segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Tamandaré, uma das mais lindas praias do Brasil



Situada a poucos quilômetros de Recife, a pequena e tranquila cidade de Tamandaré possui uma das mais belas praias do Brasil. Carneiros é uma praia de sonhos, onde pode-se desfrutar da paisagem selvagem.  


 
 
 
São 5 Km de coqueiros que margeiam toda a sua extensão. A água é límpida e morna e sua paisagem é moldada pelo estuário do Rio Formoso e por um paredão de arrecifes de 1 Km de extensão. A praia é um paraíso e a paisagem ainda é quase a mesma do início do século.  As piscinas naturais e os bancos de areia é de um espetáculo de cores inigualável.


 
 
As ondas banham a Igrejinha de São Benedito, chamada também de Igrejinha dos Carneiros, que ainda hoje utilizada em eventos isolados. A diversidade da natureza ainda proporciona ainda um encontro inesquecível com a cachoeira Bulha D'água, encravada numa área de preservação da Mata Atlântica nos limites da Reserva Biológica de Saltinho e possui altura aproximada de 10 metros.



 
 
O nome da cidade está relacionado com uma antiga lenda do "repovoador". Conta que ele era um pajé a quem o grande deus dos trovões - Tupã - avisou que iria exterminar os homens. E assim quando houve o dilúvio Tamandaré se refugiou na arca com sua família, onde ficou até o fim das chuvas.  Posteriormente voltou às terras secas para reiniciar o seu povoamento.  

Originalmente Tamandaré foi uma parte das terras herdadas pelos filhos de um português que fundou imensos engenhos de açucar na região em 1560. Seu filho primogênito ficou responsável por tudo e foi considerado naquele tempo o homem mais rico de Pernambuco. Durante muitos anos Tamandaré foi considerada um arraial, tendo recebido o título de cidade apenas em 1995 .




 
 
Tamandaré deu seu nome ao Marquês de Tamandaré, o patrono da Marinha de Guerra Brasileira. Tendo participado de inúmeras guerras e revoltas em defesa do território brasileiro no período de 1830/1840, foi-lhe concedido pelo Império o título de Marquês de Tamandaré por reconhecimento dos seus serviços à pátria. Herói nacional, patrono da Marinha de Guerra do Brasil, o dia de seu nascimento 13 de dezembro é lembrado como o Dia do Marinheiro.
 
 
 

Nenhum comentário:

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores