sábado, 4 de fevereiro de 2012

Búzios, charme e glamour



Cidade pequena, praiana, tranquila e com vida noturna agitada, assim é a Península de Búzios, um verdadeiro paraíso cheio de charme e glamour na chamada Região dos lagos do Rio de Janeiro.

Com uma sofisticada rede de hotéis e restaurantes, Búzios atrai turistas internacionais famosos. Foi o encanto dessa cidade do interior que atraiu a atriz Brigitte Bardot, a famosa musa francesa dos anos 60 que deu origem ao nome da Orla Bardot.








A Orla Bardot, entre o mar e a rua das casas coloniais, tem várias esculturas entre elas está a escultura de Brigitte que foi a primeira turista famosa de Búzios ajudando a divulgar a beleza de suas praias pelo mundo.

Tendo sido apenas uma antiga aldeia de pescadores, Búzios transformou-se em um paraíso de celebridades e artistas famosos que tem suas casas de veraneio na Praia da Ferradura e em outras praias.



Monumento dos pescadores




As origens pesqueiras ainda estão presentes nos barcos que flutuam mansamente nas inúmeras praias que cercam a península e constrastam com os enormes e elegantes transatlânticos e escunas que transitam pelos mares de Búzios no verão.

Um jeito fácil de conhecer algumas praias são os passeios de barco que tem vários percursos. O antigo pier é ponto de partida dos tradicionais passeios de escunas, das saídas das operadoras de mergulho, aluguel das típicas traineras dos pescadores e para desembarque dos seus passageiros dos navios que ancoram próximo ao local.







A cidade tem seu nome originado dos portugueses que chegaram naquele local no século 19 e ensinaram aos pescadores novas técnicas de pesca que consistia numa estrutura armada para pegar peixes; surgia assim Armação de Búzios. Havia também a pesca de baleias para extração do óleo que era usado para a iluminação. Os ossos das baleias eram enterrados numa praia que posteriormente foi chamada de Praia dos Ossos.

A tradicional Praia dos Ossos tem casarios antigos com azulejos nas fachadas com as datas de sua construção e no alto de uma colina está a Igreja de Sant'Ana de onde se tem uma vista deslumbrante das praias ao seu redor. Mas também há praias pouco tradicionais, como a Praia Olho de Boi reservada ao nudismo.








São 23 praias de puro encanto, cada uma com um um estilo diferente. Algumas são calmas e quase desertas, outras são mais agitadas e mais populares entre os jovens surfistas, como a Praia de Geribá e a Praia Brava.

Algumas praias são acessíveis por trilhas, como as praias Azedinha e Azeda que é uma das praias mais bonitas de Búzios. Outras são acessíveis por estrada e tem restaurantes à beira mar, como a Praia João Fernandes.

Um espetáculo raro da natureza acontece na Ponta das Poças. Diques de origem vulcânica e entalhes nas pedras formam poças e um caminho natural para as águas que formam uma extraordinária cachoeira de água salgada em diferentes níveis. Isso acontece quando a maré está alta e o mar agitado. Apesar do acesso difícil, há trilhas a partir da Praia da Ferradurinha.








A badalada Rua das Pedras é o retrato do glamour que reúne lojas de grife, restaurantes sofisticados, galerias de arte, bares e pousadas, em meio a muitos idiomas e culturas. O movimento é maior durante a noite e as lojas funcionam até a madrugada.

O espírito da Rua das Pedras se estende rumo à Orla Bardot, sempre colorida pelos barquinhos de pesca que enfeitam a caminhada ao longo do calçadão, salpicado de decks de madeira, bancos e jardins. Sendo um local fashion, as baladas em Búzios só terminam de manhã.

 

Nenhum comentário:

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores