quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Mossoró, terra da liberdade



Mossoró, situada no oeste potiguar do Rio Grande do Norte, tem sua história marcada pela força da mulher nordestina. Em Mossoró ocorreu o episódio conhecido como Revolta das Mulheres e também foi a primeira cidade do Brasil onde as mulheres conquistaram o direito de votar. E, por ter sido também a primeira cidade a libertar os escravos antes da Lei Áurea e pela heroica resistência ao bando de Lampião, é chamada de Terra da Liberdade.





Com muito orgulho de suas tradições e do seu passado histórico, a cidade construiu um espaço próprio para homenagear seus herois e recontar sua história através do Memorial da Resistência. A idéia é permitir que as pessoas façam uma viagem no tempo, para conhecer sua história através de grandes painéis. Durante a Festa da Liberdade a cidade resgata e festeja momentos históricos da cidade.

A Revolta das mulheres foi um movimento ocorrido em 1875, quando 300 mulheres saíram pelas ruas em passeata para
protestar contra a obrigatoriedade do alistamento militar, que recrutava seus maridos para lutar na Guerra do Paraguay. Determinadas, as mulheres invadiram repartições públicas; armadas de paus e pedras, rasgaram o livro de recrutamento. Para por fim à revolta, as mulheres foram presas e condenadas à morte por enforcamento ou fuzilamento.

A cada ano o
movimento é relembrado pelo Auto da Liberdade, o maior espetáculo brasileiro em palco ao ar livre. Chuva de Bala no País de Mossoró é um espetáculo realizado no adro da Igreja São Vicente, no local exato onde aconteceu a histórica batalha contra Lampião e seu bando em 1927.



Na época de 1928 a constituição brasileira não permitia o voto dos escravos, analfabetos, pobres e mulheres. Mas em
Mossoró, as mulheres conquistaram o direito de votar. Uma professora e juíza de futebol, Celina Viana, foi a primeira mulher brasileira a obter o título eleitoral. Isso se tornou um marco histórico no Brasil e no mundo, já que muitos países também proibiam o voto feminino. Muitas mulheres reinvidicaram o direito ao voto, que foi concedido por Getúlio Vargas em 1934.

Celina Viana também foi a primeira mulher a ser eleita como deputada estadual no Rio Grande do Norte. Sua façanha
produziu um movimento nacional em defesa dos direitos da mulher e sua participação política. Em 1933, Carlota Pereira foi a 1ª deputada federal eleita. Em 1979, Eunice Michilles foi a 1ª mulher a assumir um lugar no Senado. Em 1982, Maria Esther Figueredo foi a 1ª Ministra de Estado. Em 1994 Roseana Sarney foi a 1ª mulher eleita governadora.

Atualmente, as mulheres estão à frente de vários ministérios e, após 121 anos de tradição republicana, o Brasil elegeu a 1ª mulher presidente de sua história, Dilma Roussef nascida em Belo Horizonte. E, por ironia, foi justamente em Belo Horizonte que Celina Viana faleceu em 1972.







A antiga Estação das Artes Eliseu Ventania se transformou em um pólo cultural e as casas coloridas da avenida formam
a praça de convivência, onde existem barzinhos aconchegantes que são o point da cidade.







O Teatro Municipal Dix-Huit
Rosado traz um ar de modernidade à cidade e o Parque da Criança traz o encantamento com o castelo de Branca de Neve e o mundo encantado de Walt Disney. A Paróquia de São José Operário está ligada à história dos operários salineiros e do movimento sindical em Mossoró.





A Cidade Junina se tornou uma das maiores festas juninas do nordeste, que inclui concertos de sanfoneiros, violeiros, concursos de quadrilhas, feiras de artesanato e muitas atrações regionais. E como o jegue é o símbolo do sertão nordestino, durante a festa acontece a pitoresca " Fórmula Jegue ", que é uma corrida de jegues no Jegódromo.

Outro símbolo do sertão nordestino é o bode que tem uma homenagem especial, a Festa do Bode. Simultaneamente
acontece o Festival de Gastronomia, que oferece uma premiação às melhores receitas bodísticas. Durante a festa, acontece também o Bregabode, que reúne artistas de música brega nacional, poetas, repentistas e muito forró.





Mossoró, a maior produtora de petróleo em terra do Brasil, apesar de estar localizada no sertão tem acesso a
diversas praias. A apenas 50 km de distância, Areia Branca tem imensas dunas, enormes falésias de terra avermelhada e belas praias. São mais de 40 km de litoral onde estão as praias Ponta do Mel, Cristóvão, Redonda, Morro Pintado, São José, Baixa Grande, Upanema entre outras.

É o único lugar do mundo onde o sertão encontra com o mar.
Areia Branca, também chamada de Cidade de areia, é cercada de salinas e gamboas por todos os lados e situada à margem direita do rio Mossoró. Contam historiadores que entre 1860 a 1870 o terreno da futura cidade era todo coberto por uma espessa mata. Com o flagelo da seca em 1877, muitas pessoas invadiram a ilha e devastaram toda a vegetação a fim de construir seus casebres.

Com a devastação da mata, o solo ficou exposto à erosão dos ventos que levantava nuvens de pó e as transformava em pequenas dunas de areia que alcançavam até dois metros de altura. Esse interessante fenômeno, decorrente da ação do vento, ocorria com o morro do Pontal localizado à entrada da barra do Rio Mossoró. Periodicamente, o morro desaparecia da paisagem, para reaparecer anos depois como num passe de mágica. Os mesmos ventos que levavam o morro, o traziam de volta...


Nenhum comentário:

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores