhora das Dores. Tendo sido local de abastecimentos, Areal é uma cidade hospitaleira, chamada de " Pouso dos viajantes ".

Em virtude do alerta de fortes chuvas na região, no dia 12 de janeiro de 2011, a Prefeitura de Areal tomou uma providência rápida e criativa, alertando sua população do perigo das enchentes através de um carro de som que percorreu a cidade com a seguinte mensagem:

"A prefeitura municipal de Areal informa, alerta máximo. Em virtude das chuvas, solicitamos que os moradores das
margens dos rios Preto e Piabanha fiquem de alerta máximo e se retirem para lugar seguro, pois o leito estará subindo nos próximos minutos", dizia a gravação.



A devastação de Areal

O Rio Piabanha subiu 6 metros acima de seu nível normal, levando tudo em sua correnteza. Porém, a iniciativa inteligente, simples e barata da Prefeitura de Areal,
permitiu que várias famílias saíssem de suas casas antes da enchente que se abateu sobre a cidade. Embora muitas famílias tenham perdido suas casas e estão desabrigadas, nenhuma pessoa morreu em Areal em virtude das enchentes, escapando da triste estatística que aponta centenas de vítimas nas cidades próximas.

Nenhum comentário:

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores