terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Porto de Galinhas, a praia dos cavalos marinhos



Quando o tráfico de escravos já estava proibido no Brasil em 1850, Porto de Galinhas se tornou um ponto clandestino de venda de negros trazidos de Angola. Eles vinham escondidos nos porões dos navios e galinhas eram transportadas na parte superior para ocultar o tráfico. 

Quando o navio atracava, a notícia se espalhava rápido pela região, em forma de código: “Tem galinha no porto”. Assim, os grandes proprietários de terras sabiam que os escravos haviam chegado ao porto.







Assim nasceu o Porto de Galinhas, uma das mais belas praias brasileiras. Jangadas deslizam pelo mar, protegidas por recifes. Cavalos-marinhos e peixinhos coloridos são vistos nas águas claras. 

Turistas lotam as praias em busca de sombra e água fresca. Assim Porto de Galinhas se transformou num vilarejo encantador com suas águas mornas, azuis, transparentes, quase sem ondas e cheia de piscinas naturais.





A seis quilômetros de Porto de Galinhas, está a praia de Muro Alto com suas piscinas naturais. É onde estão localizados os luxuosos Resorts Nannai e Summerville. A praia é fechada por uma barreira enorme de corais, como um paredão, e uma grande piscina natural se forma, num lugar bem mais sossegado.







De Porto de Galinhas ao Pontal de Maracaípe são 4 km. A praia de Maracaípe é procurada por surfistas, pois não tem recifes. Já no Pontal de Maracaípe, que fica no finalzinho da praia, é onde o mar encontra o rio e o visual é incrível. 

Os jangadeiros ficam ali ancorados a espera dos turistas para fazer um passeio pelo rio onde é possível desbravar o mangue e ver caranguejos, siris, ostras e os famosos cavalos-marinhos da região. O encontro das águas do mar com o rio, tem cor de Coca-Cola. 







Porto de Galinhas fica a 70 km de Recife e os hotéis costumam oferecer traslado do aeroporto de Recife até Porto de Galinhas. Mas boa opção é alugar um carro em Recife e aproveitar para curtir todos os cantinhos escondidos do litoral pernambucano e, assim fugir dos bugueiros que insistem em arrecadar turistas para dar um passeio pelas proximidades.

Na Vila de Todos os Santos a galera se reune à noite. Esse lugar é um complexo que reune bares construídos em estilo praiano, com telhados de sapê e cercado por coqueiros. Eventualmente shows de música ao vivo agitam ainda mais a noite, entre o centro de Porto de Galinhas e Maracaípe.




Nenhum comentário:

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores