quinta-feira, 21 de novembro de 2019

BH 7 - Praça Raul Soares






Praça Raul Soares 

A Praça Raul Soares é uma das praças mais bonitas da cidade. Inaugurada em 1936,  seu principal atrativo é a fonte luminosa musical e o seu calçamento formando desenhos marajoaras.







No entorno da praça há várias construções consideradas patrimônio da cidade ou de importância para a cidadania, tais como o conjunto Governador Juscelino Kubitschek, chamado apenas de edifício JK, que já foi um dos prédios mais altos de Belo Horizonte.





Minascentro

Junto à praça está o Minascentro, um espaço cultural muito bonito que ocupa um quarteirão inteiro. 

Idealizado no início do século 20, na época teve a influência do estilo neoclássico o que resultou numa esplendorosa fachada. 

Devido à sua linda estrutura, nesse espaço há sempre grandes feiras, congressos, formaturas, seminários e festas. 






Interessantes são os nomes dos teatros do Minascentro, que são nomeados com nomes de pedras preciosas: Teatro Topázio, Teatro Granada, Teatro Turmalina, Teatro Esmeralda, Teatro Água Marinha e Teatro Pirita. As duas áreas de eventos são chamadas Jaspe e Safira, tendo ainda a Praça Cristal. 





Mercado Central

Para os belorizontinos o Mercado Central é bem mais do que um local de comércio de frutas, legumes, bebidas, brinquedos, carnes, flores e mais uma infinidade de produtos. 

Esse mercvado faz parte da cultura da cidade. Criado em 1929 ocupando inteiramente um quarteirão, cada cantinho tem a sua história que ajudam a contar a história da cidade. 








Produtos típicos de Minas Gerais, como pimentas, queijos e doces são encontrados em diversas barracas. Além do comércio o Mercado Central tornou-se um centro popular da cultura mineira e atração turística devido aos seus inúmeros bares. 






No estacionamento do mercado há uma capela dedicada a Nossa Senhora de Fátima, a padroeira do mercado. E é essa mistura de religiosidade, tradição e cultura que fazem do Mercado Central um cantinho aconchegante de Belo Horizonte. 





Igreja Nossa Senhora de Fátima

Além da capela do mercado, há também a Igreja Nossa Senhora de Fátima. Situada na Praça Carlos Chagas, mais conhecida como Praça da Assembleia, a igreja originou de uma antiga capela. 






Erguida em 1992, essa igreja é considerada uma verdadeira obra de arte, sendo muito preferida pelos noivos que desejam ali celebrar seu casamento. 





Praça Carlos Chagas 

A Praça Carlos Chagas, mais conhecida como Praça da Assembleia, é uma das maiores praças de Belo Horizonte.  

Tendo um projeto paisagístico assinado por Burle Marx, esse é um lugar agradável e bonito, onde se destaca o Palácio da Inconfidência, onde funciona a Assembleia Legislativa de Minas Gerais.  






O monumento 20 anos Diretas é composto pelos políticos Tancredo Neves, Ulisses Guimarães e Teotônio Vilela. Além de ser uma bela área verde para praticar caminhadas ou relaxar, há playground para as crianças e mesas para adultos jogar partidas de xadrez. À noite e em fins de semana a praça está sempre cheia, com crianças se divertindo.





Nenhum comentário:

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores