segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Pomerode, pedacinho da Alemanha no Brasil




No Vale do Itajaí em Santa Catarina, Pomerode é a cidade mais alemã do Brasil onde quase todos falam alemão. O idioma e mesmo antigos dialetos, como o Pratt herdado dos primeiros imigrantes, são usados para conversar na feira, nos clubes e nas pracinhas. Com a mesma tenacidade com que preservam sua linguagem, os pomeranos reverenciam a cultura de seus antepassados na arquitetura, na culinária e nos hábitos diários. 
 



A estrada de Pomerode corta o vale e desvenda lindos recantos com casas coloniais cercadas de flores e aromas. A cidade, que preserva a cultura germânica exibe com orgulho e respeito as suas tradições, transmitindo ao turista uma sensação de estar no interior da Alemanha.

A receptividade do povo de Pomerode, com seus cabelos loiros, olhos azuis e largo sorriso, é um convite para admirar suas ruas limpas, as casas em estilo enxaimel com varandas decoradas e jardins bem cuidados.
Em Pomerode a gente descobre o prazer de viver, apesar de todas as dificuldades da vida moderna.





A tradicional Festa Pomerana, que acontece todos os anos em janeiro, com seus desfiles, comidas típicas, bandinhas e concursos exóticos, é um convite para conhecer um pouco mais da cultura da cidade. A passagem do Fackelzug (desfile de Tochas) ao anoitecer mantém viva uma tradição que remonta à época da colonização quando não havia energia elétrica. As festas eram iluminadas por tochas e lamparinas num cortejo iluminado que se repete a cada ano.
São muitas as brincadeiras abertas à participação de moradores e turistas. O Schneidermüller (Serrador de Lenha) é destinado a dois homens ou duas mulheres para serrar um ronco de madeira em menor tempo. O Holzhacker (Lenhador) é destinado a quem cortar um tronco de lenha no menor tempo. O Fischerstechen são dois competidores numa canoa no meio da lagoa que tentam derrubar o adversário.
  





Uma das maiores atrações da festa é a competição do Chope em metro. O competidor precisa beber 600ml de chope diretamente da tulipa comprida, sem derramar a bebida. Vence quem beber mais rápido. E quem gosta de um bom chope artesanal não pode perder uma visita à Cervejaria Schornstein.

Em Pomerode, o bar da fábrica, serve petiscos tradicionais das culinárias holandesa e alemã, com combinações harmônicas entre petiscos e chopes. Também é possível conhecer o processo de produção em uma visita monitorada que inclui degustação das cervejas pilsen natural, cristal, weiss, pale ale, bock e Imperial stout, diretamente do tanque.

 


 

O Concurso culinário supreende o paladar com saborosas receitas criadas e preparadas por moradores de Pomerode.
A cada noite, a disputa acontece em uma categoria diferente: Bolo, Cuca, Torta Doce, Torta Salgada, Geléia, Pão, Licor e Sobremesa. Os pratos mais apetitosos e originais são eleitos os melhores da noite, segundo o gosto do público.
Liebelich (marreco recheado), Kassler ou Einsbein (joelho de poco), Apdelstrudel (torta de maçã) e muita cerveja são delícias inigualáveis. As tortas doces, como a Cuca alemã, o Strudel, Mohn Brötchen, o pãozinho redondo polvilhado com semente de papoula são especialidades pomeranas.
 





A Páscoa em Pomerode é celebrada de forma tradicional. A Osterfest tem muitos atrativos para as famílias e é divertida. Coelhinhos verdadeiros circulam para encantar as crianças, além da Ostermarkt, a feira de artesanato de Páscoa. Quem desejar aprender arte, pode frequentar as oficinas. Na decoração, a Osterbaum, uma árvore de páscoa com ovinhos e flores colore toda a cidade. Crianças e adultos pintam as casquinhas de ovos.
Em Pomerode a técnica de pintura chamada de Bauernmalarei consiste na pintura de flores campestres com leves pinceladas no formado de vírgulas. Até o século 19 este tipo de decoração era bastante utilizado em móveis de madeira maciça, mas o crescimento da indústria de móveis e popularização dos produtos, a técnica perdeu espaço. Também é encontrada a técnica Fernsterbilder, que são pedaços de madeira minuciosamente cortados como quadros vazados que enfeitavam as janelas na Alemanha antiga.  



É possível encontrar peças bem coloridas e quem tem curiosidade sobre a maneira como são produzidos pratos, xícaras e outros artigos de cerâmica, tem a chance de conhecer a maneira artesanal como são fabricados os produtos da Porcelana Schmidt. Maior fábrica do gênero na América Latina, ela abre as portas aos visitantes que lá podem ver de perto a fabricação das belas peças que formam jogos de jantar e de café.






Tanto o Centro urbano quanto as pequenas propriedades rurais ao longo do Vale do Rio Testo, oferecem muitas atrações turísticas, como o grande Jardim Zoológico, o Museu Erwin Teichmann, o Museu Pomerano, a Casa do Imigrante e o Recanto Mundo antigo.

Do Morro Azul e do Morro da Turquia se tem uma linda vista da cidade e também onde estão as pistas de decolagem para parapente e asa-delta, os pontos culminantes da região. Nos 16 Clubes de Caça e Tiro da região, que preservam as tradições e os costumes dos imigrantes alemães, há alegres competições de tiro ao alvo e de bolão, um jogo semelhante ao boliche.

É no Winterfest em julho que acontece a principal competição, elegendo o Rei do Tiro. Ao som das polcas, mazurcas, valsas, apresentações de danças típicas e festival gastronômico, pode-se descobrir que nos bastidores dessa bucólica fachada, está um povo trabalhador e alegre que tornou Pomerode uma das cidades com melhor qualidade de vida do Brasil.

 

Nenhum comentário:

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores