sábado, 23 de abril de 2011

Manaus, no coração da maior floresta do mundo





Manaus é uma cidade histórica imersa no coração da maior floresta tropical do mundo. Capital do Amazonas e uma das sedes da Copa do Mundo em 2014, a cidade tem muito a oferecer aos turistas que aportam nessa região. O nome da cidade deriva da nação indígena Manaós, que foram os primeiros habitantes da região e significa Mãe dos deuses. 

Na época da colonização portuguesa o acesso à região era difícil e não se conhecia as riquezas da região, por isso não despertava interesse. Só foi ocupada por ser um ponto estratégico entre os rios Negro e Solimões.  





No começo do século 20, quando a borracha se tornou a principal matéria-prima das indústrias mundiais, o Amazonas despertou atenção para atender à demanda, pois era o único produtor mundial. A população da cidade cresceu com a chegada de nordestinos e imigrantes estrangeiros, principalmente ingleses que fundaram várias cidades na Amazônia. 

Em 1900, quando se tornou a metrópole da borracha, foram construídos muitos hotéis, cassinos, palacetes e o teatro com os requintes de uma cidade moderna. Também foi nessa época que a cidade tornou-se referência internacional para estudos de doenças tropicais, como a febre amarela, dengue e malária, doenças típicas de regiões tropicais. 






Quem vai a Manaus precisa se prevenir com as respectivas vacinas, pois essas são doenças que podem trazer outras complicações. Devido à proximidade à Linha do Equador, o primeiro impacto que turista conhece da cidade é o seu clima quente e úmido durante quase o ano todo. 

O Mercado Municipal é uma das antigas construções da década de 1900, sendo uma réplica do mercado Les Halles em Paris e por onde passa a produção de peixes da região. 



Palácio da justiça
Em 1910 Manaus foi surpreendida com a concorrência da borracha extraída dos seringais da Ásia e entrou em declínio econômico. Muitos abandonaram a cidade que só voltou a ter destaque com a Zona Franca de Manaus, atraindo muitas pessoas para a região além de muitos turistas.



Palácio da alfândega
A Zona Franca de Manaus é o maior centro industrial brasileiro de fabricação de eletrônicos: celulares, televisores, computadores, tecidos, produtos químicos, montadora de motocicletas, etc. Criada em 1967, serviu de estímulo para a industrialização e ampliação do mercado de trabalho com a isenção de impostos alfandegários.   





 Rio Negro

O Rio Negro mais parece um rio de Coca-Cola,  sendo o mais extenso rio de água escura do mundo e o segundo maior em volume de água depois do Rio Amazonas. 

Em Manaus as águas escuras do Rio Negro encontram as águas barrentas do Rio Solimões formando o rio Amazonas, momento em que ocorre um fenômeno natural muito interessante. 

Em decorrência da  diferença de temperatura, densidade das águas e velocidade das correntezas, as águas percorrem cerca de 6 km sem se misturarem.  



Porto de Manaus

O Rio Amazonas,  maior rio do planeta em volume de água e em extensão,  permite receber constantemente uma grande quantidade de transatlânticos com turistas estrangeiros, além dos turistas que chegam pelo Aeroporto de Manaus que é um dos mais movimentados do Brasil. O porto é uma interessante obra de engenharia, pois oscila com a subida e descida das águas do Rio Negro.  


É do porto de Manaus que partem navios, lanchas e barcos para diversas cidades da região amazônica, em jornadas que as vezes duram dias atravessando a selva. Numa região com poucas estradas, o transporte fluvial é o principal meio de transporte entre as centenas de cidades e povoados. O frenético movimento dos barcos, de todos os tamanhos, seja de passageiros quanto de mercadorias, forma um fascinante mosaico de cores, cheiros e sabores. 



Arena de Manaus

Durante a Copa do Mundo de 2014, a Arena de Manaus receberá as delegações provenientes da Inglaterra, Itália, Camarões, Croácia, Estados Unidos, Portugal, Honduras e Suissa. 

Construída com arquitetura inspirada na floresta amazônica, a arena está localizada entre o aeroporto e o centro histórico da cidade. As novas instalações foram cuidadosamente trabalhadas para oferecer conforto aos atletas e para 42.000 espectadores. 





Os amazonenses são simpáticos e hospitaleiros, sempre dispostos a conversar. E se estiver com disposição para "prosear" você vai encontrar muitas estórias de caboclos e mitos.  

A cultura amazonense é muito rica e para tudo há uma explicação mítica. E delas nascem as músicas regionais que contam as lendas de boto, do boi bumbá e muitas outras que fazem sonhar.






Teatro de Manaus
O lindo teatro de Manaus foi inaugurado em 31 de dezembro de 1896, no auge do ciclo econômico da borracha. 




Construído nos moldes dos grandes teatros europeus, no teto tem destaque a maravilhosa obra "Glorias das belas artes da Amazônia". Considerada como uma das melhores casas de ópera do mundo, a cúpula do teatro é coberta com 36.000 escamas de cerâmica esmaltada e telhas vitrificadas vindas da Alsácia. 


  
Igrejas 

Há muitas igrejas em Manaus, entre elas a Catedral que é marcada por painéis e vitrais europeus, algo que era bem comum em sua época. Construída em 1888 em estilo eclético, que mistura do Gótico e o Neoclássico, desde sua fundação a igreja pertence aos padres Capuchinhos. 

Pinturas provenientes da Itália cobrem do teto até o altar, sendo as obras de autoria de Silvio Centofanti, Francisco Campanella e Ballerini. A maior delas está logo na entrada, onde Ballerini retrata o martírio de São Sebastião. A base da cúpula retrata os quatro evangelistas e a cúpula a "Glória do Céu" com oito anjos. Na capela lateral está um presépio em tamanho natural trazido da Europa.



Passeios de barco

Os passeios de barco pelos rios e florestas levam a um mundo deslumbrante de ricas paisagens. É um passeio divertido, impressionante e revelador. 

Além disso, propicia conhecer aspectos da natureza e da vida animal, pássaros, artesanato indígena, sons, cores e odores da selva; um mundo que está além do que se pode imaginar existir. 



Hotel de Selva
Alguns turistas preferem se hospedar na selva para sentir as sensações da mata, onde estão os resorts de luxo próximo a Manaus. Há agências de turismo que oferecem um tour, que inclui o nado com os botos e visita à Comunidade Indígena do Tupé nas imediações de Manaus. 




Além de conhecer as atividades diárias da  comunidade e o artesanato, eles promovem um passeio na floresta com direito a nado no rio. É uma oportunidade de conhecer a cultura indígena, seus rituais e danças típicas. Para as apresentações as pessoas da comunidade se caracterizam. A aldeia está localizada às margens do rio Negro na periferia de Manaus. 
 






Reservas ecológicas

Mas quem não quiser adentrar na selva  pode visitar os inúmeros parques e reservas ecológicas. Os grandes mamíferos, como o Peixe-boi e o Boto, são encontrados principalmente em regiões sem muita movimentação do rio Negro, e também em lagos no bairro Tarumã e em alguns reservatórios da cidade, como o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. 




Existe ainda o Parque do Mindu, o Parque Estadual Sumaúma, o Parque Ponte dos Bilhares. Algumas árvores de origem amazônica, como a Andiroba e Mafumeira - também conhecida como Sumaúma, são encontradas nos parques da cidade e também no Parque do Mindu e Parque Estadual Sumaúma. Tartarugas, víboras, pássaros e peixes de todas as espécies plumagens e peles são encontrados nos viveiros.




No enorme Parque do Mindu, tem espécies e  elementos do ecossistema amazônico. É nesse parque que se vê o Soim-de-coleira, um pequeno macaco que existe apenas na região de Manaus, assim chamado por ter o corpo coberto de pelos castanhos apenas o pescoço com pelos brancos, que mais parecem uma coleira. É também nesse parque que está um vasto canteiro de ervas com propriedades medicinais e aromáticas, além das trilhas suspensas.






O Jardim Botânico Adolpho Ducke, que é o maior jardim botânico do mundo, tem árvores com 40 metros com mais de 400 anos.  São mais de 100 km² com uma grande biodiversidade, mudas de plantas, biblioteca sobre botânica e meio ambiente, pavilhão de palestras e eventos, espécies de animais em extinção, como araras, tucanos, tatus e onças-pintadas, e também amostras da Vitória-régia, a maior flor do mundo que nasce nas regiões ao longo do Rio Amazonas.



Praias

E com tantas águas não faltam praias e cachoeiras em Manaus: Praia da Ponta Negra, Praia do Tupé, Praia Dourada e a Praia da Lua que tem o formato de uma lua crescente, com areias brancas que contrastam com as águas do Rio Negro.  





Tapioca, Pirarucu de casaca, Banana Pacovã, Tambaqui grelhado ou Caldeirada de tambaqui, são pratos da culinária manauara, de nomes e gostos exóticos. A farinha de mandioca, também chamada de farinha d'água, é típica do Amazonas e servida em vários pratos. 




Também exóticos são os sabores de sucos, sorvetes e sobremesas com as frutas típicas da região: graviola, camu-camu, jenipapo, biribá, pupunha, abiu, tucumã e outras. 





É desta região o famoso energético guaraná. Estimulante e até afrodisíaco, são muitas as propriedades atribuídas ao guaraná, um pó extraído dessas sementes com qual os índios da Amazônia faziam o uaranã, ou "bebida dos senhores".

Natural da amazônia, o guaraná é um cipó que se enrosca no tronco das grandes árvores e pode atingir até 10 metros. Suas flores são brancas e quando cai a flor aparece o fruto colorido. 




Frutos amazonenses


Nenhum comentário:

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores