quarta-feira, 6 de abril de 2011

João Pessoa, a porta para o sol no Brasil


João Pessoa, a capital do estado da Paraíba, é conhecida como Porta do Sol por estar no ponto mais oriental das Américas. Dizem que o sol brilha primeiro em João pessoa e depois chega ao restante do Brasil. Por isso, desde 5:30 da manhã muitas turistas já estão fazendo caminhadas no calçadão. Fundada em 1585, é uma das mais antigas capitais do Brasil e seu clima tropical atrai turistas com suas belas praias. Durante a Eco-92 foi considerada pela ONU a 2a. cidade mais verde do mundo.







O Hotel Tropical Tambaú de forma arredondada se tornou o cartão postal da cidade, praticamente fincado dentro do mar na praia do Tambaú. As avenidas principais são caracterizadas pelos hotéis e pousadas, lojas de artesanato, feiras de comida e barracas de praia. Passeios em João pessoa são muitos, porém os passeios de barco tem dias e horários determinados porque estão sujeitos à tábua das marés.



Dizem que as melhores épocas para fazer alguns passeios são na Lua Nova e Cheia, pois a maré fica mais baixa e as águas mais transparentes.
As piscinas naturais de Picãozinho são uma das grandes atrações turísticas durante a maré baixa, com acesso através do catamarã. Elas ficam a 1 km praia de Tambaú e a região é famosa pelas águas cristalinas, bancos de corais, peixinhos coloridos e áreas indicadas para mergulho. Nas marés baixas formam um verdadeiro aquário marinho com piscinas de águas mornas.


O Farol do Cabo Branco é o ponto turístico mais conhecido de João Pessoa por ter uma linda vista para o mar. Localizado no topo de uma falésia a 4 km de Tambaú, embora haja uma lâmpada no topo, o farol do Cabo branco não tem a função de orientar os navios. É o único farol do país em formato triangular, já que todos tem formato cilindrico.

As piscinas naturais mais orientais das Américas, a 500 metros da Praia do Seixas em frente ao Farol do Cabo Branco, é
onde as águas super transparentes permitem mergulhos fantásticos. Seguindo por trilhas ou num passeio de catamarã, estão as praias semi selvagens de Gramame, Praia do Amor, Jacumã, Carapibús, Tabatinga, Coqueirinho e Praia Bela.



Tambaba é a famosa praia de nudismo e foi a primeira praia a adotar o naturalismo. Segundo as regras, o naturismo é
proibido no setor de acesso público e é obrigatório no setor de naturismo; ou seja, não se pode, salvo algumas exceções, optar por ficar vestido no setor de naturismo. A partir de uma escada é obrigatório o naturismo.



O Mercado de Artesanato Paraibano - o MAP - é o local onde tem de tudo: redes, camisetas, chapéus, bonés, blusas de malha, vestidos e artigos variados. Mas é o algodão paraibano que chama atenção com a variedade de toalhas bordadas, colchas, vestidos coloridos, roupas de crianças, cangas e saídas de praia etc. São dois andares repletos de coisas lindas.

O algodão paraibano é muito fino e resistente e com ele
são fabricados mantas, redes, cobre-leitos, tapetes artesanais e os famosos tapetes de Santa Luzia, produzidos na cidade de São Bento no sertão paraibano e comercializados em Manaíra.





No café da manhã o que não faltam são as comidas típicas: mungunzá, tapioca, cuscuz, inhame, queijo de coalho e
frutas regionais. A culinária da Paraíba tem um lugar de honra com iguarias locais de dar água na boca: lasanha de macaxeira, carne de sol com nata, paçoca de carne, galinha à cabidela, filé de carne de sol com queijo de coalho, muqueca de peixe, caldo de frutos do mar, arroz da terra com charque, croquete de queijo de coalho, salada de maxixe, baião de dois ou rubacão e outros pratos.

Os sorvetes de frutas são uma verdadeira tentação. Há sorveterias com mais de 40 sabores à escolha, porém os mais interessantes são aqueles de frutas típicas nordestinas: mangaba, cajá, graviola, siriguela, cupuaçu, pitanga, maracujá, manga, caju e outras. As melhores sobremesas típicas e sucos são as de frutas regionais.

O litoral norte da Paraíba é praticamente intocado e a maioria das cidades costeiras tem pouca infra-estrutura. Mas é também onde desfruta-se de tranquilidade e pode-se visitar belos cenários, com águas limpas, altas falésias e abundância de coqueiros. O tour pelo litoral norte torna-se um pouco mais longo porque obriga o veículo a atravessar o rio Paraíba de balsa ou contornar o rio pela BR-101. Em geral, a ida se dá pela balsa e a volta pela estrada.



Cabedelo foi a porta de entrada da Paraíba. Nela foram construídos a Fortaleza de Santa Catarina pelos portugueses,
em 1585 e o porto devido sua posição estratégica. Em frente ao porto há a Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, a 1a. igreja católica de Cabedelo. Para atravessar o Rio Paraíba, existe a balsa que leva o turista e moradores locais até o município vizinho de Lucena.

No caminho para a balsa há a Capela de São Sebastião. Vale a pena visitar o Mercadão aos
sábados pela manhã e desfrutar de todo tipo de frutas, verduras, legumes, peixes e produtos regionais. A Fortaleza de Santa Catarina foi construída pelos portugueses em 1585 na entrada do Rio Paraíba.

Conservada e ainda
apontando os canhões, dá vista para a Ilha da Restinga e Lucena. Há uma loja de artesanato, cursos de teatro, dança regional e capoeira, uma capela, além de exposições de arte exporádicas. Devido ao espaço e à beleza, lá são realizadas peças teatrais, casamentos e outros eventos.





As praias de Ponta de Matos e Miramar ou Dique, são urbanizadas e com ondas fracas. Há uma vila de pescadores que trazem peixes frescos, ostras, camarões e lagostas todo dia para o Mercadão no Centro de Cabedelo. Em Miramar há o Farol da Pedra Seca construído em 1873 para sinalizar a entrada no porto, já que toda a orla de Cabedelo é coberta por uma barreira de corais.

Chegando na entrada da Cidade de Cabedelo, as praias de Areia Dourada e Formosa não possui ondas e são protegidas por recifes; o mar é calmo e de águas claras, onde o pessoal se reúne para o windsurfe, kitesurfe e caiaque. Com vários tons de verde, as praias são lindas. Formosa é uma praia mais urbana com casas antigas.

A praia de Intermares, também conhecida como Mar do Macaco, é a primeira praia de Cabedelo. Tem ondas fortes e por
isso é o point dos surfistas. Há muitas casas de veraneiro e infra-estrutura turística. Muitas pessoas moram em Intermares e trabalham em João Pessoa, devido à tranqüilidade de se morar um pouco afastado da cidade grande. Na praia de Intermares há desova de tartarugas marinhas.



A praia da Camboinha é uma piscina natural com uma barreira de corais sem ondas. Tem águas calmas, claras e
mornas. A praia do poço, além das águas claras e calmas, tem abundância de mariscos. A praia é protegida por barreira de recifes. Nas duas praias há restaurantes, quiosques, hotéis e pousadas, passeios de barco, lancha, banana-boats e jangadas que levam até a Ilha da Areia Vermelha.

A Areia Vermelha é um banco de areia que emerge a 1 km da costa. Durante 4 horas da maré baixa, surgem piscinas
naturais em frente à praia de Camboinha. Com 2 km de comprimento, é a combinação da areia, recifes e de corais que dão uma cor avermelhada, própria da areia e das algas existentes no local. Além dos barcos de passeio, a Areia Vermelha é frequentada também por Jet-skis, windsurfistas, jangadas e veleiros.



Em Cabedelo acontece um espetáculo imperdível e tem até trilha sonora. Todos os dias, quando o sol dá os últimos suspiros na praia fluvial do Jacaré, um saxofonista e um violinista entoam o Bolero de Ravel enquanto o sol se põe. O espetáculo acontece por volta das 17h e atrai moradores e turistas que lotam os vários bares à beira-rio, considerado o mais belo por do sol do Brasil.




Nenhum comentário:

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores