segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Três Corações, a terra do Rei Pelé



Três Corações em Minas Gerais é a cidade onde nasceu o Rei Pelé - Edson Arantes do Nascimento. Homenageado com um monumento na Praça Cel. José Martins, que também é dedicada ao Tri-Campeonato Mundial de Futebol conquistado pelo Brasil em 1970, a cidade rende diversas homenagens ao grande rei do futebol.









 

A Casa de Cultura mantém um rico acervo dedicado a Pelé com fotos e recortes de jornais de todos os tempos da carreira do grande atleta e a história da cidade. O Parque e o Ginásio Poliesportivo levam o nome de Pelé. Apelidado carinhosamente de Pelezão, o ginásio é uma construção sofisticada sendo um dos maiores e mais modernos ginásios de Minas Gerais.





Considerado o maior jogador da história do futebol, Pelé recebeu o título de Atleta do século 20. Nascido em Três Corações em 23 de outubro de 1940, era conhecido como Dondinho. O apelido Pelé, com que se tornou conhecido, tem origem num jogo de futebol.

Com apenas 3 anos de idade já demonstrava habilidades com a bola de futebol. Impressionado com as defesas que o menino fazia no gol, diziam-lhe: "Defende Bilé". Pessoas próximas passaram a chamá-lo de Bilé, mas muitos confundiam e o chamavam de Pelé.

Aos 10 anos trabalhando como engraxate, Pelé montou seu próprio time. Descoberto logo depois, foi convidado para jogar no Santos Futebol Clube, época em que diziam que ele seria o maior jogador de futebol do mundo. Aos 16 anos já jogava em torneios brasileiros.




Quando o Brasil se tornou Campeão Mundial na Copa do Mundo na Suécia em 1958, Pelé se consagrou como um grande jogador aos 18 anos. Criador de jogadas que encantaram o mundo, Pelé participou da Copa de 1966 na Inglaterra e da Copa de 1970 no México quando a seleção brasileira recebeu a Taça Jules Rimet e o craque passou a ser chamado "Rei Pelé". Em 1997 recebeu o título de Sir-Cavaleiro Honorário do Império Britânico e o título de Maior Futebolista do Século ocorreu em 1999.

Pelé marcou seu milésimo gol em 19 de novembro de 1969. Professor de Educação Física, teve sua última partida em 1974. Aos 37 anos, Pelé despediu-se definitivamente do futebol, quando se tornou embaixador para Ecologia e Meio ambiente (ONU 1992), embaixador da Boa Vontade (UNESCO 1993), embaixador para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco 1994) e Ministro dos Esportes do Brasil de 1995 a 1998.





A Igreja Matriz da Sagrada Família é uma das mais belas construções sacras de Minas Gerais com seu altar em mármore de Carrara e lindos vitrais, entre eles o vitral dedicado à Sagrada Família. A Ponte dos Boiadeiros é um de seus marcos históricos. Construída em 1924 sobre o Rio Verde, foi considerada um projeto arrojado de engenharia de sua época.




Histórica também é a Escola de Sargentos das Armas - ESA, uma escola do Exército Brasileiro destinada à formação do Sargento de carreira nas Armas Combatentes - Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações.




História: A cidade que nasceu em torno de uma capela, só ganhou destaque quando o Imperador Pedro II e a família imperial estiveram na cidade para inaugurar a estrada da ferro Minas/Rio. O Abrigo da Locomotiva Maria-Fumaça, ao lado do prédio da antiga Estação Ferroviária inaugurada em 1884 pelo Imperador D. Pedro II, guarda uma locomotiva Baldwin de fabricação americana.

Nome da cidade: O nome da cidade teve origem na Capela erigida em louvor aos Sagrados Corações: de Jesus, Maria e José. Mas há outras versões que tentam dar um cunho poético dizendo que o nome da cidade provém de uma história de amor. Diz a lenda que três irmãs se apaixonaram e foram abandonadas por três boiadeiros que partiram levando uma boiada e nunca mais voltaram. Por isso, seriam três corações que restaram a chorar na cidade...


Nenhum comentário:

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores