sábado, 4 de fevereiro de 2012

Búzios, charme e glamour




Cidade pequena, praiana, tranquila e com vida noturna agitada, assim é a Península de Búzios, um verdadeiro paraíso cheio de charme e glamour na chamada Região dos lagos do Rio de Janeiro.





Com uma sofisticada rede de hotéis e restaurantes, Búzios atrai turistas internacionais famosos. Foi o encanto dessa cidade do interior que atraiu a atriz Brigitte Bardot, a famosa musa francesa dos anos 60 que deu origem ao nome da Orla Bardot.




A Orla Bardot, entre o mar e a rua das casas coloniais, tem várias esculturas. Entre elas está a escultura de Brigitte Bardot, que foi a primeira turista famosa de Búzios ajudando a divulgar a beleza de suas praias pelo mundo.


Monumento wm homenagem aos pescadores  




Há também um monumento na Praia da Armação, que homenageia os pescadores. Tendo sido apenas uma antiga aldeia de pescadores, Búzios transformou-se em um paraíso de celebridades e artistas famosos que tem suas casas de veraneio na Praia da Ferradura e em outras praias.





As origens pesqueiras ainda estão presentes nos barcos que flutuam mansamente nas inúmeras praias que cercam a península e constrastam com os enormes e elegantes transatlânticos e escunas que transitam pelos mares de Búzios no verão.








Um jeito fácil de conhecer algumas praias são os passeios de barco que tem vários percursos. O antigo pier é ponto de partida dos tradicionais passeios de escunas, das saídas das operadoras de mergulho, aluguel das típicas traineras dos pescadores e para desembarque dos seus passageiros dos navios que ancoram próximo ao local.





O nome da cidade teve origem dos portugueses que chegaram naquele local no século 19 e ensinaram aos pescadores novas técnicas de pescam que consistia numa estrutura armada para pegar peixes; surgia assim Armação de Búzios.

Havia também a pesca de baleias para extração do óleo que era usado para a iluminação. Os ossos das baleias eram enterrados numa praia que posteriormente foi chamada de Praia dos Ossos.





A tradicional Praia dos Ossos tem casarios antigos com azulejos nas fachadas com as datas de sua construção e no alto de uma colina está a Igreja de Sant'Ana de onde se tem uma vista deslumbrante das praias ao seu redor. Mas também há praias pouco tradicionais, como a Praia Olho de Boi reservada ao nudismo.








No total são 23 praias de puro encanto, cada uma com um um estilo diferente. Algumas são calmas e quase desertas, outras são mais agitadas e mais populares entre os jovens surfistas, como a Praia de Geribá e a Praia Brava. 

Algumas praias são acessíveis por trilhas, como as praias Azedinha e Azeda que é uma das praias mais bonitas de Búzios. Outras são acessíveis por estrada e tem restaurantes à beira mar, como a Praia João Fernandes.




Um espetáculo raro da natureza acontece na Ponta das Poças. Diques de origem vulcânica e entalhes nas pedras formam poças e um caminho natural para as águas que formam uma extraordinária cachoeira de água salgada em diferentes níveis. Isso acontece quando a maré está alta e o mar agitado. Apesar do acesso difícil, há trilhas a partir da Praia da Ferradurinha.






A badalada Rua das Pedras é o retrato do glamour que reúne lojas de grife, restaurantes sofisticados, galerias de arte, bares e pousadas, em meio a muitos idiomas e culturas. O movimento é maior durante a noite e as lojas funcionam até a madrugada.






O espírito da Rua das Pedras se estende rumo à Orla Bardot, sempre colorida pelos barquinhos de pesca que enfeitam a caminhada ao longo do calçadão, salpicado de decks de madeira, bancos e jardins. Sendo um local fashion, as baladas em Búzios só terminam de manhã.




Nenhum comentário:

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores