terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Cabaceiras, a roliúde nordestina


Cabaceiras na Paraíba se auto-denomina a "Roliúde Nordestina" em referência aos mais de 30 filmes que foram rodados na região. O longa-metragem "O Auto da Compadecida" foi gravado na cidade e serviu de cenário para vários filmes, tendo um Memorial Cinematográfico e um grande letreiro na entrada da cidade.









O Auto da Compadecida é uma peça clássica do teatro brasileiro, escrita por Ariano Suassuna em 1955 que deu origem a uma minissérie de televisão e ganhou uma versão para o cinema em 2000. Abordando temas universais como a avareza humana e suas amargas consequências, por meio de personagens populares o autor prepara o espectador para um desfecho moralizante conforme os preceitos do cristianismo católico.


Mostrando um povo religioso, de pé no chão, acuado pela seca, atormentado pelo fantasma da fome e em constante luta contra a miséria, o autor traça o perfil dos sertanejos nordestinos submetidos à opressão e subjugados por aqueles que possuem terras e almas por vastas áreas do Brasil. A peça que projetou Suassuna através do cinema, também projetou a pequena cidade de casario colorido do século 18, onde o bode é rei.








Durante os três dias da Festa do Bode Rei, o caprino recebe homenagens com a coroação do bode que será o monarca da cidade durante um ano. A festa acontece ao longo da avenida principal da cidade e tudo gira em torno do universo bodístico. A festa ocupa três espaços principais: o Parque do Bode, o Arraial do Bode e a Praça do Bode.

O Parque do Bode é reservado para a exposição e venda dos bodes. Muitos artesanatos de couro como bolsas, sandálias, chapéus e outros são vendidos na pracinha e são famosos por não se utilizar químicos na elaboração do couro.
A arena é destinada ao Concurso da Cabra Leiteira e da Melhor Buchada de Bode, além das competições Pega Bode, Fórmula Bode, Gincana do Bode e Triatlon de Bode.

A gastronomia é bodística também. Pratos típicos incluem a Buchada de Bode, o Picado de Bode, Pizza de Bode, Bodioca - tapioca recheada com strogonoff de bode, Lingüiça de Bode e o exclusivo doce de xique-xique, entre outras variedades típicas da região.






Cabaceiras tem uma atração turística singular, o Lajedo de Pai Mateus, um platô de 1.500 km quadrados sobre o qual estão dezenas de grandes pedras arredondadas de granito. Em algumas destas rochas são encontradas pinturas rupestres atribuídas aos índios cariris que viveram na região entre 10 e 12 mil anos atrás.

O local é considerado místico por ter sido um local sagrado para os povos indígenas pré-históricos e muitos visitantes afirmam sentir a energia positiva que o lugar transmite.
O impressionante jardim de milenares blocos de granito arredondados que chegam a pesar 45 toneladas cada, parecem tiradas de alguma obra de ficção científica. Estudiosos dizem que podem ter origem vulcânica.

A Saca de Lã é uma pequena trilha entre mandacarus, facheiros e xique-xiques. Seus inacreditáveis blocos empilhados uns sobre os outros originaram muitas lendas. Contam que existem guardiãos da mata fazem travessuras para defender a natureza da depredação do homem.







Nenhum comentário:

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores