sábado, 10 de dezembro de 2011

São Miguel do Gostoso, primeiro marco do descobrimento do Brasil



Praias paradisíacas e semidesertas, clima agradável durante todo o ano, brisa do mar e sossego é o que se encontra em São Miguel do Gostoso, uma pequena cidade do Rio Grande do Norte. Não há bares, nem ambulantes e buggies na praia, só areia branca e fofa com águas muito limpas e tranquilas, sem nenhum sinal de lixos urbanos e poluição.





São Miguel do Gostoso, também chamada de Gostoso, faz juz a seu nome; tudo ali dá gosto de experimentar. O litoral tem muitas dunas e coqueiros que acompanham toda a extensa enseada que forma as praias. No centro da cidade, a Praia Ponta do Santo Cristo é a favorita dos kitesurfistas e dos praticantes de esportes náuticos à vela por causa dos bons ventos e da calmaria das águas.

Nessa praia há instrutores de kite, windsurf e aluguel de equipamentos. É um dos locais mais bonitos para apreciar o pôr-do-sol, que espalha sobre as águas do mar as cores douradas e avermelhadas ao final da tarde.




Formada por enormes dunas, a Praia do Marco é conhecida como Dunas do Vespúcio; uma homenagem a Américo Vespúcio. Essa foi a praia escolhida pelos navegantes portugueses quando atracaram sua embarcação em 1501, após o descobrimento do Brasil. Neste local os portugueses colocaram o primeiro marco colonizador nas terras brasileiras. Há quem afirme que esse é o ponto
do descobrimento do Brasil.



A Praia de Tourinhos , além de ser uma das mais bonitas da região, reserva uma surpresa. Com formações rochosas de
dunas petrificadas há mais de 2.000 anos, a praia tem ondas fracas mas quando a maré está baixando ou subindo, acontece um fenômeno: ao bater no paredão de corais, a ondas fazem jorrar água pelo orifício da pedra formando um chafariz com um jato de água que alcança 3 metros de altura, conhecido como o suspiro da baleia.

No caminho a Tourinhos está um povoado chamado de Reduto, onde pode-se apreciar o trabalho das labirinteiras, mulheres que fazem um tipo de bordado chamado de labirinto, cuja técnica é transmitida de mãe para filha. Contam que Reduto recebeu esse nome devido a um grupo de soldados holandeses que foi obrigado a permanecer nesse povoado como prisioneiros. Isso explica os olhos claros e cabelos loiros de muitos habitantes dessa região.







Próximo a Gostoso está o farol mais alto do Brasil e o segundo mais alto da América Latina, o Farol do Calcanhar. Do alto de seus 62 metros de altura, com 298 degraus, tem-se uma bela vista do ponto extremo do Brasil e do continente das américas mais próximo da Europa. Ao lado do farol se inicia a BR 101, a rodovia mais longa do Brasil que liga o Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul.



As praias Peróbas e Maracajú são famosas pelas formações de corais, conhecidas por Parrachos, sendo ideais para mergulhos. Os catamarãs levam turistas para mergulhar nas águas transparentes.


Apesar da simplicidade, qualidade não falta nas pousadas de charme e restaurantes. Quem prefere sofisticação, há
pousadas e resorts que dispõem de quartos com varanda, piscina, spa com massagem, ofurô e atendimento de praia.



Nos restaurantes há invenções típicas da culinária potiguara como também pizzarias e restaurantes especializados em massas, shushis, peixes etc. Na Pousada Casa de Taipa um dos proprietários prepara aos sábados feijão com carne seca no fogão a lenha da Casinha de taipa.


A casa de Taipa na verdade é um museu, réplica de uma moradia típica do sertão nordestino construída com barro e
galhos de árvores e decorada em seu interior com utensílios originais. Trata-se da reconstrução do tipo de casa em que habitavam os primeiros moradores do lugar.



Casa simples, econômica e térmica, no passado eram as mulheres que
finalizavam a construção alisando as paredes e dando acabamento, eliminando assim os buracos e rachaduras. No final da obra, era dada uma festa inaugural para bater o piso de terra da casa.




Local de gente risonha e hospitaleira, segundo contam, o nome da cidade potiguar surgiu da combinação de duas pitorescas histórias. Um comerciante que sofria de uma doença incurável prometeu a São Miguel Arcanjo que construiria uma capela caso fosse curado.

A graça foi concedida e a igreja foi construída em 1899 e dedicada a São Miguel dando o primeiro nome à cidade. Um antigo morador hospedava as pessoas que passavam na região. Por ser muito falante e ter longas e gostosas gargalhadas foi apelidado de "Seu Gostoso". Daí surgiu o nome da cidade: São Miguel do Gostoso...


Nenhum comentário:

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores