quinta-feira, 31 de março de 2011

São Luis do Maranhão, capital do azulejo e do reggae



Conhecida como cidade dos azulejos, São Luis do Maranhão é uma cidade que lembra Lisboa, com suas casas revestidas de azulejos. O nome da cidade foi uma homenagem dada pelos franceses ao Rei da França Luís IX, quando fundaram a cidade. Invadida pelos holandeses e posteriormente retomada em 1644 pelos portugueses, a cidade ainda guarda as influências desse passado. O Museu do azulejo de São Luis tem uma coleção rara de azulejos portugueses e franceses.





A cidade foi tombada pela Unesco como Patrimônio cultural da Humanidade. Seu famoso conjunto arquitetônico no Centro Histórico tem mais de 5000 prédios dos séculos 17 e 19, que remetem a um passado de muita riqueza onde barões e prósperos comerciantes acumularam fortunas. Se do lado de fora os prédios chamam atenção por causa dos azulejos e o estilo das construções, por dentro eles impressionam pela decoração. É impossível passar pela cidade sem conhecer o antigo prédio da fábrica de tecido erguido em 1900, onde está o centro de artesanato regional.







O belo Palácio La Ravardiére é uma das heranças da fundação da cidade pelos franceses; hoje funciona a Prefeitura. A sede oficial do governo está no Palácio dos Leões. No centro histórico estão as reliquias da arte sacra nas 15 igrejas e capelas, mas a mais exuberante é a Catedral da Sé com seu altar em madeira entalhada por um artista português. E o que reluz no altar é de puro ouro, de 22 quilates.





São Luís está numa ilha, cercada de belas e extensas praias planas com areia clara e mar raso. A Praia de Marcos é
preferida dos surfistas; a Praia Calhau é onde se realizam os jogos de verão e considerada a mais bonita por suas dunas. Em qualquer praia pode-se experimentar o Guaraná Jesus, com gosto de tutti fruti. Não é uma maravilha, mas é típico do Maranhão.

A praia Ponta D'Areia é onde o turista deve estar atento nas fases da lua, pois é onde ocorre a maior variação de maré da costa brasileira e do mundo. A cada 6 horas ocorre a variação da maré e a diferença no vaivém das águas pode chegar a quase oito metros. Em algumas épocas, a praia só aparece depois das 10 horas da manhã, mas quando chega 16 horas a água volta a tomar conta de tudo, e só não invade a avenida devido aos aterros. E quem vai sair de barco, é bom saber o horário da maré, porque na maré vazia a água some e os barcos
ficam encalhados. A variação da maré é impressionante.



A Praia Ponta d' Areia, uma das mais populares, é famosa pelos clubes de reggae. A orla marítima tem barracas que
servem o peixe e frutos do mar para acompanhar a cerveja gelada ao som do reggae. São Luis pode ser considerada a Jamaica brasileira, a capital do reggae no Brasil.

O fenômeno musical que chegou à cidade nos anos 70, hoje tomou
conta da cidade misturando-se ao forró, e o som caribenho ganhou sotaque nordestino nos bailes dos galpões. As radiolas, que são equipamentos de som com uma aparelhagem, é próprio do Maranhão. É o único lugar onde se dança o reggae a dois e onde começou a famosa banda Tribo de Jah.







Outro ritmo marcante é o Tambor de Crioula ou Punga, uma dança de origem africana realizada em louvor de São
Benedito. É organizada em qualquer época do ano para pagar promessas e também em qualquer festa, seja de aniversário, batizado, vitória do time de futebol, ao ritmo do roncador que anuncia a punga e matraca que dá cadência. Uma tradição é a festa do Bumba-meu-boi, que arrasta os maranhenses nos meses de junho e julho. O cacuriá é uma dança típica do estado que apareceu nas festividades do Divino Espírito Santo, uma das tradições de junho.







Em Barreirinhas está o Parque dos Lençóis Maranhenses, belo e intrigante fenômeno da natureza, é um paraíso
ecológico com dunas, rios, lagoas e manguezais. Raro fenômeno geológico, foi formado ao longo de milhares de anos através da ação da natureza, formando paisagens deslumbrantes com imensidões de areias que fazem o lugar assemelhar-se a um deserto.

Ao contrário de outros desertos, chove na região o que forma as suas lagoas que se
espalham por todo parque. A Lagoa Azul e Lagoa Bonita são famosas pela beleza e condições para nadar. Indo de carro, chega-se a Barreirinhas em apenas 3 horas, mas quem for de avião economiza tempo e além disso tem a bela paisagem aérea dos lençois maranhenses.

Nenhum comentário:

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores