quinta-feira, 21 de novembro de 2019

BH 6 - Parque das Mangabeiras




Belvedere e Mangabeiras

O alto da avenida Afonso Pena é um dos lugares mais lindos de Beagá e onde estão os luxuosos bairros Belvedere e Mangabeiras. Marcados por elegantes mansões, no cruzamento com a avenida Bandeirantes está a Praça da Bandeira, local do Marco Cívico do Centenário da cidade.





Praça do Papa

Mais acima está a Praça do Papa, um marco do bairro que recebeu esse nome quando o Papa João Paulo II visitou a cidade e se encantou com o horizonte exclamando: "Que belo horizonte!".






Cercada por residências de alto padrão, da Praça do Papa tem-se uma belíssima vista da cidade. Bem ao lado da praça existe uma curiosa rua. Chamada de "Rua do Amendoin", embora esteja em declive, um carro parado e sem freio não desce pela rua, mas tende a voltar de ré...






Várias explicações folclóricas surgiram tentando explicar o fenômeno. Uma delas dizia que os carros se moviam devido à alta quantidade de minério de ferro existente no lugar, porém isso foi desmentido. Na verdade, trata-se de mera ilusão de óptica, mas muitos turistas se divertem com a experiência.





Palácio das Mangabeiras 

Acima da Praça do Papa o Palácio das Mangabeiras, residência oficial do governador do estado e o Mirante, de onde tem-se uma vista panorâmica da cidade. E se uma imagem vale mais que mil palavras, não existe melhor lugar que o Mirante para entender o porquê do nome da capital. 





Mirante Mangabeiras

Lá do alto parece que a metrópole se torna imóvel para ser contemplada. Os arranha-céus já não parecem tão grandes e a lagoa da Pampulha se torna apenas uma pincelada na paisagem. E então, Belo Horizonte cabe em um só olhar...

 



Parque Mangabeiras 

Também no alto está o Parque do Mangabeiras, que é um dos lugares mais agradáveis da cidade. Localizado aos pés da Serra do Curral, o parque foi projetado pelo paisagista Roberto Burle Marx tendo uma área de quase 3 milhões de metros quadrados e diversas nascentes. 




É um dos maiores redutos ecológicos da cidade. Estando a uma altitude de 1.000 metros, o local é arejado e possui muitas vegetações entre as quais se vê esquilos e micos saltitando. Trilhas, recantos naturais, quadras de esportes, playground e arena de teatro e shows fazem parte do cenário do parque.

Nenhum comentário:

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores