quinta-feira, 16 de junho de 2011

Natal, a cidade do sol com o ar mais puro das Américas



Natal  é o lugar onde se pode respirar o ar mais puro das Américas. Conforme classificação da Nasa, devido aos fortes ventos o ar se renova constantemente. É considerada a Capital Espacial, que teve as operações da primeira base de foguetes da América do Sul, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno em Parnamirim. 
 

 

É conhecida como "Cidade do Sol", por ser onde o sol brilha quase durante todo o ano e são raros os tempos de chuva. Quando se chega na cidade logo se aprende que Natal tem quatro estações, apenas com nomes diferentes: verão, calor, quentura e mormaço.  

É uma das cidades brasileiras onde residem mais estrangeiros. Por ser a capital  mais próxima da Europa, Natal  é  o destino turístico de muitos cruzeiros internacionais e muito procurada por turistas e estudantes estrangeiros. Geralmente  são turistas provenientes de países europeus, países escandinavos e de  países africanos. 


Arena das Dunas
 
Durante a Copa do Mundo de 2014 a Arena das Dunas receberá as delegações provenientes do México, Camarões, Gana, Estados Unidos, Japão, Grécia, Itália e Uruguai. Construída no bairro Lagoa Nova, a Arena multiuso tem capacidade para um pouco mais de 31.000 espectadores e modernas instalações para o conforto dos atletas. 




 
Um dos principais cartões postais da cidade é o famoso Morro do Careca, uma duna com mais de 80 metros de altura na Praia de Ponta Negra. Além de oferecer comidades, também é a praia vigiada durante 24 horas por dia pelas 23 câmeras instaladas ao longo do litoral.
 
Há confortáveis resorts à beira mar que oferecem todo conforto e mimos aos turistas. E por ser a região onde há maior produção e exportação de camarão do Brasil, é o lugar indicado para saborear a mais rica variedade gastronômica de camarão.  
 
 

 
 
 
Fundada em 25 de dezembro de 1599, os portugueses construíram o Forte dos Reis Magos para defender a região das invasões dos franceses. Logo deram início à construção da cidade entre o Rio Potengi e o oceano Atlântico que recebeu o nome de Natal.
 
A história da cidade é marcada pela colonização portuguesa e holandesa, isso porque a cidade foi invadida pelos holandeses em 1633 que permaneceram na cidade durante 20 anos. Nessa época o nome da cidade foi mudado para Nova Amsterdã e graças aos holandeses a cidade evoluiu.  
 

 

Considerada pelo Departamento de guerra dos EUA como um dos quatro pontos mais estratégicos do mundo, historicamente a cidade de Natal teve grande importância durante a Segunda Guerra Mundial em 1942. Durante as operações, os aviões da base aliada americana se abasteciam com combustível onde hoje é o Aeroporto Internacional Augusto Severo.

A cidade foi favorecida com o estabelecimento das tropas militares brasileiras e aliadas. Os americanos mudaram profundamente o modo de vida em Natal ao trazer novos produtos e novas ideias. Natal foi a primeira cidade brasileira a conhecer o Chiclete e a Coca-Cola. 



 
 

 
 

 
O Parque das Dunas foi a primeira unidade de conservação ambiental implantada no estado do Rio Grande do Norte. Faz parte da reserva da biosfera da Mata Atlântica reconhecida pela UNESCO e declarada Patrimônio Ambiental da Humanidade.

A entrada principal do parque está no Tirol, mas de fato o parque se estende ao longo da via costeira.
Considerado o 2º maior parque urbano do Brasil, é o parque que proporciona a um clima regular à cidade, fixa as dunas, purifica o ar além de ser uma belíssima paisagem.  O acesso ao Parque das Dunas é feito pelo Bosque dos Namorados.

As trilhas são classificadas em 2º grau de dificuldade para acesso. A trilha Perobinha é a mais fácil e recomendada para crianças e adultos sedentários. A trilha Peroba é recomendada para adolescentes e adultos. A trilha Ubaia-Doce é recomendada somente para pessoas com bom preparo físico, porque é a caminhada é mais longa.



 
 
 
A Via Costeira é uma via expressa e litorânea de quase 10km que faz a ligação entre as Zona Sul e Leste da cidade. É onde se tem uma linda vista panorâmica e se pode sentir a brisa fresca que sopra com o doce perfume do mar.
 
Os passeios de Buggy pelas dunas reservam grandes emoções, mas nada se compara à experiência dos passeios sobre um dromedário que percorre a linda praia de Genipabu.  O Farol de Mãe Luiza, construído em 1951, tem 37 metros de altura e é utilizado para orientar os navios.
 

 
 
 
Em Parnamirim está o maior cajueiro do mundo. A árvore cobre uma área de quase 7500 m2 e foi plantada por um pescador em 1888. A árvore cresceu para os lados e com o tempo e o peso, os galhos se curvaram para baixo até tocar o solo. Os galhos criaram raízes e cresceram novamente. Parecem várias árvores, mas de fato trata-se de uma única árvore que cobre quase 95% da área do parque. 
 

 
 


Acredita-se que o escritor Antoine de Saint-Exupéry tenha se inspirado na cidade de Natal para a sua obra mundialmente conhecida " O Pequeno Príncipe ". O escritor faz diversas referências a pontos da cidade, como a descrição de dunas e a árvore Baobá que existe na cidade, assim como à estrela cometa que é um símbolo de Natal. 
 
 
 

Nenhum comentário:

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores