quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Teresópolis, a capital do alpinismo no Brasil



Teresópolis, a cidade mais alta das serras fluminenses no Rio de Janeiro, situa-se na Serra dos Órgãos cercada de lindas paisagens, rios, cascatas e flores, além do Parque dos Três Picos. Por suas formações montanhosas, Teresópolis é considerada a capital do alpinismo e montanhismo no Brasil,atraindo muitos turistas, esportistas e aventureiros que apreciam trilhas. Ecoturismo e esportes radicais é a cara de Teresópolis.





O Pórtico da cidade é chamado por muitos de Portal do Paraíso, isso porque consideram que a cidade é abençoada pelo Dedo de Deus. Devido à sua altitude, Teresópolis tem uma temperatura média de 16ºC e já chegou a (-) 4ºC no inverno, tornando-se ideal para quem gosta de curtir o frio seco das montanhas durante o inverno ou um verão com o ar fresco.

O nome da cidade que significa Cidade de Teresa - Teresópolis - foi uma homenagem à Imperatriz Dona Teresa Cristina, esposa de Dom Pedro II da época do Império. Por ter um clima e paisagem similar aos da Europa, a família imperial elegeu a região serrana como um refúgio aconchegante para os períodos de férias, tornando também o local preferido da aristocracia, dos nobres e de ricos comerciantes naquela época.


Construções históricas como o Palácio Teresa Cristina e o Palacete Granado são resquícios do passado imperial. As palmeiras imperiais de até 500 metros de altura é um marco da paisagem da cidade. No entanto, mais do que história, Teresópolis é um recanto preferido para quem gosta de conviver com a natureza.










Paraíso dos alpinistas e montanhistas, o pico mais famoso é o Dedo de Deus apontando para o céu com quase 1.650 metros de altitude. Porém o ponto mais alto é a Pedra do Sino com 2.263 metros, a Pedra do Açu com 2.230 metros, a Agulha do Diabo com 2.020 metros, a Verruga do Frade com quase 2.000 metros, a Pedra do Ermitage com 1.485 metros, o Dedo de Nossa Senhora com 1.320 metros e outros.

Em Teresópolis existem muitas escolas e instrutores de alpinismo, além de guias experientes. A travessia de 30 km entre Teresópolis-Petrópolis, que atravessa a mata e as montanhas da região, é considerada a caminhada de longo curso mais bonita do Brasil. Muitos alpinistas dessa região ganharam fama internacional, como Mozart Catão, um dos maiores esportistas de alpinismo do Brasil que foi o primeiro brasileiro a conquistar o Everest.








O Parque da Serra dos Órgãos abre a temporada de montanhismo de maio a setembro para montanhistas vindos de todas as partes do mundo. O nome do parque deriva da semelhança dos picos da serra com os tubos em tamanhos diferenciados de órgãos de igreja, derivando daí o nome Serra dos Órgãos. De topografia acidentada, grandes desníveis e altitudes que variam entre 1.000 a 2.000 metros, o ponto culminante é a Pedra do Sino.

O circuito turístico da estrada Teresópolis/Friburgo, conhecido como Terê-Fri, dá acesso aos Três Picos. A Pedra da Tartaruga, que tem uma formação similar a uma tartaruga, está entre as trilhas de Teresópolis. Do seu cume avista-se parte da Serra dos Órgãos incluindo a Mulher de Pedra, os Três Picos e outros. O local é ideal para a prática de Rappel e muitos jipeiros se encontram por ali. Das famosas montanhas Torres do Bomsucesso também se tem uma bela vista.





Capital dos esportes radicais, na cidade está a entrada principal do Parque da Serra dos Órgãos, com muitas trilhas de terra e trilhas suspensas, belas cachoeiras e piscinas naturais atraindo também muita gente interessada em praticar cavalgadas, arvorismo, mountain bike, trail, aventuras, expedições, caminhadas ecológicas, passeios a cavalo, em jeeps e micro-ônibus.

Do Mirante Soberbo, no trevo de entrada para Teresópolis, em dias claros avista-se o Grande Rio, a Baía de Guanabara, a Baixada Fluminense, o pico Dedo de Deus, o pico do Escalavrado, a Boca do Peixe e outros pontos da Serra dos Órgãos. No alto do morro da Fazendinha está localizada a Colina dos Mirantes, de onde pode-se ver grande parte da cidade e do maciço da Serra dos Órgãos. Na Serra do Subaio na zona rural também existem várias trilhas, montanhas e cachoeiras.







A
s cascatas são as opções de verão. A Cascata dos Amores tem piscina natural própria para nadar. A Cascata do Imbui tem uma queda de 20 metros de altura e suas águas se precipitam em corredeiras. No Vale dos Frades, o Morro dos Cabritos serve para escaladas e a Cachoeira dos Frades tem uma queda de 10 metros de altura com grande volume de água. É uma piscina natural com fundo de areia e águas transparentes é a mais frequentada por banhistas além das areias brancas das margens.

Um esporte muito praticado em Teresópolis é a equitação. Há pistas de areia, de grama e pistas para treinamento de velocidade, além de doma e hospedagem para cavalos. Sendo uma área montanhosa e com trilhas, muitas pessoas apreciam as cavalgadas pelas trilhas.

Os professores de equitação ministram diversos cursos e acompanham os alunos nas cavalgadas.
Considerado um esporte radical, a equitação também envolve riscos mas é uma aventura que mistura audácia e a sensação de transgressão de limites, uma característica marcante de Teresópolis.





Mas o maior orgulho de Teresópolis é sediar a CBF - Confederação Brasileira de Futebol utilizada para treinos da Seleção Brasileira de Futebol. Além de ser um dos mais modernos centros de treinamento de atletas do mundo, a área é cercada por belas paisagens de um dos bairros mais belos e charmosos da cidade, a Granja Comary e o grande Lago Comary. Apesar do acesso restrito, em dias de treino da seleção os torcedores lotam as imediações do campo.

Nenhum comentário:

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores