segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Lago de Itá



Na divisa dos estados de Santa Catarina/Rio Grande do Sul, o lago da Usina Hidroelétrica de Itá inundou 100.000 metros quadrados de terras abrangeando parte de sete cidade em Santa Catarina e quatro cidades no Rio Grande do Sul o que despertou o turismo rural e os esportes náuticos para a região. A influência de imigrantes europeus e orientais é um traço marcante da cultura e da culinária em diversas cidades como Itá, Arabutã, Concórdia, Alto Bela Vista, Ipira, Peritiba, Piratuba, Marcelino Ramos, Aratiba, Mariano Moro, Severiano de Almeida.







Os primeiros moradores de Itá em Santa Catarina eram imigrantes italianos que chegaram na região em meados de 1920. Quando a antiga vila foi inundada em 1996, em função da barragem do Rio Uruguai, foi construída uma nova sede totalmente planejada. O Rio Uruguai cobriu todas as casas mas restaram de lembrança as torres da antiga Igreja de São Pedro que se tornou-se um ponto turístico da cidade. Itá significa "Pedra" na lingua indígena e é o símbolo do monumento da praça.







De Itá em Santa Catarina até Aratiba no Rio Grande do Sul está a maior tirolesa da América Latina. A distância entre um ponto e outro é de 4,5 km. O circuito começa no centro de Itá atravessa o lago percorrendo 2.500 metros até uma torre de 14 metros de altura em Aratiba e termina na prainha de Itá próximo ao Thermas, com percurso de mais 2.000 metros. O trajeto acima das águas do lago da Usina Hidrelétrica Itá é uma emocionante descida de 15 minutos que dá direito a uma visão paradisíaca e muita adrenalina.









Em Piratuba a grande atração são as fontes de águas termais sulfurosas da Estância Hidromineral com muitas piscinas, quadras de esporte, trilhas ecológicas e um jato de água quente de 30 metros de altura. Aos domingos e feriados parte a Maria Fumaça de Piratuba a Marcelino Ramos, uma viagem de belas paisagens animada com música regional, regada com um bom vinho e degustação de produtos regionais durante o trajeto. Em Marcelino Ramos a maior atração turística é o parque de águas termais às margens do Lago do Uruguai.




A grande atração de Alto Bela Vista é a ponte metálica de quase 460 metros de comprimento sobre o Rio Uruguai que liga Santa Catarina à cidade de Marcelino Ramos no Rio Grande do Sul. A sequência de três quedas d'água no Rio Velho Vicente e a vista que se tem de um ponto alto faz juz ao nome da cidade pois tem uma Bela Vista.





As cidades de Mariano Moro e Severiano de Almeida também em forte influência dos imigrantes italianos e a pesca é uma tradição da cidade que deu origem à Festa anual do Peixe.
Severiano de Almeida por muito tempo foi chamada de Nova Itália e deu nome ao Parque Nova Itália.

A Cantina Tretin é uma típica propriedade italiana construída em madeira e pedra que retrata parte da história dos imigrantes italianos. Além da degustação e venda de vinhos fabricados na propriedade, a cantina promove almoços e jantares para grupos e excursões, servindo pratos típicos italianos.




Em Concórdia, a influência dos imigrantes italianos manteve muitas tradições do passado, como a Igreja do Pinheiro Preto que guarda a memória dos imigrantes. Às margens do Rio Uruguai, grandes fazendas se tornaram pousadas para o agroturismo, além dos restaurantes italianos e alemães que servem a comida típicas.





Peritiba é cercada de muito verde, de flores e ar puro. Colonizada por imigrantes italianos e alemães, a cidade tem a melhor qualidade de vida da região e é notória a preocupação com o meio ambiente. Além disso, os cuidados com a arquitetura da cidade se estende desde os grandes sobrados até aos mini chalés do posto telefônico e das lixeiras.



Arabutã e Ipira são cidades colonizadas por imigrantes alemães e romenos que chegaram à região na década de 1900. Nas pequenas praias de Arabutã, às margens do Rio Jacutinga, há campings que recebem turistas atraídos por suas corredeiras e as magnifícias cascatas de Ipira.







Nenhum comentário:

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores