quinta-feira, 21 de novembro de 2019

BH 5 - Avenida Afonso Pena



Avenida Afonso Pena

Principal avenida da cidade, a Avenida Afonso Pena foi a primeira via projetada da cidade. Nela estão concentrados os principais órgãos públicos e pontos culturais, comerciais e financeiros. 

Com início na Praça Rio Branco, que é mais conhecida como Praça da Rodoviária, termina na Praça da Bandeira, mais conhecida como Alto da Afonso Pena.





Praça Sete de Setembro 

Um dos pontos mais agitados é a Praça Sete de Setembro. Mais conhecida como Praça Sete, o obelisco central celebrou os cem anos da Independência do Brasil em 1922. 

Já foi mudado de lugar, mas após muitas discussões acabou retornando ao seu local original e tomou o apelido de "Pirulito da Praça Sete". 

A praça é cortada por duas importantes avenidas, Avenida Amazonas e Avenida Afonso Pena, além de outras 2 ruas diagonais que tem seus quarteirões reservados apenas para pedestres. 

Ao redor da praça existem prédios comerciais e de serviços públicos, tendo destaque o Cine Teatro Brasil.





Cine Teatro Brasil

Recentemente restaurado e transformado em espaço cultural, o Cine Teatro Brasil localizado na Praça Sete foi construído em 1932, tendo sido na época o principal cinema e o maior teatro da cidade. 

Sua construção foi pioneira na utilização de concreto armado e importado da Inglaterra. Inspirado na arquitetura francesa, foi o primeiro prédio da cidade em estilo Art-Deco que influenciou na construção de outras obras tornando Belo Horizonte uma das cidades brasileiras com maior presença do estilo Art-Deco. 

Durante um longo tempo foi o prédio mais alto da capital. Seus 11 andares causava fascínio nas pessoas, que pagavam ingresso para visitar o terraço de onde se avistava toda a Serra do Curral.





Edifício Acaiaca

Alguns edifícios tem destaque por seu estilo e decoração, como o Edifício Acaiaca que tem as grandes faces dos índios vigiando o movimento da avenida. Na época de sua construção foi considerado um símbolo da ousadia arquitetônica mineira da década de 1930.





Igreja São José 

Em frente ao Edifício Acaiaca encontra-se a Igreja São José, que se destaca por suas imponentes escadarias. Foi a primeira igreja da cidade, tendo sido construída em 1910 em estilo manuelino e com fortes influências holandesas. 







A pintura interna é uma obra do artista alemão Guilherme Schumacher. Uma curiosidade interessante dessa igreja são as 14 imagens de santos de um lado e as 14 imagens de santas do outro lado. Essa separação reflete o costume da época em separar os homens das mulheres dentro das igrejas.





Convento dos Redentoristas

No Convento dos Redentoristas anexo à igreja é visível a influência holandesa, que chama atenção por sua grandiosidade e beleza.  Porém sua entrada não é pela Avenida Afonso Pena, mas sim pela Rua Tupis que passa atrás da igreja. 






Ao longo da avenida Afonso Pena estão importantes museus e centros culturais situados em prédios, que são verdadeiras preciosidades da arquitetura.






Algumas construções são muito antigas e fazem parte da história da cidade. Duas delas são verdadeiros palácios, onde no passado foram realizadas grandes festas. 






Utilizadas como sede de museus, como o Museu Inimá de Paula e o Museu da Moda, essas belas construções ainda mantém o mesmo glamour do passado. 





Instituto Cultural Moreira Sales

Outra construção em destaque da avenida é o Instituto Cultural Moreira Sales, que possui um amplo acervo de artes plásticas, literárias, visuais e biblioteca sobre artes.





Prefeitura Municipal 

O edifício em estilo art-déco tem linhas geométricas, mas também uma imponente entrada com influência italiana. Construído em 1937, a fachada é decorada com o emblema do estado.





Automóvel Clube 

Uma das construções mais luxuosas ao longo da Avenida Afonso Pena é o prédio do Automóvel Clube. Em 1925 o Automóvel Clube tinha a intenção apenas de promover a prática do automobilismo em Minas Gerais e criar um espaço para entreter os sócios exclusivos. Porém se transformou em algo muito maior, tornando-se um local de encontro de políticos e da alta elite.






No dia da inauguração foi exigido  o uso de casaca para os homens para o baile de gala. Somente os sócios aprovados podiam frequentar as mais concorridas e luxuosas festas de Belo Horizonte. O Salão Dourado foi inspirado no Salão de Espelhos do Palácio de Versalhes em Paris e decorado por três lustres de cristal da Boêmia. 






O imponente Salão Príncipe de Gales passou a ser chamado assim depois da visita do Príncipe de Gales Edward VII e seu irmão George VI, que anos depois tornou-se Rei da Inglaterra. 

Atualmente os quatro pavimentos do prédio não vivenciam mais o glamour nem o burburinho social do século passado, mas ainda continua majestoso num dos pontos de destaque da cidade.





Museu do Judiciário Mineiro

No elegante Palácio da Justiça de 1912 funciona o Museu do Judiciário Mineiro, que contém extensa biblioteca e processos que servem para estudos. 

Por mais de um século o prédio serviu como sede do Tribunal de Justiça do Estado, que foi mudado para outras instalações. Assim o museu foi criado, mantendo os antigos móveis bem preservados.





Conservatório de Música

Também na avenida está o lindo prédio do antigo Conservatório de Música. Inaugurado em 1926, seu destaque são as colunas coríntias. 

Durante décadas funcionou no prédio a Escola de Música da UFMG, sendo hoje usado apenas para concertos. Aliás, é uma das melhores salas de concerto.




Palácio das Artes 

À frente do Conservatório está o complexo do Palácio das Artes, que é um dos maiores centros culturais da América Latina.






Localizado ao lado do Parque Municipal, o Palácio das Artes reúne num mesmo local vários teatros, salas de cinema, locais de eventos, centro de formação em artes e galerias de arte.






Famoso pela beleza arquitetônica projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o complexo do Palácio das Artes foi inaugurado em março de 1971. Fomentando e difundindo a arte e a cultura, proporciona uma multiplicidade de experiências para o público visitante.






Seus teatros são alguns dos melhores da cidade, onde há sempre uma programação variada que consta de óperas, peças teatrais, concertos de orquestra, espetáculos de dança, shows musicais, exposições etc.  O maior deles é o Grande Teatro, que comporta 1700 pessoas.





Parque Municipal 

Desafiando arranha-céus, o Parque Municipal Américo Renné Giannetti ocupa uma grande área verde no centro da cidade. Com diversas entradas, suas principais entradas estão abertas para a Avenida Afonso Pena.






Criado na época da inauguração da capital, o parque tem em seus 180.000 metros quadrados muitas árvores e charmosos jardins em estilo francês criados pelo paisagista francês Paul Villon. 

O Coreto foi projetado em estilo romântico inglês. Dentro do parque existem muitos monumentos, um orquidário, o Mercado de flores, o Teatro de Arena utilizado para concertos ao ar livre e o Teatro Francisco Nunes. 






Construído e inaugurado em 1950, o Teatro Francisco Nunes ficou conhecido como "Teatro de Emergência", por ter sido construído em caráter de extrema urgência para abrigar uma apresentação musical. Além desse teatro, há um espaço aberto para apresentações chamado de Teatro de Bolso.





Lago dos barcos

Destinado a caminhadas, passeios e prática de esportes, um símbolo do parque é o lago com barcos e pedalinhos que dão um colorido ao cenário do parque.





Ilha dos Amores 

Construída em estilo francês, a pequena ilha artificial é chamada como Ilha dos Amores e faz jus ao seu nome, pois é um dos espaços mais apaixonantes do parque. 

Localizada no centro da Lagoa dos Barcos, possui uma ponte em estilo romântico com estrutura em arco de madeira. Projetada em estilo francês em 1929, na ilha tem um monumento em homenagem a Anita Garibaldi, heroína brasileira da Revolução Farroupilha. 





Feira de Artesanato

Em frente ao Parque Municipal acontece aos domingos a Feira de Artes e Artesanato, a maior do gênero em espaço aberto da América Latina. 

Era conhecida como "Feira Hippie", porque o início da feira começou com um grupo de artistas plásticos que se reuniam para vender seus trabalhos. 

Com o tempo o grupo foi crescendo, até que foi instituído o local para a exposição dos trabalhos artesanais e barracas com deliciosos quitutes. 






Com mais de 2.000 barracas, que vendem roupas, calçados, acessórios, bolsas, bijuterias, artesanatos de madeira e de vime, objetos de decoração, tapeçarias, brinquedos e outras peças.

Durante a feira um longo percurso da avenida é interditado, deixando o espaço apenas para os expositores e visitantes. 

Visitar a feira significa encontrar peças originais em preços bem razoáveis, mas principalmente divertir durante o passeio e se deliciar com as gostosas comidas das barracas.





Praça Tiradentes 

No cruzamento entre a Avenida Afonso Pena e Avenida Brasil encontra-se a Praça Tiradentes, que marca o início do bairro Funcionários. 

O meio da praça é marcado pela escultura em bronze em homenagem a Tiradentes, um herói brasileiro que lutou na inconfidência mineira. 






Catedral Nossa Senhora da Boa Viagem

Uma característica marcante do povo mineiro é a sua religiosidade. Na região metropolitana existem centenas de igrejas, católicas, evangélicas, protestantes, além de templos judaicos, budistas e de outras religiões. Algumas fazem parte da história da cidade, como a Catedral de Nossa Senhora da Boa Viagem, a padroeira da cidade. 






Situada nas imediações do Parque Municipal, essa igreja está inserida numa grande praça arborizada onde ainda se encontra uma antiga bica d'água da época colonial. 

Originada de uma pequena capela criada pelos primeiros colonos, a construção da igreja demorou quase 20 anos para ser concluída, mas ao final resultou numa magnífica arquitetura neogótica.  






Recentemente restaurada, suas cores internas e elementos florais transmitem o sentimento de brasilidade. As cores verde do barrado, o amarelo e ocre das paredes e colunas e o azul do teto lembram a bandeira do Brasil. 

Não é mera coincidência, pois a igreja foi projetada para ser concluída em 7 de setembro de 1922, centenário da independência brasileira. No entanto, a obra só terminou em 1923.





Basílica Nossa Senhora de Lourdes

Mais conhecida como Igreja de Lourdes, essa imponente igreja teve sua construção concluída em 1923, onde predomina a arquitetura neogótica. Elevada à categoria de basílica em 1958 por ato do Papa Pio XII, seis imagens se destacam na fachada, tendo Nossa Senhora de Lourdes no topo. 






Localizada no bairro de Lourdes, a basílica tem um órgão de 400 tubos e inúmeros outros detalhes, que só podem ser notados por olhos atentos. Muitas noivas sonham com a celebração de seu casamento nessa igreja.   

Nenhum comentário:

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores