terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Foz do iguaçu, a emoção das águas



Conhecida internacionalmente pelas Cataratas do Iguaçu, a cidade de Foz do Iguaçu é fascinante. Situada na fronteira entre Brasil e Argentina, quem caminha pelas passarelas a poucos metros da maior de todas as quedas d'água batizada de Garganta do Diabo, é impossível não se molhar e não se emocionar. 






Itaipu na língua guarani significa "a pedra que canta", fazendo referência à uma pequena ilha que havia perto da construção.  Dezoito quilômetros antes de juntar-se ao rio Paraná, o rio Iguaçu vence um desnível do terreno e se precipita em quedas de até 80 metros de altura.

Alcançando uma largura de 2780 metros, sua formação geológica data de aproximadamente 150 milhões de anos, porém a formação do acidente geográfico das cataratas se iniciou a aproximadamente 200 mil anos.






O rio Iguaçu mede 1200 metros de largura acima das cataratas. Abaixo, estreita-se num canal de até 65 metros. As Cataratas são formadas pelas quedas do rio Iguaçu, sendo sua largura total no território brasileiro de aproximadamente 800 metros e no lado argentino de 1900 metros. A altura das quedas varia de 40 a 80 metros e, dependendo da vazão do rio, o número de saltos varia, atingindo um numero superior a 100 nos períodos de média vazão.





A vazão média do rio fica em torno de 1.500 m3 por segundo, variando de 500 m3/s nas ocasiões de seca a8.500 m3/s nas cheias. O volume maior de água ocorre entre os meses de outubro a março, sendo 19 principais saltos

Cinco saltos estão no lado brasileiro (Floriano, Deodoro e Benjamin Constant, Santa Maria e União) e os demais no lado argentino. A disposição dos saltos, com a maior parte deles no lado argentino e voltados para o Brasil, proporciona a melhor vista para quem observa o cenário a partir do Brasil.




Usina Hidrelétrica de Itaipu

A cachoeira de Sete Quedas, era uma das mais fascinantes formações naturais do planeta, mas desapareceu quando do fechamento da barragem de Itaipu e foi inundada. Assim nasceu a Usina Hidrelétrica de Itaipu sobre o Rio Paraná, na fronteira entre Brasil e Paraguai. A maior usina geradora de energia do mundo, foi considerada em 1996 como uma das 7 maravilhas do mundo moderno. 

Desde 2002 a Usina de Itaipu pode ser visitada à noite. Com o show de luzes, o visitante pode verificar cada detalhe da obra de concreto, principalmente o formato de catedrais da barragem. No Mirante Central foi instalado um sistema de sonorização e telas de projeção para exibição de um filme sobre a construção de Itaipu, com duração de 6 minutos. 





Ponte da Amizade

A Ponte da Amizade, que passa sobre o rio Paraná, liga a cidade de Foz do Iguaçu no Brasil a Ciudad del Este no Paraguai. O fluxo constante de carros e pessoas que passam pela ponte tem o interesse de fazer compras em Ciudad del Este
.
Famosa pelos seus preços e variedade de produtos, centenas de lojas fazem com que milhares de compradores cruzam a fronteira entre o Paraguai e Brasil todos os dias. A maioria das lojas aceitam pagamentos em real e dólar, calculados pela cotação do Paraguai. Não existe tarifa de entrada, mas existem impostos em compras que ultrapassam U$300 por pessoa.







O Marco das Três Fronteiras é o obelisco que simboliza a fronteira territorial entre Paraguai, Brasil e Argentina. A demarcação tem o objetivo de representar igualdade e respeito entre as três nações. Inaugurado em 1903, foi criado por Marechal Cândido Rondon e Dionísio Cerqueira. 




 






Nenhum comentário:

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores