domingo, 27 de fevereiro de 2011

Serra da Piedade, um ponto de astronomia e fé


Serra do Sabarabuçu ou Serra da Piedade, localizada na cidade de Caeté próximo a Belo Horizonte, está ligada às lendas das minas de prata que desde final do século 16 atraiam aventureiros que acreditavam que naquele local havia abundância de prata. Na verdade, havia apenas uma igreja e alguns eremitas que moravam no local.







Nos anos de 1800 um sábio francês passou vários dias na serra e descobriu uma mulher penitente que morava por ali e dizia entrar em transe e receber mensagens xamânicas. Naquele período a instituição da serra esteve na mais completa decadência, entregue a fanáticos e charlatões, mas a capelinha se manteve.




A Capela Nossa Senhora da Piedade foi construída por volta do ano 1700, um local de romarias e vinculada a muitas lendas. Hoje existem estradas asfaltadas, mas nas décadas de 1960 os romeiros iam à igreja subindo a ingreme serra a pé. Toda região foi declarada patrimônio histórico de Minas Gerais sendo proibida a degradação da área.

Ali também estão os radares do CINDACTA - Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo que faz parte
das Unidades da Força Aérea Brasileira e executam as atividades de controle do tráfego aéreo comercial e militar, além da vigilância do espaço aéreo e comando das ações de defesa aérea no Brasil.



Mas é no topo da serra que está reservada uma das mais fascinantes experiências, o Observatório Astronômico da UFMG que faz parte do departamento de física da Universidade Federal. Sua posição privilegiada permite observar e monitorar corpos celestes e um sábado de cada mês ou durante algum evento astronômico importante, abre suas portas para receber gratuitamente o público interessado em astronomia, com seus grandes telecóspios.




É impossível não se encantar com o céu coberto de estrelas e ver, bem de perto, planetas e constelações. Para quem gosta de observar as chuvas de estrelas cadentes, a melhor época é quando não há a lua brilhante no céu, ou seja, quando a lua está na fase minguante ou nova. Na lua cheia, a luz da lua espalhada nas partículas e na umidade da atmosfera, diminui o contraste do céu dificultando ver os meteoros menores e tornando menos intensos os maiores. As próximas chuvas de estrelas cadentes mais intensas previstas para 2011 devem acontecer em: 
  • Liríades em 21 abril 2011
  • Eta Aquaríades em 05 maio 2011
  • Perséiades em 13 de Agosto 2011, durante a Lua Cheia
  • Draconíades em 8 de Outubro 2011
  • Orioníades em 21 de Outubro 2011
  • Leoníades em 17 de Novembro 2011
  • Geminíades em 13 de Dezembro 2011 durante a Lua Cheia
 
Telescópio e observação da Via Lactea

Nenhum comentário:

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores