quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Aparecida do Norte, a padroeira do Brasil





Em 1717 três pescadores lançaram suas redes no rio do Vale Paraíba, quando pescaram uma imagem sem cabeça. Ao relançarem as redes tiraram do rio a cabeça de uma imagem, que recebeu o nome de Nossa Senhora de Aparecida. Era uma época de pouca pesca e este episódio serviu como um aviso de que esta cidade de Aparecida do Norte seria abençoada. 







A imagem de terracota e 40 cm de altura tem um belo sorriso nos lábios. Muitos iam rezar na casa do pescador, porém com o crescimento de devoção à santa e os milagres, foi construída uma pequena basílica, hoje chamada Basílica Velha. 

Símbolo da Capital Mariana no Brasil, após um atentado em 1978 que reduziu a imagem em quase duzentos fragmentos, a imagem teve que ser recuperada por artistas restauradores. Contam que um herege quebrou o vidro do nicho da Basílica velha onde se encontrava a verdadeira imagem e tentou levá-la consigo. 

Na fuga, a imagem caiu e se despedaçou. Nesse exato momento, às 20:10 hs do dia 16 de maio de 1978, aconteceu uma forte ventania que fez o comércio fechar as portas. A energia elétrica sofreu um colapso, deixando todo o Vale do Paraiba às escuras. Uma tempestade de pó cobriu a cidade. 





Basílica: Capital da fé, a cidade de Aparecida do Norte guarda toda a religiosidade do maior país católico do mundo. A Basílica Nova, ainda em construção, foi consagrada pelo Papa João Paulo II em 1980. Após quatro anos, a Conferência Nacional dos Bispos (CNBB) declarou oficialmente a Basílica de Aparecida, o Santuário Nacional. 






Considerada como o maior templo católico do Brasil e o segundo maior do mundo, a catedral possui mais de 143 mil m² de área construída. É administrada pelos Missionários Redentoristas da Congregação do Santíssimo Redentor. 





Com estacionamento com capacidade para 2 mil ônibus e 3 mil carros de passeio, o santuário de Nossa Senhora Aparecida possui uma infra estrutura que garante ao seu visitante conforto e segurança. O espaço possui ambulatório médico, sala para os motoristas, reservatórios de água,  sanitários e tudo mais para garantir a melhor experiência possível ao fiel que visita o santuário.




Com capacidade para 70.000 pessoas, seu maior destaque são as figuras de anjos esculpidos que enfeitam a porta e os beirais da igreja. Situado às margens da Via Dutra em São Paulo, é o maior santuário mariano do mundo. 





A cúpula central da Basílica foi iniciada em 1965 e finalizada em 1970. Em 2012 teve início o revestimento interno, que só foi finalizado em 2017, ano em que foi oficialmente inaugurada. A área central é enorme: tem 34 metros de diâmetro e 72 metros de altura.

Cada pedacinho, cada cor e cada desenho tem um significado. Revestida com mosaicos italianos, representa a Árvore da Vida. Ao centro encontra-se o Espírito Santo em forma de Pomba. Existe ainda 42 pássaros de 12 espécies, que representam os peregrinos de todos os lugares.  





Conhecida mundialmente, a Estância turístico-religiosa de Aparecida recebe anualmente milhões de pessoas, vindas das diversas regiões do Brasil e do exterior, principalmente em 12 de outubro, o dia consagrado à santa que é a padroeira do Brasil. 





A Basílica possui diversos outros ambientes, como a Capela das Velas, a Capela do Batismo, a Capela da Ressureição onde estão os restos mortais de alguns Bispos e a Sala das Promessas. Da Torre do relógio tem-se uma vista panorâmica de 360º da cidade.  





Morro do Presépio: Construído com pedras e muita vegetação, a área total do Morro do Presépio tem mais de 7.000 m². 




Localizado próximo à Basílica e inaugurado em 2006, no local existem 70 esculturas em tamanho natural, com a representação do nascimento de Jesus.




Há também outras representações, como os pescadores que retiraram a imagem de Nossa Senhora de Aparecida nas águas do rio, os romeiros que vão pagar promessas e outras atrações, como a gruta, o lago e um mirante, de onde se tem uma linda vista panorâmica.




Na rota dos Três Reis magos há um campo de pastores com suas ovelhas e os anjos que anunciam o nascimento do salvador junto com uma grande estrela suspensa sobre os raios, com mais de 10 metros de altura. Os jardins e cascatas que conferem ao lugar um clima meditativo e de paz.  Se for ao final da tarde, prepare-se para um lindo espetáculo do por do sol.






Basílica antiga: Através da passarela pode-se caminhar até a Basílica antiga.  O caminho tem aproximadamente 400 metros de comprimento e, em sua parte mais alta, tem 35 metros de altura. O passeio é lindo, mas pode ser um pouco cansativo. Quem preferir pode ir de carro até a praça no centro de Aparecida. Há muitas vagas de estacionamento nas ruas próximas.




A primeira igreja construída em 1745, era feita de taipa e se localizava no Morro dos Coqueiros, hoje conhecido como Praça N.S. Aparecida. A segunda matriz foi construída em estilo barroco, com duas imponentes torres e sinos. Nessa basílica a imagem da santa permaneceu até 1982.





A riqueza de detalhes no interior da antiga basílica é impressionante. O altar mor foi esculpido em mármore Carrara trazidos da Itália para o Brasil. 




Com uma história riquíssima, a basílica já teve missa celebrada pelo papa João Paulo II . Em seu interior você contemplará as lindas pinturas feitas a mão. Com mais de dois séculos de existência,  lá você pode visitar a histórica imagem de Nossa Senhora Aparecida.





O belo órgão de tubos foi trazido da Alemanha. A restauração da velha basílica foi feita entre 2004/2015. Ao redor da igreja há muitos comércios, restaurantes, lanchonetes e uma feirinha de artesanato e artigos religiosos. 




Teleférico/Morro do Cruzeiro: A cidade é pequena, mas possui todos os recursos presentes em grandes cidades.  Mas caso não queira andar muito para conhecer a cidade, o Teleférico proporciona um passeio incrível. 






Inaugurado em 2014, o teleférico liga a Basílica até o Morro do Cruzeiro. Do alto tem-se uma vista privilegiada da cidade e da natureza ao seu entorno. O bondinho possui 6 lugares e seus tickets podem ser comprados pela internet.




Com um percurso de 1.100 metros, o percurso do bondinho que leva até o Morro do Cruzeiro dura em média 7 minutos. Localizado a 680 metros de altitude, o acesso também pode ser feito através de um caminho, que passa por vários painéis que representam a Via Sacra. No Morro do Cruzeiro há um elevador panorâmico, que leva até a um ponto mais alto. 





Nenhum comentário:

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores