terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Souza, a cidade dos dinossauros



Em pleno sertão paraibano é possível viajar no tempo e retornar a milhões de anos passados. Pegadas de um gigante de 20 metros de comprimento e 5 toneladas extinto a 65 milhões de anos, assim é o Vale dos dinossauros no município de Souza na Paraíba.

As pegadas que datam de 110 milhões de anos encobrem outras mais antigas ainda e a diferença entre elas é de 10 milhões de anos. Calcula-se que pelo vale tenham passado os Iguanodontes, os Velocirraptores, os Estegossauros e os Pterossauros; os pequenos e grandes, corredores e saltadores.





O vale tem aproximadamente 700 km quadrados de área e tudo por ali está relacionado aos dinossauros. Além do Vale, em Souza tudo se refere aos dinossauros, como a Praça dos Dinossauros, a Boate Rocksauro, o Hotel e os dinos desenhados nas fachadas das lojas.

É um dos mais importantes sítios paleontológicos do mundo, com a maior incidência de pegadas de dinossauros. Há rastros e trilhas de mais de 80 espécies e marcas de conchas mostrando que a região já foi um braço de mar há milhões de anos atrás. Muitos achados foram levados para um museu e cada peça revela segredos de uma história ainda cheia de mistérios.







Conta a tradição local que em 1897 um velho tropeiro viajante dizia ter encontrado imensos rastros sobre pedras do sertão da Paraíba. Surgiu a crença de que se tratava de algo sobrenatural, mas pesquisas revelaram que se tratava de pegadas de dinossauros, confirmada em 1924 pelo geólogo Luciano de Morais.

A descoberta ficou esquecida até que estudos paleontológicos destacaram o local entre os sítios paleontológicos mais importantes do planeta. Os nomes complexos e as explicações detalhadas desses animais nem sempre empolgam, mas ver os rastros deixados por eles é uma experiência inusitada apesar da estrutura precária do parque. O parque tem passarelas que permitem observar os rastros deixados por esses animais que viveram na Paraíba há 130 milhões de anos ao longo do Rio do Peixe.



Inaugurado em 1940, um tradicional hotel está na zona rural da cidade de São João do Rio do Peixe, a Estância Termal de Brejo das Freiras, que é conhecido pelas fontes termais e pela argila medicinal utilizados em tratamentos de pele e beleza,

Segundo estudos, as águas têm origem filoniana e atingem a superfície a partir de uma fenda geológica que seria resultado de antigas manifestações vulcânicas. Ali pode-se mergulhar em águas com temperatura de 35 a 37 graus.

Nenhum comentário:

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores