quarta-feira, 20 de abril de 2011

Amazonas, joia da humanidade



Há 460 anos Gonzalo Pizarro partiu do Equador, atravessou a cordilheira dos Andes e explorando o curso de um rio chegou ao Oceano Atlântico. Da viagem que durou 2 anos, relatou que sua expedição lutou com mulheres guerreiras, as icamiabas, que das margens do rio disparavam-lhes flechas e dardos de zarabatanas.

O mito das mulheres guerreiras às
margens do rio difundiu-se sem nenhuma comprovação, mas mesmo assim fêz com que aquela região viesse a receber o nome das guerreiras da mitologia grega, as Amazonas, dando também o nome ao rio. Assim, em 1541, nascia a história do Rio Amazonas, o maior rio do mundo em volume de água e em extensão.

O folclore da Amazônia é rico em lendas, mitos, músicas, poesia e danças que encantam. Ouvir as lendas contadas, é
como abrir um livro mitológico que encanta. As histórias do Boto, da cobra grande, as lendas de seres mitológicos, as crenças sobre o Curupira, a Iara, a Matinta Pereira, dá a idéia das raízes culturais dessa região, que tem grupos folclóricos contagiantes com suas músicas e fantasias.



A biodiversidade amazônica conserva muitos segredos desconhecidos da humanidade. As florestas da região concentram 60% de todas as formas de vida do planeta terra, mas calcula-se que somente 30% de todas elas são conhecidas pela ciência. São peixes, pássaros, bichos, árvores e microorganismos que ainda são desconhecidos. As árvores gigantescas, algumas com mais de 100 metros de altura, a variedade de espécies animais, os vegetais de propriedades medicinais, fazem da Amazônia, uma jóia preciosa a ser preservada pela humanidade.

O Amazonas possui uma grande reserva biológica inundada, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá. É onde se encontra as onças, capivaras, aves, répteis e macacos, entre outros. O maior desses animais é a anta que serve como fonte de alimento para as populações rurais. Alguns animais encontram-se ameaçados de extinção e são protegidos por órgãos especiais dos governos.

Das milhares de espécies de peixes da Amazônia, o pirarucu é considerado o bacalhau da Amazônia.
Os pratos típicos e ricos em sabores de influência indígena fazem uma culinária repleta de variedade de peixes e frutos. Cada ingrediente, quando combinado com elementos regionais ou o tempero caboclo, resulta num paladar impossível de não encantar pelo exotismo do preparo.



Temperos como a pimenta malagueta, pimenta de cheiro e o tucupi são
essenciais. Seja o tucunaré, o pacu, o tambaqui, o jaraqui ou o bacalhau da Amazônia, o delicioso pirarucu entre tantos outros peixes apreciados, o complemento é a farinha do uarini. Descobrir sabores absolutamente únicos que encantam o paladar, aromas inusitados e formas que encantam o olhar, é apreciar os frutos da Amazônia.

Seja o Cupuaçu com seu sabor sutíl e ímpar, o açai o famoso energético, a pupunha considerada a uva da amazônia,
quem nunca provou, não imagina os sabores do araçá, buriti, camu-camu, que dá colorido às margens do rio e marca as lembranças encantadoras do estado amazonense.

Nenhum comentário:

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores