segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Varginha, a cidade dos ETs



Localizada no Sul de Minas Gerais, Varginha tornou-se conhecida mundialmente em 1996 pelo suposto aparecimento de criaturas alienígenas, episódio conhecido como o "ET de Varginha". O fato recebeu atenção de grandes nomes da ufologia internacional devido ao grande número de ocorrências que marcaram a cidade.







Segundo contam, algumas pessoas da cidade teriam visto criaturas alienígenas em 20 de janeiro de 1996 e, segundo os mesmos, pelo menos uma dessas supostas criaturas teria sido capturada com vida numa operação militar e entregue aos cuidados da Universidade de Campinas. Naves espaciais teriam sido avistadas no céu dias antes da descoberta do ET - extra terrestre pelos moradores.

Nada foi confirmado oficialmente e autoridades brasileiras negam as informações considerando-as como lenda urbana. No entanto, o caso ET de Varginha foi apontado como o mais notável incidente ufológico do gênero em todos os tempos no Brasil, colocando Varginha entre as pesquisas dos ufólogos que tentam desvendar o mistério. Ao redor da cidade há vários monumentos como a caixa d'água e pontos de ônibus em forma de discos voadores, além de estátuas do ET em praças e lojas, miniaturas e chaveiros.







Os primeiros documentos de que se tem notícia sobre a história de Varginha datam de 1780, quando tropeiros que passavam por ali construiram uma capela. Grande produtora de grãos de café, após a extinção da escravidão no Brasil em 1870 muitos italianos imigraram para essas terras para trabalhar na cultura do café.

Varginha foi uma das cidades brasileiras que mais recebeu a imigração italiana no Brasil no século 19. Com empenho e força de trabalho muitos italianos compraram suas próprias terras e começaram seus próprios negócios, tendo grande influência na cidade. É atribuida à colônia italiana a construção do Theatro Capitólio cuja decoração foi feita pelo italiano Alesandro Vallati.





A qualidade do café de Varginha, Café Gourmet, é produzido com grãos extremamente selecionados que passam por um rigoroso processo de classificação. Após essa seleção, eles são submetidos a torra, resultando num produto de alta qualidade com sabor e aroma totalmente diferenciado.

Esse café, que antes só era encontrado no exterior, hoje é produzido em Varginha, que se tornou uma das maiores exportadoras de café do Brasil. As cafeterias da cidade servem o café expresso, capuccino e drinks feitos com café.



Com localização privilegiada próxima ao lago de Furnas, a cidade é referência nos esportes náuticos e local turístico de lazer. Existem diversas opções ao redor da cidade para quem gosta de esportes radicais.

Com diversas trilhas para montainbike, motos de trilha, quadricíclos e pista de Motocross, nas marinas do lago estão casas flutuantes, jet-skis e locais de pescaria. Também há vários parques, como o Parque Centenário e o Parque Novo Horizonte, além de fazendas hitóricas do século 19 que funcionam como hoteis e restaurantes no campo.

Nenhum comentário:

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores